Outubro: Mês Missionário
...que esta Boa Semana vos encontrem animados e fortalecidos na missão a vós confiada.
Publicado em 15/10/2017

Mês das Missões e a Campanha Missionária 2017.

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO”
OUTUBRO – Mês Missionário e Mês do Rosário
Dia 16 – Santa Edviges / Dia 17 – Santo Inácio de Antioquia / Dia 18 – São Lucas

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

À luz do mês missionário e do mês do Rosário vos escrevo na esperança de que esta Boa Semana vos encontrem animados e fortalecidos na missão a vós confiada. Penso que as palavras do Apóstolo Paulo aos Filipenses tenham muito a nos dizer neste momento difícil da nossa história: “Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo necessidade, pois tudo posso naquele que me dá força” (Fl 4,12-13). Isto não significa acomodação, mas confiança na Providencia Divina e certeza de que nada tira o foco da missão de pregar e anunciar o evangelho.

O apóstolo Paulo não deixa duvidas de que busca forças em Deus para anunciar o evangelho com alegria e fidelidade. E nós, onde buscamos forças? Sabemos que precisamos de forças para prosseguir a caminhada, especialmente quando a cruz pesa nos ombros e a estrada é longa. Precisamos sim descansar, recuperar as forças e as energias físicas. Porém, isto não basta para seguir a caminhada. O grande problema das crises acontece principalmente quando perdemos a força espiritual e a energia psíquica. Aí vem a desmotivação no ministério, o esgotamento, o estresse e, quando não, colocamos em duvida a própria vocação. Neste momento damo-nos conta de que fomos mais Marta do que Maria. Preocupamo-nos com tantas coisas e deixamos de lado o principal: colocar-se aos pés de Jesus, tirar um dia para um retiro espiritual, manter um diálogo aberto com os confrades, fazer uma boa leitura, manter a direção espiritual, a confissão e, se necessário, procurar ajuda de um profissional.

Todos nós precisamos de ajuda. Insensato é quem acha que tudo pode, tudo sabe e tudo resolve. Chega o momento em que damos conta de que já perdemos muito tempo na vida com coisas pouco necessárias. Aí damo-nos conta de que os anos passaram, as forças enfraqueceram e a saúde se foi. O livro: “O cansaço dos bons” tem muito a nos dizer como religiosos, presbíteros, profissionais. Porém, mesmo assim, “Quem cuida precisa de cuidados”. Não posso cuidar do outro se não consigo nem mesmo cuidar de mim. Este cuidado se dá de muitas formas: espiritual, físico, mental, emocional, intelectual. Aos religiosos Cavanis, especialmente quem já se encontra na formação permanente, não deixe de dar uma olhada no nosso PLANO DE FORMAÇÃO, especialmente na parte que trata sobre a formação permanente. Nele se encontra seis pontos muito importantes que não podemos descuidar. Não podemos cair num narcisismo exacerbado ou culto exagerado ao corpo, mas sabemos que o corpo é a forma de estarmos no mundo e o concebemos como “morada ou Templo da Trindade”. Ele não é uma coisa ou objeto como muitos pensam e tratam. Pensamos nisto e procuramos cuidar do nosso espírito, da nossa mente e do nosso corpo.

COMUNICADOS:

  • Agradeço a Deus e aos meus confrades pela Visita Canônica que fiz na Família Religiosa Nossa Senhora do Rosário, Mãe das Missões, nos Estados do Mato Grosso e Pará. Que Deus continue abençoando esta difícil e abençoada missão.
  • Lembro que o prazo estabelecido para os religiosos perpétuos escreverem seu testemunho vocacional para o “Livro memória” já se esgotou. Isto não exime para não fazer. Agradeço imensamente quem já fez e peço a colaboração.
  • Comunico as datas das reuniões que teremos nesta semana na sede da Província em Castro: dia 17 (Formadores e Equipe Econômica), dias 18 e 19 (Conselho Provincial) e dia 20 (Diretores e Coordenadores das Obras Sociais e Educacionais). Esta ultima será na casa da criança Pe. Marcelo Quilici.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 15, domingo, Pe. José Carlos da Silva Leite, Pároco da Paróquia São Judas Tadeu e Diretor das Obras Sociais e Educacionais de Castro, PR.

- Dia 19, quinta-feira, Pe. Milton Cezar Freo Tubias, Vigário da Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR.

- Dia 20, sexta-feira, Pe. Braz Elias Pereira, missionário Cavanis na Republica Democrática do Congo, África.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e um abençoado ministério em favor do Carisma e da missão Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São Lucas, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br