Tríduo Pascal, o ápice da nossa fé cristã
...a mais longa de todas as celebrações é aquela que mais expressa o amor de Deus por nós a ponto de dar a própria vida.
Publicado em 10/04/2017

3C.

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO” 
DOMINGO DE RAMOS – SEMANA SANTA 2017

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Depois de um abençoado tempo quaresmal, tempo favorável para a conversão, a Igreja celebra com fé e devoção a SEMANA SANTA, onde Jesus, o Justo e Santo por excelência entrega sua vida pela salvação da humanidade. Como Igreja e com a Igreja queremos celebrar intensamente esta semana, acompanhando nosso povo, rezando com eles, valorizando cada celebração com toda sua riqueza e significado. Entramos neste mistério de corpo e alma, mergulhamos profundamente e não sejamos apenas expectadores. Com Jesus e por Jesus queremos celebrar também a nossa Páscoa. 

Todas as celebrações da semana santa são belíssimas e riquíssimas. Porém, destaco para nós religiosos e presbíteros Cavanis a celebração dos “Santos Óleos”, onde teremos a possiblidade de fazer comunhão com o presbitério da Igreja Particular e renovar nossas promessas sacerdotais. Motivo todos os sacerdotes a participarem, párocos, vigários, reitores dos seminários, religiosos. Sei que por vezes as situações não nos permitem, mas gostaria de poder contar com o esforço de todos, pois acredito que isto nos possibilitará estar mais preparado, inteiro e motivado para celebrar a páscoa. Não preciso falar na importância de celebrar o sacramento da reconciliação. Na quaresma colocamo-nos varias vezes disponíveis para atender nosso povo penitente. Também necessitamos desta graça. 

O tríduo pascal é o ápice da nossa fé cristã. É a celebração por excelência. Além de ser a mais longa de todas as celebrações é aquela que mais expressa o amor de Deus por nós a ponto de dar a própria vida. O Lava-pés, seguido da Santa Ceia, é a maior prova de despojamento e serviço: “Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa”, disse Jesus. Aprendamos a servir sem nenhum interesse a exemplo de Cristo, pois tudo o que Ele fez foi por amor. Que sejamos atentos e disponíveis ao serviço.

Finalizo estas palavras desejando a todos uma abençoada semana santa e que cada um de nós possa celebrar a sua páscoa. Cultivamos o silencio interior e exterior e deixamos Deus falar ao nosso coração. Ficamos unidos na graça e na benção de Deus. 

COMUNICADOS: 

  • Estamos celebrando o segundo ano do tríduo em preparação ao Cinquentenário de presença Cavanis no Brasil. Convido todos a rezar a “Oração ao Cinquentenário” e motivar nossas comunidades a rezar pela Congregação e pela nossa Província. 
  • Não nos esqueçamos de rezar pelas vocações, especialmente pela perseverança dos nossos religiosos e seminaristas. Desejo que todos possam motivar o SAV ou a Pastoral Vocacional propriamente dita, fazendo também o convite direto aos jovens, propondo outro caminho, o da vida religiosa e presbiteral.  
  • Desde já lembro que no dia 25 de abril haverá a reunião com os Formadores em Ponta Grossa. Também neste dia teremos a reunião com a Equipe Econômica também no Seminário de Ponta Grossa. Nos dias 26 e 27 a reunião Conselho Provincial e no dia 28 a reunião com todos os Diretores Executivos e Coordenadores também em Ponta Grossa. Vamo-nos organizando desde já para estes momentos de suma importância na vida da nossa Província.   
  • Desde já desejo uma boa semana santa e o tríduo pascal. 

ANIVERSARIENTE NA SEMANA:

- Dia 12, quarta-feira, Pe. Ricardo Buratto, Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte, MT.

A ele nossos parabéns com votos de muita saúde e um bom trabalho pastoral junto ao povo de Guarantã do Norte, MT.  

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana santa muito abençoada, por intercessão de São José de Calasanz, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis. 

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br