O projeto de Deus é a liberdade de todos
Na Bíblia, Deus apresenta seus caminhos para a realização histórica deste projeto.
Publicado em 24/09/2017

Figura que nos desperta a uma reflexão particular. (Fonte da imagem: http://apalavradedeus.com/2639/efeitos-da-palavra/)

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO”
SETEMBRO – MÊS DA BIBLIA 
Dia 27 – São Vicente de Paulo / Dia 29 – Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael / Dia 30 – São Jerônimo

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Neste “Dia Nacional da Bíblia” vos escrevo a Boa Semana desejando que a Palavra de Deus seja luz para nossa vida e lâmpadas para nossos passos. Através de sua Palavra Deus quer nos revelar seu projeto de salvação. Conforme a leitura do Profeta Isaias, o projeto de Deus é a liberdade de todos. Na Bíblia, Deus apresenta seus caminhos para a realização histórica deste projeto. Porém, os caminhos de Deus não são como os nossos caminhos e a justiça de Deus não é como a nossa justiça. A sabedoria humana está em saber acolher essa proposta divina. Abramos o coração a Deus e a sua Palavra, ao “Verbo que se fez Carne”, a Palavra Encarnada que habitou entre nós.

Nesta semana finalizaremos o mês de setembro e com ela agradecemos a Deus por mais um mês. No dia 30, sábado, faremos memória de São Jerônimo que teve um imenso amor à Sagrada Escritura. Homem muito culto que traduziu a Bíblia para o Latim que chamamos de Vulgata. É conhecida sua afirmação: “Ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo”. Por sua intercessão peçamos a Deus que nos conserve o amor e o zelo pela Sagrada Escritura, não apenas como objeto de estudo, mas como Palavra de Deus, alimento e vida em nossas vidas. Também neste dia 30 de setembro celebramos o “Dia da Secretária”, parabenizamos e rezamos por todas as secretárias, especialmente aquelas que trabalham nossas Paróquias e Obras.

No dia 27 de setembro a Igreja faz memória de São Vicente de Paulo, “Homem de Deus e homem dos Pobres”.  Os pobres e marginalizados sempre foram os preferidos de Cristo e para eles estendeu suas mãos divinas, devolvendo-lhes a vida e dignidade. São Vicente de Paulo, assim como tantos outros homens e mulheres ao longo dos tempos, dedicou toda sua vida a serviço dos pobres, doentes, prisioneiros, crianças, idosos, marginalizados, criando grupos de homens e mulheres, inclusive da alta sociedade, para dar-lhes assistências necessárias. Fundou a Congregação da Missão, os Lazaristas, e as Filhas da Caridade. Em Castro, são muitos anos que os religiosos Cavanis prestam auxilio espiritual ao Asilo São Vicente de Paulo e em muitas das nossas Paróquias encontramos a Conferência São Vicente de Paulo ou mesmo a “Juventude Vicentina”, muita engajada na missão e no trabalho dos vicentinos.

Também no dia 29 de setembro, sexta-feira, a Igreja celebra os Arcanjos Miguel (Quem como Deus), Gabriel (Força de Deus) e Rafael (Deus curou). Eles são mensageiros de Deus e protetores do seu povo. Mais do que nuca precisamos desta proteção divina, seja pela instabilidade do Planeta, seja pela instabilidade das relações entre os povos e nações. Confiamos também nossa Província e Congregação à proteção dos Santos Arcanjos.

COMUNICADOS:

  • Desde já convido todos a rezarem pela Visita Canônica na Família Religiosa Nossa Senhora do Rosário, Mãe das Missões, Mato Grosso e Pará, entre os dias 05 a 13 de outubro. Que a Família possa ir se preparando para vivenciar este momento num clima de muita fraternidade e espírito Cavanis.
  • Lembro que o prazo estabelecido para os religiosos perpétuos escreverem seu testemunho vocacional para o “Livro memória” é para o dia 12 de outubro, 300 anos de Aparecida. Vejam como ir fazendo em enviando nos e-mails indicados. Também lembro não deixar para ultima hora as matérias para a Revista Chártita 2017.
  • Desde já comunico as datas das reuniões que teremos em outubro na sede da Província em Castro: dia 17 (Formadores e Equipe Econômica), dias 18 e 19 (Conselho Provincial) e dia 20 (Diretores e Coordenadores das Obras Sociais e Educacionais). Esta ultima será na casa da criança Pe. Marcelo Quilici.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 25, segunda-feira, Ir. Renato José Rothen, Religioso Perpétuo auxiliar da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pérola D`Oste e Bela Vista da Caroba, PR.

- Dia 29, sexta-feira, Pe. Adenilson Alves de Souza, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Castelo de Sonhos, PA.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as bênçãos de Deus.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São Vicente de Paulo, São Jerônimo, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br