Jesus não concede apenas o dom da visão...
Ele concede o dom de crer, abrindo os nossos olhos espirituais, nos concedendo enxergar através de nossa fé.
Publicado em 27/03/2017

No Evangelho, Jesus cura um cego de nascença num dia de sábado e isto será motivo de uma grande discussão...

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO” 
CF 2017 – “Biomas brasileiros e defesa da vida” – “Cultivar e guardar a Criação”

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos a ultima semana do mês de março e na quarta semana do tempo da quaresma, o “Domingo da alegria”. À luz do “Ano Mariano” e do “Ano Calasanziano”, como Cavanis, queremos nos colocar numa atitude de escuta e abertura à vontade de Deus, vivendo intensamente nosso Carisma educando crianças, adolescentes jovens com coração paterno e materno.

A Liturgia da Palavra deste 4º domingo da quaresma nos chama atenção sobre a tentação que temos de julgarmos as pessoas apenas pelas aparências. O Senhor disse a Samuel: “Não olheis para a sua aparência nem para a sua grande estatura, pois eu o rejeitei. O homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração” (1Sm 16, 7). Vivemos numa sociedade em que as aparências valem muito. Sim, precisamos cuidar também da nossa aparência, do nosso corpo, da nossa higiene, da nossa saúde. Porém, não podemos viver de aparência e nem julgar as pessoas pela sua aparência. Nem sempre o que vemos numa pessoa é a sua realidade. Não sejamos injustos com as pessoas. Tenhamos o olhar de Deus. 

No Evangelho, Jesus cura um cego de nascença num dia de sábado e isto será motivo de uma grande discussão. Porém, ao final, Jesus perguntou ao que tinha sido curado: “Acredita no Filho do Homem?” Ao reconhecer Jesus, disse: “Eu creio, Senhor”. Jesus não apenas lhe dá o dom de enxergar, mas lhes concede o dom de crer, abrindo a visão de sua fé. Por outro lado, os fariseus continuam fechados ao dom de Deus e às suas regras e normas. Que não seja esta a nossa atitude de fechamento e indiferença diante das maravilhas que Deus opera na vida do nosso povo e das nossas comunidades. Não nos fechamos à graça de Deus, mas pedimos que Ele nos cure das nossas cegueiras e paralisias espirituais. 

Ao chegar ao final do mês de março agradecemos a Deus por todas as graças recebidas ao longo do mês, as quais foram abundantes. Que possamos iniciar o mês de abril neste próximo sábado na expectativa de celebrar os últimos dias da quaresma e nos prepararmos para a Páscoa do Senhor que se aproxima. Ficamos unidos na oração e entregues à proteção materna de Maria, à Mãe Aparecida e a São José de Calasanz, nosso Padroeiro.  

COMUNICADOS: 

  • Estamos celebrando o segundo ano do tríduo em preparação ao Cinquentenário de presença Cavanis no Brasil. Convido todos a rezar a “Oração ao Cinquentenário” e motivar nossas comunidades a rezar pela Congregação e pela nossa Província. 
  • Não nos esqueçamos de rezar pelas vocações, especialmente pela perseverança dos nossos religiosos e seminaristas. Desejo que todos possam motivar o SAV ou a Pastoral Vocacional propriamente dita, fazendo também o convite direto aos jovens, propondo outro caminho, o da vida religiosa e presbiteral.  
  • Desde já lembro que no dia 25 de abril haverá a reunião com os Formadores em Ponta Grossa; nos dias 26 e 27 a reunião Conselho Provincial e no dia 28 a reunião com todos os Diretores Executivos e Coordenadores também em Ponta Grossa. Vamos nos organizando desde já para estes momentos de suma importância na vida da nossa Província.   

ANIVERSARIENTES NA SEMANA:

- Dia 28, terça-feira, Pe. Giuseppe Viani, Conselheiro Geral e Pároco da Paróquia Santa Luzia de Novo Progresso, PA. 

- Dia 29, quarta-feira, Pe. Martinho Paulus, Conselheiro Geral e missionário Cavanis em santa Cruz de La Sierra, Bolívia. 

A eles nossos parabéns com votos de muita saúde e um bom trabalho junto ao Conselho Geral e toda Congregação.  

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São José de Calasanz, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis. 

Fraternalmente,        
Pe. Edemar de Souza, Provincial




Rezemos juntos nos preparando para a celebração do cinquentenário.


Rezemos juntos nos preparando para a celebração do cinquentenário.


ORAÇÃO EM PREPARAÇÃO PARA O CINQUENTENÁRIO.


ORAÇÃO EM PREPARAÇÃO PARA O CINQUENTENÁRIO.




www.cavanis.org.br