Momento importante da vida dos religiosos
...Reestabelecer o animo, renovar a paixão por Cristo, pelo Reino e pala Congregação.
Publicado em 15/01/2017

Encontro Fraterno 2017: Cavanis Consagrados a serviço da vida: eis a nossa alegria! - “É preciso que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30)

“2017 - ANO MARIANO e ANO CALASANZIANO” 
Dia 17 – Santo Antão / Dia 20 – São Sebastião / Dia 21 – Santa inês 



Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!
Chegamos à metade do mês de janeiro, “Ano Mariano”, e nossa Província Cavanis do Brasil se alegra por dar inicio a mais um “Encontro Fraterno”, momento de suma importância na vida de cada religioso, de reestabelecer o animo, renovar a paixão por Cristo, pelo Reino e pala Congregação, como também organizar a vida fraterna e comunitária à luz do segundo ano de tríduo em preparação ao cinquentenário. 

Nesta sexta-feira, dia 13 de janeiro, às 19 horas, conforme previsto, deu-se inicio ao Encontro Fraterno 2017 com a participação dos religiosos temporários, noviços, representantes dos formadores, Pe. Josoé Francisco Zanon e o diácono permanente José de Maringá. A meia noite desta sexta-feira nos alegramos com a chegada do Pe. Giuseppe Leonardi que veio da Itália, Veneza, para pregar o retiro dos religiosos estudantes e assessorar a nossa formação neste segundo ano do tríduo rumo ao Cinquentenário. Desde já agradeçamos imensamente sua presença. 

No sábado, dia 14 de janeiro, realizou-se no Cenáculo Cavanis a 26º Assembleia dos Estudantes. Pe. Edemar de Souza assessorou a Assembleia com o tema: “A missão da Congregação das Escolas de Caridade na Província Antônio e Marcos Cavanis do Brasil no Cinquentenário: benefícios e fracassos”. Na noite deste sábado, dia 14 de janeiro, deu-se início ao retiro que irá até o dia 19, onde acontecerá a renovação dos votos dos religiosos temporários. Rezamos por estes momentos de graça. Lembro que no dia 21, próximo sábado, acontecerá a primeira profissão religiosa dos nossos três noviços em Ponta Grosa.

Nesta semana lembramos com muita devoção de São Sebastião no dia 20 de janeiro e de Santa Inês no dia 21. São Sebastião é um santo mártir muito popular na tradição da Igreja. Neste dia lembramo-nos da nossa Paróquia São Sebastião de Ortigueira que celebra seu Padroeiro com a novena e a festa no dia 29 de janeiro. Ao celebrar Santa Inês, virgem e mártir, lembramos com muito carinho do início da nossa Congregação que se deu no dia 02 de maio de 1802 na Paróquia de Santa Inês, Veneza, Itália. Que intercedam a Deus por nós. 

COMUNICADOS
• Nesta semana, de maneira muito especial, colocamos em oração o retiro dos noviços, religiosos temporários e demais participantes, assim como a renovação de votos a as primeiras profissões religiosas. 
• Pedimos a Deus pelos nossos noviços Evandro Naressi, Hugo Bergamasco e Marcelo Cardoso que no dia 21 de janeiro, sábado, às 19h, farão sua primeira profissão religiosa na Comunidade Santa Izabel, Vila Odete, na Cidade de Ponta Grossa, PR. Quem pretende fazer-se presente e precisar de pouso, procure entrar em contato com nosso Noviciado em Ponta Grossa, com Pe. Paulo Welter e Pe. Rodrigo Duarte. 
• No dia 03 de fevereiro acontecerá no Cenáculo Cavanis de Castro o primeiro encontrão com a “Rede Cavanis de Educação” com a participação das creches, escolas e colégios Cavanis de Castro, Ortigueira e Belo Horizonte. No futuro próximo também queremos ligar a Faculdade Católica Cavanis do Pará ou outras instituições de ensino regular em nossa Província. As Irmãs Cavanis estão juntos nesta rede. 
• Desejo que desde o inicio do ano possamos nos empenhar no trabalho vocacional da Província, sendo está à primeira prioridade assumida pelo nosso VII Capitulo Provincial. Nossa missão é organizar e apoiar o SAV, a Pastoral Vocacional, rezar pelas vocações, despertar e encaminhar os vocacionados aos nossos seminários. 
• Parabenizamos na pessoa dos nossos confrades a Paróquia São Sebastião de Ortigueira, a Paróquia Santa Inês de Veneza, Itália e a Comunidade Santo Antão de Bela Vista da Caroba, Pr, pela passagens de seus Padroeiros nesta semana. 
• Lembro mais uma vez de rezar pelos familiares do Pe. João da Costa Holanda, onde seus sobrinhos Rubia e Renato perderam a filha Elena diagnosticada com microcefalia, logo após o nascimento, nesta sexta-feira e foi sepultada neste sábado, dia 14 de janeiro. 

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São Sebastião, Santa Inês, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza, Provincial 
BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 03 – 2017











www.cavanis.org.br