Exaltação da Santa Cruz - 14 Setembro
“Se alguém quiser me seguir renuncie a si mesmo, tome a sua Cruz e me siga...”.
Publicado em 11/09/2017

3C

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO”
SETEMBRO – MÊS DA BIBLIA
Dia 14 – Exaltação da Santa Cruz
Dia 15 – Nossa Senhora das Dores
Dia 16 – São Cornélio e São Cipriano

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Após o feriado de sete de setembro chegamos a mais uma semana e com ela agradecemos a Deus pelo dom da vida e o dom da vocação, à luz do “Mês da Bíblia”. Também no dia 08 de setembro, Natividade de Nossa Senhora, acompanhamos uma linda celebração de Sagração e Dedicação da Igreja Matriz e do Altar da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe com a presença de Dom Paulo Francisco, Bispo da Diocese de Uberlândia e muitos sacerdotes e uma multidão de fiéis. Parabenizamos nossa Paróquia e a todos os religiosos Cavanis que trabalharam e que ali trabalham, de maneira muito especial ao Pároco Pe. Franco Allen Somensi e ao Vigário Pe. José Amilton Gomes dos Santos que se dedicaram imensamente para a conclusão desta Igreja. Que Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da Paróquia e da América Latina, interceda por todos os paroquianos desta rica e abençoada paróquia e pelos nossos confrades que ali estão e se dedicam ao atendimento do povo.

Nesta semana a Igreja celebra duas grandes festas: dia 14, quinta-feira, “Exaltação da Santa Cruz” e no dia 15, sexta-feira, “Nossa Senhora das Dores”. No evangelho de domingo passado Jesus nos disse: “Se alguém quiser me seguir renuncie a si mesmo, tome a sua Cruz e me siga...”. Não podemos renunciar a Cruz e muito menos sermos “inimigos da Cruz de Cristo”, como nos fala o Apóstolo Paulo. Sinal de morte e tortura para os judeus, para os cristãos a Cruz tornou-se sinal de vida e salvação. Nela Cristo carregou o pecado da humana e o mistério da Cruz torna-se ministério de redenção, de vitória e de amor supremo. A festa de “Nossa Senhora das Dores” é representada pelas sete dores de Maria. Na imagem de Nossa Senhora das Dores Maria aparece com uma “Flecha transpassada no peito”, como havia predito o velho Simeão. Na dor do Filho está a dor da Mãe. Na crucifixão e morte na Cruz do Filho, Maria sente a maior dor que uma mãe poderia sentir. É por isso que a festa de da Exaltação da Santa Cruz é seguida pela festa de Nossa Senhora das Dores.

Na liturgia deste domingo a Palavra de Deus nos chama atenção para o perdão e a misericórdia vivenciada na prática da correção fraterna. Não podemos nos omitir diante da queda do irmão. Corrigir com caridade e mansidão faz parte da dinâmica cristã. Não é correto ver o irmão caindo no erro e não procurar ao menos estender a mão para auxiliá-lo. Porém, se ele não admitir seu erro e nem mesmo quiser ajuda, pelo menos ficaremos com nossa consciência tranquila por ter oferecido ajuda.  São Paulo aos Romanos nos orienta: “Não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama seu próximo está cumprindo a Lei” (Rm 13,8). Depois ele conclui: “O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei” (Rm 13,10). Que a prática do amor fraterno e da misericórdia seja valorizada em nossas comunidades religiosas e no exercício do nosso ministério religioso, laico e presbiteral.

COMUNICADOS:

  • Agradecemos a Deus pelos nossos confrades: Emmanuel Kifuti Kiese; Hériter Bwene; François Kanyinda Mpinga; Robert Jann Fallera e Joe Lio Maghanoy que neste domingo, dia 10 de setembro, professaram os votos perpétuos na Paróquia São Marcelino e São Pedro, em Roma. Que Deus os abençoe juntamente com toda a nossa Congregação e os parabenizamos por esta entrega e doação total a Deus. Também parabenizamos os sete novos religiosos do Congo que fizeram a primeira profissão religiosa neste domingo, dia 10 de setembro.
  • À luz dos 30 anos do Instituto Filosófico e Teológico Cavanis de Belo Horizonte, neste domingo, dia 10 de setembro, acontece o 5º Costelão Gaúcho com a integração de todas as comunidades da Paróquia Imaculada Conceição e amigos e benfeitores do Seminário. Além de visar o econômico, a promoção visa celebrar os 30 anos do nosso Instituto e a linda integração do Seminário com nossas duas Paróquias de Belo Horizonte. Parabenizamos nosso Instituto e nossos religiosos Cavanis que ali estudam e trabalham.
  • Lembro a todos que estamos celebrando o “Ano Calasanziano” e o 2º ano do tríduo em preparação ao Cinquentenário da presença Cavanis no Brasil. Em nossas celebrações, encontros e formações motivamos nossas comunidades a rezarem por estas intenções, em comunhão com toda nossa Província e Congregação.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de Nossa Senhora das Dores, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza, Provincial




Os religiosos François Kanyinda Mpinga, Emmanuel Kifuti Kiese, Joe Lio Maghanoy, Héritier Bwene e Robert Jann Fallera neste domingo, dia 10 de setembro, professaram os votos perpétuos na Paróquia São Marcelino e São Pedro, em Roma


Os religiosos François Kanyinda Mpinga, Emmanuel Kifuti Kiese, Joe Lio Maghanoy, Héritier Bwene e Robert Jann Fallera neste domingo, dia 10 de setembro, professaram os votos perpétuos na Paróquia São Marcelino e São Pedro, em Roma


Dia 08 de setembro, Natividade de Nossa Senhora, acompanhamos uma linda celebração de Sagração e Dedicação da Igreja Matriz e do Altar da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.


Dia 08 de setembro, Natividade de Nossa Senhora, acompanhamos uma linda celebração de Sagração e Dedicação da Igreja Matriz e do Altar da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.




www.cavanis.org.br