|
|
A Diaconia se manifesta na alegria A Diaconia Cavanis se vive no ato de amar, acolher, proteger e promover as crianças, adolescentes e jovens que vem ao nosso encontro. A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude - “Viu, sentiu compaixão e cuidou...” (Lc 10,33) “A vocação Cavanis como caminho de santificação, consiste em imitar as virtudes e o estilo de vida de Maria”. Caríssimos irmãos, Acompanhamos neste final de semana a Ordenação Diaconal do nosso confrade Adelir da Silva Morais Pereira aqui na Paróquia Santa Luzia em Novo Progresso, no Pará. A missa de ordenação foi precedida pela preparação de um Tríduo realizado na Igreja matriz Santa Luzia. Cada dia do Tríduo teve um tema: o Primeiro dia foi a Diaconia da Palavra. O segundo dia A Diaconia da Caridade e o terceiro dia a Diaconia na Liturgia. Penso que seja de fato o tripé do serviço do Diácono na Igreja. Porém, como religioso Cavanis, eu acrescentaria outro tema: Educar e Evangelizar crianças, adolescentes e jovens com amor de Pai. A Diaconia Cavanis, vivenciada por nossos Veneráveis Fundadores, é vivida no cotidiano onde quer que trabalhamos. A Diaconia se manifesta na alegria e vitalidade de nosso trabalho pastoral. A Diaconia Cavanis se manifesta na gratuidade e esperança de fruto nas áreas pastorais, evangelizadora e educadora do nosso carisma. A Diaconia Cavanis se vive no ato de amar, acolher, proteger e promover as crianças, adolescentes e jovens que vem ao nosso encontro. É bem verdade que na prática nos deparamos com algumas dificuldades no que diz respeito à técnica, métodos e processos na área da Educação propriamente dita. Porém, na essência de todo Cavanis, necessariamente precisa se encontrar o amor paterno à juventude: na humanização, relacionamento interpessoal, confiança e valores. Assim sendo, façamos o propósito de conhecer, aprofundar, assimilar e vivenciar aquilo que é especifico nosso, o que nos identifica como Cavanis em nossa forma de ser e agir. Ainda no contexto do diaconato do religioso Adelir, percebemos o quanto precisamos agradecer a Deus pela sua generosidade e benção; e ao mesmo tempo nos empenhar no trabalho sem cessar da animação vocacional em nossas comunidades. Rezamos ao dono da messe para que envie operários para sua messe.
REFLEXÃO O 5º Domingo da Páscoa deveria ser chamado o “Domingo do Amor”, pois o amor é o tema fundamental. O que dá identidade dos seguidores de Cristo, de seus Apóstolos é o Amor, amor ágape, capaz de entregar a própria vida para a salvação. É entrega total de vida. Esse Amor é exigente e sempre o será. Jesus está se despedindo daqueles com quem conviveu em sua vida pública, durante o tempo em que cumpriu a missão que lhe foi confiada pelo Pai. No Evangelho, deixou seu Testamento, não só para os Apóstolos, mas para toda a Igreja e todas as gentes: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”. Ninguém pode, nem mesmo será capaz de medir o tamanho do amor de Cristo por nós. Essa verdade deveria tocar profundamente cada um de nós. É na entrega completa, inteira, fiel e radical que se identificam os seguidores de Cristo, pois devem amar até fazer da própria vida um dom total, pleno. Somos nós, como Igreja, os continuadores da apostolicidade de Cristo. Portanto, o ensinamento de Cristo aos Apóstolos é para nós, hoje. É preciso ter a coragem do amor e aceitar o desafio da esperança em nossos dias, às vezes, tão perturbados e complexo no contexto do mundo em que vivemos.
COMUNICADOS - REUNIÃO DO CONSELHO GERAL DE 16 A 20 DE MAIO. ACOMPANHAMOS COM NOSSAS ORAÇÕES. - DIA 22, FESTA DE SANTA RITA DE CASSIA NA PARÓQUIA E SANTUARIO SANTA RITA DE CASSIA EM MARINGÁ, PR. - DIA 27, 28 E 29 DE MAIO, ARENA JOVEM NO CENÁCULO CAVANIS EM CASTRO. Participarão jovens da Paróquia São Judas Tadeu de Castro e da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa.
AÇÃO SOLIDÁRIA PARA O TIMOR LESTE No início da quaresma foi nos proposto um gesto concreto enquanto Família Cavanis para ajudar nossos irmãos do Timor Leste. A intenção e a colaboração para a construção de uma casa de formação para acolher os vocacionados daquela região. Neste sentido, a sugestão é que em comum acordo com a comunidade, se reparta a oferta do Domingo de Ramos entre a Diocese e o Timor Leste. Algumas paróquias já fizeram o repasse, uma parte ainda não o fez. Por gentileza entrar em contato com Padre Franco, Ecônomo Provincial. ANIVERSARIANTES - DIA 15 DE MAIO, celebramos 40 anos de Vida Sacerdotal do padre Mário Valcamonica. Oremos e Agradecemos o seu sim, a sua vocação e consagração. Deus o Abençoe. Padre Adriano Sacardo, CSCh - Superior Provincial |
www.cavanis.org.br