Mês dedicado a Bíblia
Nada melhor do que começar uma semana e um mês deixando-nos guiar pela Palavra de Deus que ilumina nossa mente...
Publicado em 03/09/2017

No detalhe, Bíblia utilizada para o estudo. Marcada pelo estudante que destaca com cores as palavras/mensagens encontradas dia-a-dia através da oração meditada.

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO”
SETEMBRO – MÊS DA BIBLIA / DIA 07 – DIA DA INDEPENDENCIA / DIA 08 – NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao primeiro domingo de setembro, o “Mês da Bíblia”, e nesta semana celebramos a semana da Pátria. Nada melhor do que começar uma semana e um mês deixando-nos guiar pela Palavra de Deus que ilumina nossa mente, acalenta nosso coração e orienta nosso caminhar. Vivemos numa época que as palavras são ditas sem nenhum conteúdo, vazias de sentidos e, quando não usadas para agredir, fraudar e enganar. Porém, a Palavra de Deus permanece sempre a “Palavra de Deus”, não muda seu conteúdo, sua luz e seu brilho, pois se refere primeiramente ao “Verbo que se fez Carne”, ao próprio Cristo.

Meu convite é que valorizamos este mês e nos aproximamos das “Sagradas Escrituras” com a mente e o coração aberto. Que saibamos beber desta fonte inesgotável e saciar nossa sede de paz e de justiça. Em nossas orações pessoais, comunitárias, em nossas Paróquias, Seminários e Obras, busquemos na Palavra de Deus a inspiração e a força para nossa convivência diária e para realizar nossa missão de sermos “Verdadeiros Pais da Juventude”, sermos mais acolhedores e misericordiosos uns para com os todos.

No evangelho deste domingo Jesus nos apresenta uma condição: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perde-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontra-la” (Mt 16, 24-25). É impossível seguir Jesus sem aceitar a Cruz, sem aceitar o sofrimento e mesmo a possibilidade de morrer por Ele. Pedro é repreendido severamente: “Afasta-te de mim, Satanás”; pois, Pedro, não entende e não aceita que Jesus possa sofrer e nem ele está disposto a sofrer por Jesus e pelo Reino. Sabemos que no final da vida Pedro compreendeu tudo e não poupou sua vida. Aqui cabem bem as palavras do Apóstolo Paulo aos Romanos: “Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é vosso culto espiritual” (Rm 12, 1). Que estas palavras calem em nossas mentes e em nossos corações a aceitamos de bom grado os sacrifícios e provações decorrentes do nosso ministério sacerdotal e no exercício da nossa Paternidade.

Celebrando a “Semana da Pátria”, também as palavras do Apóstolo Paulo aos Romanos têm muito a nos dizer: “Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é a vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito” (Rm 12, 2). Nossa Pátria está passando por um dos momentos mais críticos da sua história. Precisamos distinguir a vontade de Deus e a vontade dos homens e não sermos levianos em nossos julgamentos. Nosso povo está pagando caro por escolhas mal feitas e por um sistema corrupto, cruel e desumano. Que a Mãe Aparecida, nestes 300 anos de bênçãos de sua Aparição, proteja nossa nação brasileira e cubra com seu manto sagrado nossa Pátria e os milhões de desempregados e famintos, tendo os jovens e as crianças como maiores vitimas.

COMUNICADOS:

  • Comunico aos religiosos perpétuos que receberam no e-mail pessoal uma carta pedindo que escrevesse seu testemunho vocacional a fim de editarmos um “Livro Memória” para celebramos o Cinquentenário, se possível não deixar para a última hora. A data limite foi colocada para o dia 12 de outubro. Também já vou lembrando da nossa Revista Cháritas anual que deverá ser editada até dezembro.
  • No dia 08 de setembro, sexta-feira, às 19h, teremos a Solenidade de Dedicação da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Guadalupe de Uberlândia, MG. Quem puder participar sinta-se convidado. Desde já rezamos e parabenizamos a todos que contribuíram material e espiritualmente na construção desta belíssima Igreja.
  • Rezamos pelos nossos confrades: Emmanuel Kifuti Kiese; Hériter Bwene; François Kanyinda Mpinga; Robert Jann Fallera e Joe Lio Maghanoy que no dia 10, próximo domingo, às 10h, farão a profissão perpétua na Paróquia São Marcelino e São Pedro, em Roma. Que Deus os abençoe juntamente com toda a nossa Congregação.

ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO:

- Dia 08/09/2001, Pe. Vanderlei Pavan. A ele nossas orações com as mais copiosas bênçãos de Deus.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe Aparecida, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,                                                                                                  

Pe. Edemar de Souza

Provincial











www.cavanis.org.br