Nos aproximamos da festa de Pentecostes
Jesus prepara os discípulos e a comunidade para receberem o Espírito Santo, para isso é preciso amá-Lo e guardar os seus mandamentos.
Publicado em 21/05/2017

3C

2017 - “ANO MARIANO NACIONAL” - “ANO CALASANZIANO” 
Dia 22 – Santa Rita de Cássia / Dia 26 – São Felipe Neri

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao 6º domingo da páscoa e nos aproximamos da festa da Ascenção do Senhor e do Pentecostes. Em comunidade celebramos as maravilhas que Deus realiza no meio do seu povo, também na “Samaria”, onde Jesus não poderia nem ao menos passar: “Chegaram ali (Pedro e João), oraram pelos habitantes da Samaria para que recebessem o Espírito Santo” (At 5,15). Jesus sempre esteve aberto aos samaritanos, mas os samaritanos nem sempre estiveram aberto a Jesus. Da mesma forma podemos nos perguntar: Estamos abertos à ação de Deus em nossas vidas? Somos ou formamos uma Comunidade Samaritana? 

Na segunda leitura da Carta de São Pedro o apostolo nos afirma que precisamos “estar sempre prontos a dar razão da nossa esperança a todo aquele que vo-lo pedir” (1Pd 3,15). Também afirma que “será melhor sofrer praticando o bem, se esta for à vontade de Deus, do que praticando o mal” (1Pd 3, 17). Penso que estas palavras são extremamente uteis e atuais em nossa realidade. Precisamos sim dar razão da nossa fé e da nossa esperança, mesmo que estejamos vivendo tempos de duvida e desesperança. O povo espera de nós uma atitude, que apontamos caminho. Sabemos, no entanto, que somente Jesus é “o Caminho, a Verdade e a Vida”, como ouvimos no evangelho no domingo passado. 

No evangelho Jesus prepara os discípulos e a comunidade para receberem o Espirito Santo. Para isso é preciso amá-Lo e guardar os seus mandamentos: “Quem acolhe os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” ( Jo 14,21). Viver o mandamento do amor não é e não pode ser utopia. Jesus nos amou concretamente, deu a vida por nós, carregou sobre seus ombros o peso dos nossos pecados. Será que estamos dispostos a fazer a mesma coisa, amar nosso confrade e as pessoas concretamente, carregando o fardo das suas e das nossas fragilidades? Muitas vezes o nosso amor corre o perigo de ser vazio, puramente discurso, mas não se concretiza na vivencia diária. A humanidade está vivendo momentos difíceis, as guerras estão aumentando, muitos acham que o caminho é a ditadura, o militarismo, a força, o poder. Por sua vez, Jesus disse: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Quem tem a força do amor e da paz, não precisa da força física ou das armas. 

  COMUNICADOS: 

  • Nesta segunda-feira, dia 22 de maio, celebramos Santa Rita de Cássia, a Santa das Causas impossíveis, a mulher do sofrimento, a mulher de fé e de imenso amor por Cristo. Parabenizamos a nossa Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia de Maringá na pessoa dos nossos confrades. Parabenizamos a iniciativa da imensa imagem de Santa Rita que foi construída também para esta ocasião. 

    Escultura em homenagem à Santa Rita de Cássia A entrega solene acontecerá no dia 21/05 às 10:00. A construção tem 12 metros de altura e foi colocada no pátio da igreja, uma das maiores esculturas da cidade.
    Escultura em homenagem à Santa Rita de Cássia - A entrega solene acontecerá no dia 21/05 às 10:00. A construção tem 12 metros de altura e foi colocada no pátio da igreja, uma das maiores esculturas da cidade.
     
  • Comunico que entre os dias 29 a 31 de maio acontecerá o encontro dos Religiosos acima dos 12 anos de votos perpétuos no “Espaço Cavanis” em Uberlândia, MG. Vamos nos organizando a fim de que todos possam participar. 
  • Entre os dias 29 de maio a 02 de junho acontecerá em Roma, Itália, a Reunião do Conselho Geral. Rezamos por este momento de suma importância para toda a Congregação. 

 

ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 27/05/1995, Sábado, Pe. João da Costa Holanda, Vigário e Ecônomo Provincial e Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, Belo Horizonte, MG. 

A ele nossos parabéns com votos de um abençoado ministério presbiteral. 

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada por intercessão de Santa Rita de Cássia, São Felipe Neri, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis. 

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br