A missão de Educar nasce como resposta ao amor de Deus
Para nós Cavanis, Educar Mente e Coração, implica deixar-se mover antes de tudo por uma paixão, por um ideal e proposito: Servir a Deus.
Publicado em 03/04/2022

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude - “Viu, sentiu compaixão e cuidou...” (Lc 10,33)

BOA SEMANA CAVANIS Nº 14 - 2022

Caros irmãos e irmãs,

“Em Nossa Família Cavanis tudo vem da Paternidade de Deus, em particular, a formação cristã da mente e do coração dos jovens e crianças em nossas Obras”.

Essa frase de nossos Fundadores nos faz um forte apelo a refletir sobre a nossa identidade Cavanis, o que de fato é nosso especifico, o que nos faz ser essencialmente Cavanis de Alma e Coração.

Os nossos Fundadores são conhecidos como Verdadeiros Pais da Juventude. Mas sabemos que antes de exercerem a Paternidade, Antônio e Marcos Cavanis fizeram a experiência da filiação. Numa relação profunda de amor e confiança na Providência Divina. A vocação dos Irmãos Cavanis é fruto do amor e da bondade de Deus. Deus Pai na sua infinita misericórdia quis servir-se deles para realizar a missão de educar e formar o coração e a mente das crianças e jovens.

Tudo vem da Paternidade de Deus. A Paternidade Cavanis, a exemplo de Antônio e Marcos Cavanis, reflete a Paternidade de Deus: na acolhida, na vigilância, na caridade, no amor, na gratuidade, na esperança, na proteção e na promoção da vida. Neste sentido, onde quer que estejamos somos chamados a exercer com fecundidade a Paternidade espiritual, sendo mais pais do que Mestres.

Para nós Cavanis, Educar Mente e Coração, implica deixar-se mover antes de tudo por uma paixão, por um ideal e proposito: Servir a Deus.  Assim, a missão de Educar nasce como resposta ao amor de Deus por cada um de nós e nessa experiência transformadora geramos a graça de evangelizar e Educar as crianças, adolescentes e jovens.

REFLEXÃO

“Só o amor e a misericórdia podem gerar a vida e fazer nascer o homem novo, a criatura nova”. 

Chegamos ao quinto domingo da Quaresma. Estamos acompanhando Jesus nesta peregrinação para Jerusalém. E com Jesus somos chamados a mergulhar no mistério do Reino de amor do Pai. A lógica de Deus não é uma lógica de morte, mas uma lógica de vida; a proposta que Deus faz aos homens através de Jesus não passa pela eliminação dos que erram, mas por um convite à vida nova, à conversão, à transformação, à libertação de tudo o que oprime e escraviza;

 Um texto bastante conhecido onde uma mulher é pega em adultério e segundo a Lei ela deveria ser apedrejada. Para testar a pessoa de Jesus os mestres da Lei e fariseus apresentam a questão. Todavia, Jesus no silêncio do seu coração questiona o grupo: “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”. Diz o evangelho que foram embora de um a um, a começar pelos mais velhos. E na presença da mulher, jesus manifesta sua misericórdia e compaixão. Porém, sem deixar de interpelar: Ninguém te condenou. Vai e não peques mais”. É preciso reconhecer, com humildade e simplicidade, que necessitamos todos da ajuda do amor e da misericórdia de Deus para chegar à vida plena do Homem Novo.

Na atitude de Jesus, torna-se particularmente evidente a misericórdia de Deus para com todos aqueles que a teologia oficial considerava marginais. E ao mesmo tempo, revela a necessidade de cada um de rever a sua consciência, sua vida, nas relações fraternas e comunitárias. Neste caminho quaresmal há duas coisas a considerar: Deus desafia-nos à superação de todas as realidades que nos escravizam e sublinha esse desafio com o seu amor e a sua misericórdia; e convida-nos a despir as roupagens da hipocrisia e da intolerância, para vestir as do amor.

 

A dinâmica de Deus é uma dinâmica de misericórdia, pois só o amor transforma e permite a superação dos limites humanos. É essa a realidade do Reino de Deus.

COMUNICADOS

1.Temos acompanhado a situação da saúde do Padre João da Costa Holanda. Nos últimos tempos teve uma piora acentuada.  Se fez necessário a hemodiálise e respiração mecânica. Sem dúvidas, é um momento delicado. Diante disso, continuamos nossas orações por ele e por toda sua família.

2. Nesta próxima semana o Superior Provincial, Padre Adriano Sacardo, estará visitando a Comunidade de Belo horizonte (Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia e Casa da Criança Santo Antônio, Seminário Internacional e Paróquia Imaculada Conceição)

3. O Superior Geral, Padre Manoel Rosalino Pereira Rosa, continua sua visita na Província.

4.Ordenação Diaconal do Religioso Adelir Morais. A Ordenação foi agendada para o DIA 15 DE MAIO NA PARÓQUIA SANTA LUZIA, NA CIDADE DE NOVO PROGRESSO, PA. Rezamos pelo Adelir, pela vocação e Missão.

Padre Adriano Sacardo, CSCh - Superior Provincial











www.cavanis.org.br