|
|
Uma jornada especial ![]() A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude “Viu, sentiu compaixão e cuidou...” (Lc 10,33) BOA SEMANA CAVANIS Nº 17- 2022 “Até aqui a Providencia nos acompanhou amorosamente, não temos motivo nenhum para temer que, de agora em diante, ela não nos acompanhe”.
Caros irmãos e irmãs, Essa frase atribuída aos nossos Veneráveis Fundadores nos coloca dentro do grande mistério da misericórdia de Deus Pai. A virtude da confiança inabalável dos irmãos Cavanis na Providência Divina deixava transparecer sempre por meio de uma fidelidade criativa e a esperança de frutos. A certeza da presença amorosa de Deus em suas vidas levava Antônio e Marcos Cavanis a realizar experiência de Deus nas pequenas coisas e fatos que aconteciam no dia a dia. Mesmo quando já não tinham muito para oferecer as crianças e jovens o seu coração repousava em Deus que vê e prove a necessidade de seus filhos. Essa mística Cavanis da amorosa Providencia Divina e essencial na vivencia da nossa identidade Cavanis. Essa dimensão requer de cada um espirito de oração. Uma abertura a vontade de Deus. A escuta e acolhida da Palavra de Deus em nossa vida. Um diálogo franco e fraterno com a comunidade Trinidade, na oração pessoal e comunitária. Na vivência dos sacramentos. Em nosso Apostolado e missão. E no conhecimento cada vez mais da espiritualidade, Carisma e Missão Cavanis. Portanto, iluminados e conduzidos por tamanha realidade de fé, caminhamos firmes na realização de nossa vocação a serviço da Caridade, da Evangelização e da Educação das crianças, adolescentes e jovens.
REFLEXÃO Estamos no segundo domingo da Páscoa. O “Domingo da Divina Misericórdia”. Ainda saboreamos as alegrias do Cristo Ressuscitado. No Evangelho deste final de semana encontramos o episódio da aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos. Os discípulos estavam com medo, inseguros, tristes e transtornados com tudo o que havia acontecido. Jesus aparece e lhes saúda: A paz esteja convosco. Neste aspecto, encontramos aqui o papel da comunidade cristã como espaço privilegiado de encontro com Jesus ressuscitado. O Evangelho sublinha a ideia de que Jesus vivo e ressuscitado é o centro da comunidade cristã; é à volta d’Ele que a comunidade se estrutura e é d’Ele que ela recebe a vida que a anima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e as perseguições. Por outro lado, é na vida da comunidade (na sua liturgia, no seu amor, no seu testemunho) que os homens encontram as provas de que Jesus está vivo. Percebemos isso, pelo episódio da dificuldade de Tomé reconhecer no testemunho dos discípulos sem antes, colocar os dedos nas chagas de Jesus. «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei» Jesus revela a sua “identidade”: nas mãos e no lado trespassado, estão os sinais do seu amor e da sua entrega. É nesses sinais de amor e doação que a comunidade reconhece Jesus vivo e presente no seu meio. A permanência desses “sinais” indica a permanência do amor de Jesus: Ele será sempre o Messias que ama, e do qual brotarão a água e o sangue que constituem e alimentam a comunidade. Ao soprar sobre os discípulos e dizer: Recebei o Espirito Santo, Jesus transmite aos discípulos a vida nova que fará deles homens novos. Agora, os discípulos possuem o Espírito, a vida de Deus, para poderem como Jesus dar-se generosamente aos outros. É este Espírito que constitui e anima a comunidade. Irmãos, a comunidade tem de ser o lugar onde fazemos, verdadeiramente, a experiência de Jesus ressuscitado. É nos gestos de amor, de partilha, de serviço, de encontro, de fraternidade, que encontramos Jesus vivo, a transformar e a renovar o mundo. A certeza da presença do Cristo Ressuscitado no centro de nossa comunidade, nos enche de alegria e esperança. E nos torna discípulos e missionários de Jesus. Neste sentido, necessariamente precisamos lutar contra todo individualismo, fechamento, falta de acolhida e dialogo em nossas comunidades. Não é em experiências pessoais, íntimas, fechadas, egoístas que encontramos Jesus ressuscitado; mas encontramo-lo no diálogo comunitário, na Palavra partilhada, no pão repartido, no amor que une os irmãos em comunidade de vida.
COMUNICADOS SEMANA CAVANIS - Todos os anos celebramos a Semana Cavanis em Nossa Província. Esta semana e um espaço propicio para tornar nosso CARISMA, ESPIRITUALIDADE, HISTÓRIA E MISSÃO mais conhecidos. Por isso, cada comunidade se esforce para preparar. Este ano a Sema Cavanis inicia neste 24 de abril e vai até dia 01 de maio. - Já temos alguns subsídios como Terço Cavanis, Via-Sacra Cavanis, adoração, orações e cantos. Motivemos o povo para celebrar bem esse tempo. - Rezamos pelo Religioso Adelir que se prepara para a ordenação Diaconal. A Celebração será no dia 15 de maio as 08:00 horas da manhã, na Matriz Santa Luzia, Novo Progresso, Pará. Assim acrescentamos em nossas celebramos comunitárias |
www.cavanis.org.br