VII Capítulo Provincial Cavanis
Através dele, avaliamos a caminhada e elaboramos propostas e diretrizes para nossa vida e missão, para que o Carisma e a Mística Cavanis esteja sempre presente no cotidiano de nossas realidades.
Publicado em 28/07/2015

Foto com os Religiosos Cavanis participantes do VII Capítulo Provincial Cavanis (Em pé, da esquerda para direita) Pe. Milton Cesar Freo Tubias, Pe. Adriano Sacardo, Pe. Vandir Santo Freo (eleito Quarto Conselheiro), Pe. João da Costa Holanda (eleito Primeiro Conselheiro e Vigário Provincial), Pe. Pietro Fietta (Preposito Geral), Pe. Edemar de Souza (reeleito Superior Provincial), Pe. Paulo Oldair Welter (eleito Segundo Conselheiro), Pe. Mário Valcamonica, Pe. João Pedro Pinheiro, Pe. Josoé Francisco Zanon (eleito Terceiro Conselheiro), Pe. Caetano Ângelo Sandrini. (a frente, na foto, da esquerda para direita) Pe. Márcio Campos da Silva, Pe. Antônio Paulo Vieira Sagrilo, Pe. Roberto Laufer, e Pe. José Carlos da Silva Leite.

O Capítulo Provincial é resultado de um caminho comunitário e acontece a cada três anos. Através dele, avaliamos a caminhada e elaboramos propostas e diretrizes para nossa vida e missão, para que o Carisma e a Mística Cavanis esteja sempre presente no cotidiano de nossas realidades. 

Comissão Preparatória

O Capítulo é preparado e organizado pelos religiosos consagrados da Província com antecedência de um ano, por isso, a comissão responsável formada por Pe. João da Costa Holanda, Pe. Franco Allen Somensi e Pe. Caetano Angelo Sandrini, se encarregou, entre outras coisas, de promover e disceminar a reflexão, oração e participação dos religiosos e leigos ao longo dos 12 meses.

Pe. João Holanda apresentou o material elaborado a partir da contribuição dos Religiosos e Famílias Religiosas que responderam um questionário. Todo conteúdo recebido foi depurado por agência especializada e deu origem a um  texto que foi a principal ferramenta de estudo utilizada pelos Capitulares. “Eles se debruçaram e saborearam toda a riqueza presente na vida e missão de uma Província que se encaminha pra celebrar seus 50 anos em terras de Santa Cruz e que certamente Antônio e Marcos Cavanis aprovariam”.

Análise da conjuntura atual que nos desafia

Pe. Godoy acompanhou todos os trabalhos e colaborou na leitura e análise de todo o material recebido (os questionários) nos ajudando a entender  a conjuntura atual que nos desafia, posteriormente nos ajudou na elaboração do documento final. Através de sua experiência e conhecimento do humano e da Igreja, atuou discretamente mas concedendo ajuda oportuna quando precisamos. 

O homem e seu mundo interior

Dr. William Cesar Castilho Pereira, psicólogo e com grande experiência em assuntos que se referem ao homem e seu mundo interior, fez uma leitura sobre essa dimensão que precisa ser acolhida, ouvida e trabalhada para que nós, Religiosos Consagrados, possamos com humildade servir a causa pela qual ofertamos nossa vida.

Silêncio orante, uma mística de “olhos abertos”

Dom José Maria Pires, na sua longevidade de quem sabe o que significa ser padre, seja por sua sabedoria, como também, e muito mais, por ter enfrentado duras batalhas nos trabalhos que Deus lhe confiou, nos ajudou a entrar num clima de interiorização, ou silêncio orante, uma mística de “olhos abertos”

“Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até os confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém. Aleluia!”. (Carta Circular aos consagrados e às Consagradas do Magistério do Papa Francisco ‘Alegrai-vos’ 13)

Um Capítulo... será que faz referência ao, capítulo de um livro? Em terras mineiras, num espaço que acolhe e prepara os futuros Religiosos e Padres, rodeados por leigos que apoiam e lutam pela causa da juventude, agradecemos a Deus, por intermédio da Mãe das Escolas de Caridade, o bom exitodos trabalhos e rogamos a graça, perseverança e ousadia de levar a frente, colocando em prática, as inspirações apresentadas através do Documento Final

Documento Final

Dedicado aos religiosos e leigos, este documento reúne as iniciativas e direções que somos convidados a colocar em prática, em nossas comunidades, projetos, escolas e obras, imitando nossos Fundadores para sermos cada dia, e o dia todo, "Verdadeiros pais da juventude"




Documento Final - Atos e Projetos do VII Capítulo da Província Antônio e Marcos Cavanis


Documento Final - Atos e Projetos do VII Capítulo da Província Antônio e Marcos Cavanis


Na parte da manhã do dia 23.07.2015 aconteceram as eleições para o novo governo da Província.


Na parte da manhã do dia 23.07.2015 aconteceram as eleições para o novo governo da Província.


Os Padres Capitulares Cavanis, estiveram reunidos no Instituto Filosófico e Teológico Cavanis de Belo Horizonte - MG, entre os dias 20 a 25 de julho de 2015 para o VII Capítulo Provincial.


Os Padres Capitulares Cavanis, estiveram reunidos no Instituto Filosófico e Teológico Cavanis de Belo Horizonte - MG, entre os dias 20 a 25 de julho de 2015 para o VII Capítulo Provincial.


Banner elaborado para o VII Capítulo Provincial.


Banner elaborado para o VII Capítulo Provincial.

www.cavanis.org.br