Não tenhais medo!
Nosso Deus não abandona seus filhos, especialmente os mais desprotegidos.
Publicado em 01/04/2017

Foto: www.pnsfatimamanilha.com.br

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO” 
CF 2017 – “Biomas brasileiros e defesa da vida” – “Cultivar e guardar a Criação”

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com a graça de Deus iniciamos mais um mês e com ele queremos pedir a força divina para poder vivê-lo de forma intensa e em tudo fazer a vontade de Deus. Neste mês celebraremos a Santa Páscoa, os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Colocamo-nos também confiantes a proteção materna de Maria sob o título de Nossa Senhora Aparecida, nestes 300 anos da sua aparição.  

Neste 5º domingo da quaresma a liturgia da Palavra nos apresenta Jesus que diz: “Eu sou a ressureição e a vida, quem crê em mim, mesmo que esteja morto, viverá” (Jo 11, 25). Na primeira leitura o profeta Ezequiel diz que o “Senhor vai abrir as sepultaras e conduzir o povo para a terra prometida”. Infelizmente acompanhamos hoje muitas realidades em que nosso povo está sepultado. Vivemos no Brasil um momento de instabilidade total, principalmente no tocante a economia e a política. Muitos brasileiros estão sepultados na descrença e desesperança de mudança e vendo seus direitos à educação, saúde, previdência social, trabalho, projetos sociais sendo sepultados num sistema de governo que visa proteger a classe mais abastada, afirmando sendo a única saída para o Brasil. 

Diante de tudo isso, a cada dia mais acompanhamos jovens sendo sepultados nos vícios, drogas, violências, desemprego, evasão escolar, assaltos, roubos, crimes que está aterrorizando nosso Brasil. Assalto a bancos e cidades sitiadas está virando rotina. Porém, em outra passagem Jesus diz: “Não tenhais medo, pequeno rebanho”, pois o nosso Deus não abandona seus filhos, especialmente os mais desprotegidos. Não quero fazer uma leitura a favor ou contra a direita ou à esquerda, apenas quero alertar que o momento em que estamos é de extrema preocupação, pois estamos correndo o perigo de perder a “Cota patronal”, outras isenções e mesmo as filantropias, colocando em risco todo nosso trabalho social. Queremos acreditar que isso não venha acontecer. 

Que as palavras de Jesus: “Lázaro, vem para fora”, seja um alerta para todos nós, religiosos e leigos, que por vezes nos sintamos sepultados diante de tantas preocupações, afazeres, ansiedades, depressões e mesmo descrença diante da Vida Religiosa, da vida fraterna e comunitária. Saiamos das nossas sepulturas: egoísmo, isolamento, murmúrio que por vezes acabam afetando diretamente nossas relações fraternas. Que as nossas comunidades religiosas e paroquiais não “cheirem mal”, mas possam isalar o bom “odor de Cristo”.  

  

COMUNICADOS

  • Estamos celebrando o segundo ano do tríduo em preparação ao Cinquentenário de presença Cavanis no Brasil. Convido todos a rezar a “Oração ao Cinquentenário” e motivar nossas comunidades a rezar pela Congregação e pela nossa Província. 
  • Não nos esqueçamos de rezar pelas vocações, especialmente pela perseverança dos nossos religiosos e seminaristas. Desejo que todos possam motivar o SAV ou a Pastoral Vocacional propriamente dita, fazendo também o convite direto aos jovens, propondo outro caminho, o da vida religiosa e presbiteral.  
  • Desde já lembro que no dia 25 de abril haverá a reunião com os Formadores em Ponta Grossa; nos dias 26 e 27 a reunião Conselho Provincial e no dia 28 a reunião com todos os Diretores Executivos e Coordenadores também em Ponta Grossa. Vamo-nos organizando desde já para estes momentos de suma importância na vida da nossa Província.   
  • Desde já desejo uma boa preparação para a semana santa e o tríduo pascal. 

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO

- Dia 08/04/1984, Pe. Nelson Luiz Martins, vigário da Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR.

A ele nossos parabéns com votos de muita saúde e um bom trabalho pastoral junto ao povo de Ortigueira. 

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São José de Calasanz, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis. 

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br