Pentecostes
Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.
Publicado em 05/06/2022

Interior da capela do Cenáculo Cavanis, Castro-PR.

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude - “Viu, sentiu compaixão e cuidou...” (Lc 10,33)

BOA SEMANA CAVANIS Nº 23 - 2022

“Deus só é rico de uma riqueza que basta a tudo. Sua riqueza é a sua misericórdia”. (Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis)

Caros irmãos,

Espero encontrá-los animados e firmes no ministério. A luz do nosso IX Capitulo Provincial cujo tema foi: A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação da Juventude. Reforço a intenção de juntos realizar com empenho e dedicação os compromissos firmados em nossa assembleia em janeiro. Por isso, incluímos em nossas assembleias paroquiais, encontros de formação nossos Atos e Propostas do nosso IX Capitulo Provincial. Neste sentido, vamos gradativamente organizando as equipes e ofícios na Província. Como sabemos, alguns já estão bem estabelecidos, outras necessitam de mais apoio e dedicação.  

O mês de junho é o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Por isso, alimentemos em nossas comunidades essa espiritualidade que nos aproxima do amor de Deus. O Sagrado Coração de Jesus é fonte de misericórdia, bondade e amor. Do Sagrado Coração de Jesus brotam as mais copiosas bênçãos e graças que nos enriquecem, fortalecem nossa fé, esperança e confiança em Deus.

O apóstolo Paulo nos convida a ter em nós os mesmos sentimentos de Nosso Senhor Jesus. Assim, o Sagrado Coração de Jesus nos mostra por meio de suas palavras e atitudes o Caminho, a Verdade e a Vida. Disse Jesus: “Apreendei de mim que sou manso e humilde de coração”. A mansão e a humildade são duas virtudes essências na nossa caminhada cristã. Por isso, olhando o sagrado Coração que nos mostre o centro da nossa resposta cristã ao amor de Deus.

Na dimensão formativa de nosso carisma, encontramos a expressão “Educar mente e coração”. Neste aspecto, nossos Fundadores traziam dentro de si um profundo zelo e piedade ao Sagrado Coração de Jesus, pois educar o coração perpassa modelar, cultivar e despertar o coração para os sentimos de amor, generosidade, gratuidade, partilha, fraternidade e compaixão. Portanto, deixamo-nos educar pelo Sagrado Coração de Jesus. 

REFLEXÃO

Celebramos neste domingo a Solenidade de Pentecostes. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo. O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.

A comunidade cristã só existe de forma consistente se está centrada em Jesus. Jesus é a sua identidade e a sua razão de ser. É n’Ele que superamos os nossos medos, as nossas incertezas, as nossas limitações, para partirmos à aventura de testemunhar a vida nova do Homem Novo. As nossas comunidades são, antes de mais, comunidades que se organizam e estruturam à volta de Jesus? Jesus é o nosso modelo de referência? É com Ele que nos identificamos, ou é num qualquer ídolo de pés de barro que procuramos a nossa identidade? Se Ele é o centro, a referência fundamental, têm algum sentido as discussões acerca de coisas não essenciais, que às vezes dividem os crentes?

As comunidades construídas à volta de Jesus são animadas pelo Espírito. O Espírito é esse sopro de vida que transforma o barro inerte numa imagem de Deus, que transforma o egoísmo em amor partilhado, que transforma o orgulho em serviço simples e humilde… É Ele que nos faz vencer os medos, superar as covardias e fracassos, derrotar o cepticismo e a desilusão, reencontrar a orientação, readquirir a audácia profética, testemunhar o amor, sonhar com um mundo novo. É preciso ter consciência da presença contínua do Espírito em nós e nas nossas comunidades e estar atentos aos seus apelos, às suas indicações, aos seus questionamentos.

COMUNICADOS

CONFORME COMUNICADO na carta circular, foi ratificado pelo Conselho Geral o pedido de ordenação Presbiteral do Diácono Ademar. Em comunhão com o Conselho Provincial, a família Religiosa e o bispo Dom Carlos, a ordenação sacerdotal foi marcada para o dia 16 de julho na Paróquia São José em São Paulo. Acompanhamos com nossas orações.

LEMBRO ainda que alguns ainda não fizeram a campanha para o Timor leste nas paróquias. Por gentileza, todos somos convidados a colaborar. O objetivo e construir uma casa de formação para acolher os vocacionados.

ANIVERSSARIANTE

10 DE JUNHO. Parabenizamos o Diácono Ademar Aparecido da Silva Santos pelo seu Aniversário. Deus o abençoe.

Padre Adriano Sacardo, CSCh - Superior Provincial

 











www.cavanis.org.br