02 de outubro: Memória dos “Anjos da Guarda”
Mensageiros e protetores de toda e cada pessoa.
Publicado em 01/10/2017

Foto - www.padrepauloricardo.org

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO”   |  OUTUBRO: Mês Missionário e Mês do Rosário
Dia 01 – Santa Terezinha
Dia 02 – Anjos da Guarda 

Dia 04 – São Francisco de Assis
Dia 07 – Nossa Senhora do Rosário

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com imensa alegria e fé iniciamos o mês de outubro com Santa Terezinha, Padroeira das missões, um dos meses mais ricos de datas comemorativas para a Igreja e para a nossa Congregação. Chegamos ao mês em que a Igreja do Brasil celebra os 300 anos da Aparição de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. São milhares e milhões de romeiros que diariamente visitam o Santuário de Aparecida, vindos de todas as partes do Brasil e do mundo para saudá-La com seu Filho, pois Maria não quer nada para si, ela sempre nos repete: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Porém, com o coração exultante, os filhos devotos voltam agradecer pelas graças recebidas e, nada melhor, do que estar ao lado e no “colo da Mãe”, especialmente quando os dias são difíceis e as noites são escuras e tenebrosas, em consequência das crises, das doenças e das guerras que assolam o mundo de hoje.

Após três dias da Festa dos Santos Arcanjos, a Igreja celebra neste dia 02 de outubro a memória dos “Anjos da Guarda”, mensageiros e protetores de toda e cada pessoa. Penso que seja uma das primeiras orações que todos os pais procuram ensinar aos seus filhos ainda no ventre materno: “Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou à piedade divina sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém”.  Não deveria ser apenas uma devoção ou piedade infantil que ao ficarmos adultos dispensamos. Geralmente ao sairmos de casa, especialmente antes de uma viagem, rezamos esta oração pedindo a proteção dos Anjos da Guarda. Lembro também que na Espiritualidade Cavanis é muito acentuada a devoção os Anjos da Guarda a fim de livrar as crianças e jovens dos perigos e armadilhas da vida.

Também no dia 04 de outubro, a Igreja celebra com muita alegria a memória de “São Francisco de Assis”, ainda com mais alegria sabendo que o nosso querido Papa Bergoglio escolheu o nome “Francisco” para seu pontificado, assumindo um compromisso com os pobres e levando a Igreja a não apenas fazer opção pelos pobres, mas vivendo de maneira pobre, simples e desapegada dos luxos e regalias que até então vinha vivendo. Para isso, o Papa Francisco deu o exemplo e seu pontificado está sendo marcado por este estilo de vida que arrasta multidões, mas que também incomoda muita gente, especialmente uma parcela de dentro da Igreja que ainda acha que a riqueza e a luxuria seja o melhor caminho e testemunho. E nós, Cavanis, que estilo de vida estamos adotando? Lembro que nossos Fundadores já nos deixaram um legado e não precisamos buscar em outras fontes, pois já temos o nosso estilo de vida.

Finalizo, motivando a todos a viverem intensamente este mês missionário que traz como tema: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” e o lema: “Juntos na missão permanente”. Que Nossa Senhora do Rosário interceda pela Campanha Missionária 2017 e que possamos viver intensamente este mês missionário e do Rosário. Rezamos pela Infância Missionária e pela missão Cavanis no mundo.

COMUNICADOS:

  • Rezamos pela Visita Canônica na Família Religiosa Nossa Senhora do Rosário, Mãe das Missões, Mato Grosso e Pará, entre os dias 05 a 13 de outubro. Que seja um momento de profunda fraternidade e espírito Cavanis. Aproveito para rezar e parabenizar a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte pela novena e Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário na pessoa dos nossos religiosos Cavanis que lá trabalham, Pe. João Pedro e Pe. Ricardo.
  • Lembro que o prazo estabelecido para os religiosos perpétuos escreverem seu testemunho vocacional para o “Livro memória” é para o dia 12 de outubro.
  • Comunico as datas das reuniões que teremos em outubro na sede da Província em Castro: dia 17 (Formadores e Equipe Econômica), dias 18 e 19 (Conselho Provincial) e dia 20 (Diretores e Coordenadores das Obras Sociais e Educacionais). Esta ultima será na casa da criança Pe. Marcelo Quilici.

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 06, sexta-feira, Pe. João da Cunha, missionário Cavanis em Veneza, Itália.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as bênçãos de Deus.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São Francisco de Assis, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br