"Dies Natalis" de Padre Marcos Cavanis
Junto a seu irmão formavam “um só Coração e uma só Alma” e foram reconhecidos como “Verdadeiros Pais da Juventude”.
Publicado em 08/10/2017

3C

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO” | OUTUBRO – Mês Missionário e Mês do Rosário
Dia 11- “Dies Natalis” de Pe. Marcos Antônio Cavanis
Dia 12 – Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Dia da Crian
ça

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos à segunda semana de outubro e nesta semana temos a alegria de celebrar o “Dies Natalis” do Pe. Marcos Antônio Ângelo Cavanis e os “300 anos” da Aparição de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Também neste dia 12 de outubro celebramos o “Dia da Criança” ou podemos assim chamar do dia da “Infância Brasileira”, na qual nós, Cavanis, temos uma grande missão de acolher e proteger...

Pe. Marcos Antônio Ângelo Cavanis nasceu no dia 19 de maio de 1774 na Cidade de Veneza, Itália e faleceu no dia 11 de outubro de 1853, na mesma Cidade. Ainda leigo, ajudou seu irmão Pe. Antônio Ângelo Cavanis a fundar a Congregação Mariana, onde mais tarde passou a ser chamada de “Congregação das Escolas de Caridade”. De personalidade extrovertida e alegre, Pe. Marcos não poupou esforços e a “sola do sapato” para bater às portas de Cardeais, Imperadores e Cidadãos de bens a fim de aprovar e suster materialmente esta obra de extrema simplicidade e suprema caridade. Em companhia do seu irmão formavam “um só Coração e uma só Alma” e foram reconhecidos como “Verdadeiros Pais da Juventude”. Não tem como separá-los, mesmo na causa de beatificação eles estão juntos e do Céu intercedem por nossa Congregação a fim de mantermos fieis ao nosso Carisma fundacional.

Depois de mais de um ano de preparação, oração e vigília, chegamos à semana em que a Igreja do Brasil e do mundo se regozija pela celebração dos 300 anos da Aparição de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Neste dia 12 de outubro voltamos nosso olhar e nosso coração ao Santuário de Aparecida para agradecer a Deus por inúmeras graças e bênçãos recebidas por intercessão de Nossa Senhora. Quem vai ao Santuário, que cresce diariamente, percebe que Deus se faz presente naquele lugar. Mesmo que muitos vão ao Santuário com interesse puramente material e comercial, a grande maioria vai para agradecer ou pedir uma graça de que tanto necessitam especialmente no campo da saúde. Que a Mãe Aparecida receba os louvores de seus filhos e cubra-os com seu manto sagrado, conduzindo-os ao seu Filho Jesus, do qual Ela é Mãe e Discípula Missionária.

Também neste dia 12 de outubro lembramo-nos da “Infância Brasileira” ou do “Dia da Criança”. Jesus diz: “Deixai vir a mim as crianças porque delas é o Reino dos Céus” ou “quem quiser ser o maior seja como uma criança”. Nossos Fundadores entenderam muito bem estas passagens e por elas deram a vida. Parabenizamos toda a infância brasileira e pedimos por intercessão da Mãe Aparecida que possamos acolhê-las, protege-las, educa-las e promove-las. Também neste dia 08 de outubro celebra-se o Círio de Nazaré na Cidade de Belém, Estado do Pará, a maior concentração de fieis do mundo. Que do Círio de Nazaré emane as graças e bênçãos a todo nosso Brasil.

COMUNICADOS:

  • Continuamos rezamos pela Visita Canônica que está acontecendo nesta semana na Família Religiosa Nossa Senhora do Rosário, Mãe das Missões, nos Estados do Mato Grosso e Pará.
  • Lembro que o prazo estabelecido para os religiosos perpétuos escreverem seu testemunho vocacional para o “Livro memória” é para o dia 12 de outubro. Chegamos a ultima semana. Peço gentilmente a colaboração de todos os religiosos perpétuos brasileiros. Também não nos esqueçamos das matérias à nossa Revista Cháritas 2017.
  • Comunico as datas das reuniões que teremos na próxima semana na sede da Província em Castro: dia 17 (Formadores e Equipe Econômica), dias 18 e 19 (Conselho Provincial) e dia 20 (Diretores e Coordenadores das Obras Sociais e Educacionais). Esta ultima será na casa da criança Pe. Marcelo Quilici. Lembro  todos os formadores de prepararem os pedidos e pareceres devidamente assinados. Caso alguém tenha outros pedidos procurem enviar até o dia 15 de outubro por um membro do Conselho ou por e-mail.
  • Em vista do “Dies Natalis” do Pe. Marcos Antônio Ângelo Cavanis motivo todos a prepararem um tríduo e celebrar juntos às comunidades religiosas e junto às comunidades Paroquias.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 09, segunda-feira, Religioso Evandro Naressi, estudante de Filosofia residente no Seminário Mãe das Escolas de Caridade de Maringá, PR.

- Dia 14, sábado, Religioso Marcelo Cardoso dos Santos, estudante de Filosofia residente no Seminário Mãe das Escolas de Caridade de Maringá, PR.











www.cavanis.org.br