Lutar usando como "armas" as práticas quaresmais
Para de vencer a tentação somos convidados a praticar: Jejum, oração e penitência.
Publicado em 06/03/2017

Pintura que narra a passagem do Evangelho do primeiro domingo da quaresma: Jesus, depois de jejuar por 40 dias vence a tentação.

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO” 
QUARESMA, CF 2017: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida - "Cultivar e guardar a criação" (Gn 2,15) 

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Usando as palavras do apóstolo Paulo aos Coríntios nesta quarta-feira de cinza, assim nos diz: “No momento favorável eu te ouvi e no dia da salvação eu te socorri. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (2Cor 6,2). Com o tempo da quaresma, rico em seu significado e na sua liturgia, a Igreja vive este “tempo favorável”, tempo de voltar ao Senhor com o coração contrito, de reconhecer-se pecadora e encontrar com a graça e a salvação de Deus. Os fieis são convocados pela mesma Igreja a viver intensamente este tempo através das praticas quaresmais do Jejum, da Oração e da Esmola, à luz da Campanha da Fraternidade 2017 e à luz do “Ano Mariano”. 

A quaresma, mais do que o Advento, é vivida pelo nosso povo de forma mais intensa. Mesmo que às vezes se diga que uma boa parte dos nossos Católicos é apenas de “Quarta-feira de Cinzas e de Sexta-feira Santa”, outros de “Sábado de Aleluia”. O importante é que a grande maioria vive este tempo de forma diferente, procura levar a sério suas práticas quaresmais, muitos gostam de participar das vias-sacras e procissões, procuram confessar-se, aproximando-se mais de Deus e da Igreja, identificando-se mais com o “Cristo sofredor” do que com o “Cristo glorioso”. Precisamos aproveitar deste momento a fim de ajudá-los no amadurecimento da fé e leva-los a uma comunhão eclesial mais assídua e consciente.  

O Papa Francisco, nesta quinta-feira, em reunião com o clero de Roma, exortando sobre o perigo da pedofilia, falou da necessidade dos presbíteros, assim como todo cristão, de “fugir e vencer as tentações”. Destacou a fragilidade humana e a inclinação que temos em cair na tentação e no pecado. Porém, como Jesus venceu as tentações no deserto, diferente de Adão e Eva que caíram diante da serpente (liturgia deste domingo), o Cristão é chamado a lutar com as “Armaduras de Deus” (as práticas quaresmais) a fim de vencer a tentação, a queda e o pecado. Levamos em consideração as palavras do Santo Padre e que possamos viver este tempo forte de conversão, fugindo das ocasiões do pecado, especialmente nos mortificando um pouco diante uso excessivo e indevido das “Redes Sociais”. Já se imaginou um dia sem whatzap, face book ou mesmo sem a internet? Sei que muitos conseguiriam sem muitas dificuldades, mas penso que para alguns seria uma “Grande Penitência”. Cuidamos da nossa “Casa Comum”, fazendo primeiramente uma reciclagem da mente e do coração. 

COMUNICADOS: 

  • Neste domingo, dia 05 de março, às 19:30h, Pe. José Viani será empossado Pároco da Paróquia Santa Luzia de Novo Progresso, PA. Parabenizamos pela posse e pedimos que Deus o cubra de saúde e de bênçãos a frente desta nova missão. 
  • Nesta segunda-feira, dia 06 de março, às 19h30, será ministrada a “Aula Inaugural da Faculdade Católica Cavanis de Novo Progresso, PA”, no salão paroquial. Depois de muitos anos de trabalho e expectativas, coordenada pelo Pe. José Viani, a Faculdade, agora, é uma realidade. Pedimos a Deus, por meio dos nossos Veneráveis Fundadores, São José de Calasanz e Santa Luzia, pelo bom êxito desta Faculdade e que ela possa trazer inúmeros benefícios à educação desta rica Região Amazônica.  

ANIVERSARIENTE NA SEMANA:

- Errata: Dia 06/03, segunda-feira, (não dia 03/03), Pe. Mario Valcamônica, Pároco da Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR. 

ANIVERSARINTES DE ORDENAÇÃO:

- Dia 05/03/2011, domingo, Pe. Franco Allen Somensi, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Uberlândia, MG, e novo conselheiro Provincial; 

- Dia 06/03/2011, segunda-feira, Pe. Josoé Francisco Zanon, Reitor da Casa de Acolhida Nossa Senhora do Carmo de Novo Progresso, PA, e Conselheiro Provincial e (Pe. Roberto Laufer, ordenado no mesmo dia em Planalto, PR).  

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br