A Igreja celebra o dia das Vocações Consagradas
Homens e mulheres, seguindo o chamado de Deus, deixam tudo para anunciar Jesus.
Publicado em 21/08/2017

Encontro Fraterno 2017, Cenáculo Cavanis - Castro-PR.

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO”
AGOSTO – MÊS VOCACIONAL / 3º DOMINGO – DIA DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA 
Dia 25 – SÃO JOSÉ DE CALASANZ, NOSSO PADROEIRO.

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

À luz do mês vocacional, neste domingo, a Igreja celebra o dia das Vocações Consagradas”, na qual homens e mulheres, seguindo o chamado de Deus deixam seus pais, suas casas, quando não sua pátria, e vão anunciar Jesus através de uma doação total da própria vida e da profissão dos votos de Castidade, Pobreza e Obediência, dentro de uma Congregação ou Instituto, segundo o Carisma doado aos Fundadores por inspiração e força do Espírito Santo.

É na solenidade da “Assunção de Nossa Senhora” que a Igreja celebra este dia todo especial da vida consagrada. Jesus é o modelo do homem Casto, Pobre e Obediente. É n`Ele que os religiosos se consagram. Maria, por sua vez, também é modelo a ser seguido. Já na Anunciação ela afirmou: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa vontade”. Maria é modelo de entrega total, disponibilidade, docilidade ao Espírito Santo. Em Maria, os religiosos e as religiosas se espelham para viver de forma mais fiel e radical a sua consagração a Deus.

Nós, religiosos Cavanis, somos consagrados ou chamados a nos consagrar dentro de uma Congregação que recebeu do Espírito o dom e a tarefa da educação. Além do mais, somo membros da “Congregação das Escolas de Caridade”, chamados a viver a consagração dentro de um espírito fraterno, vivendo em comunidade. Lembro que a nossa Congregação é uma Congregação religiosa presbiteral. Não podemos esquecer que antes de sermos presbíteros somos religiosos e é isto que nos define primeiramente como Cavanis. Uma não exclui a outra; porém, não podemos esquecer esta nossa identidade.

Aproveito neste momento para parabenizar todos os religiosos da nossa Província e Congregação, os perpétuos e temporários. Lembro que ano de 2015 vivemos dois momentos de graças na vida da Igreja e da nossa Congregação: o “Ano da Vida Consagrada” e o “VII Capítulo Provincial”. O grande convite do Papa Francisco foi que olhássemos o “Passado com gratidão”, vivêssemos o “Presente com paixão” e vislumbrássemos o “Futuro com Esperança”. Penso que isto jamais poderíamos esquecer, pois sempre será um convite atual. Também neste espírito, o VII Capitulo Provincial nos propôs um tema: “Cavanis Consagrados a serviço da vida. Eis a nossa alegria!”, com o lema: “É preciso que Ela cresça e eu diminua” (Jo 3,30). Neste dia da Vida Religiosa Consagrada eu vos lembro destes acontecimentos e desejo que todos possam refletir com muita atenção e carinho. Parabéns caríssimos religiosos Cavanis e que Nossa Senhora Assunta ao Céu sempre nos guardem.

Finalizo esta Boa Semana lembrando que na próxima sexta-feira, dia 25 de agosto, celebraremos o dia de São José de Calasanz, nosso Padroeiro, à luz do “Ano Calasanziano”. Por longos anos de sua vida, São José de Calasanz dedicou-se à educação de crianças pobres em Roma, Itália, e fundo a Congregação das Escolas Pias, os Escolápios, donde também deriva nossa origem educativa. Que São José de Calasanz interceda junto a Deus por toda Família Calasanziana e por toda nossa Congregação. São José de Calasanz! Rogai por nós.

COMUNICADOS:

  • Agradeço a Deus e aos meus confrades pela Visita Canônica realizada na Família Religiosa Maria Estrela da Evangelização, pela acolhida, partilhas, dias fraternos e abençoados. Desde já comunico a Família Religiosa Nossa Senhora do Rosário, Mãe das Missões, Mato Grosso e Pará, que no inicio de outubro teremos a Visita Canônica nesta Família.
  • Continuamos a rezar pelas vocações e pelos Encontros Vocacionais que teremos em alguns Seminários e Paróquias da nossa Província ao longo deste mês.
  • Rezamos pela reunião do Conselho Geral entre os dias 29 de agosto a 02 de setembro em Roma, Itália. Lembramos também que entre os dias 12 de agosto a 12 de setembro está acontecendo o Encontro dos Tirocinantes na Itália.
  • Comunico aos religiosos perpétuos que receberão no e-mail pessoal uma carta pedindo que escreva seu testemunho vocacional a fim de editarmos um “Livro Memória” para celebramos o Cinquentenário.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São José de Calasanz, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,                                                                                                  
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br