Exercícios Espirituais dos Fundadores
As vocações sacerdotais e religiosas na Congregação Mariana, no Oratório, na Escola e nos Exercícios Espirituais.
Publicado em 18/04/2017

3C

O Padre Antônio Cavanis, presbítero do Patriarcado de Veneza desde 1795, colaborador paroquial na paróquia de Santa Inês V. M., sente cedo nascer no seu coração o profundo desejo de consagrar toda sua vida a educação dos jovens. Ele encontrou a aprovação de seus superiores e no seu irmão Marcos Antônio um válido colaborador leigo para este apostolado. 

Deram inicio a este compromisso em 1802 com um grupinho de meninos e jovens reunidos em uma Congregação Mariana, continuaram com o oratório que se tornou paroquial, após as leis napoleônicas de 1807. Sempre abertos e dóceis a ação do Espírito, em janeiro 1804, abriram uma “Escola de Caridade” para acrescentar a formação catequética e espiritual uma regular instrução escolástica.

Congregação Mariana, Oratório, Escola e em seguida, retiros Espirituais, deviam ser abertos a todos os jovens, mas em particular aos mais pobres e portanto gratuitas; a formação tinha de ser oferecida e prestada “com a maior caridade possível e em um ambiente de familia, com afeito, seus colaboradores eram formados, com a palavra e o exemplo, para serem pais mais do que mestres ou professores. 

Em dezembro de 1806 também Marcos Antônio se torna padre e assim os dois irmãos em 50 anos de fidelidade ao chamado de Deus  neste especial ministério se tornaram santos como presbíteros e educadores da juventude de Veneza, masculina e feminina. Dedicando-se totalmente com seus dotes de coração e inteligência e seus  bens a uma “obra” voltada ao bem da Igreja e da sociedade de seu tempo. 




Livro - Exercícios Espirituais dos Fundadores


Livro - Exercícios Espirituais dos Fundadores


Capa do livro.


Capa do livro.


Livro no formato DOCX (WORD) - Exercícios Espirituais do Fundadores


Livro no formato DOCX (WORD) - Exercícios Espirituais do Fundadores


www.cavanis.org.br