Missão Cavanis, fronteira com a Ucrânia
O brasileiro - missionário Cavanis - padre Élcio, relata a situação atual...
Publicado em 10/03/2022

NOTÍCIA SOBRE A MISSÃO CAVANIS NA ROMÊNIA, FRONTEIRA COM A UCRÂNIA
Padre Elcio, missionário Cavanis relata o momento atual...

:: NOSSA SITUAÇÃO GEOPOLÍTICA
Aqui é sabido que: 
- Com a Rússia não se brinca; 
- que a Rússia faz fronteira com quem ela quer; 
- que no regime comunista a pobreza é e deve ser igual para todos. 
De todos os modos, a Romênia é membro da NATO-OTAN desde 24 de março de 2004 e membro da União Européia desde primeiro de janeiro de 2007.
Ao lado de outros 29 países, incluindo os vizinhos pequenos Hungria, Turquia, Bulgária, Grécia e Polonia, a Romênia está amparada pelo acordo da OTAN que o ataque a um dos países membro significa ataque a toda a Europa e mais os Estados Unidos da América. 

:: RÚSSIA, CORRUPÇÃO E DESIGUALDADE INSTITUCIONALIZADA
A sociedade russa é extremamente (intensa e extensivamente) controlada: o povo, em geral é pobre; os meios de comunicação filtra tudo o que chega na população. O Estado é absoluto; a corrupção e a desigualdade são institucionalizadas. 
O poder militar e bélico é um dos três maiores do globo, mesmo assim, neste momento parece sentir-se acuado e ameaçado pelo Ocidente e seu desenvolvimento econômico e tecnológico. 
Substimaram eles o poder dos países nestes momento globalizado? 

NOSSA MISSÃO CAVANIS CONTINUA...
Participação ativa na comunidade local e vizinhas; colaboração particularmente no Sacramento da Reconciliação; 
Conseguimos organizar um grupo de voluntários jóvens, que, de acordo com as possibilidades estudantis ou engajamento em suas comunidades de origem, nos apoiam nas atividades  com os escoteiros ou no recrutamento e formação de futuros voluntários. 
Sobre a guerra Rússia – Ucrânia
O dito conhecido: entre as primeiras vítimas de uma guerra é a Verdade. Muitas são as ‘narrativas’ e versões sobre os fatos e intenções; digamos para ‘tranquilizar’, quando a guerra chegar ao solo romeno ela já será mundial. 
Para as organizações humanitárias, entre as quais a Igreja católica, o clima é de preocupação e alerta. 
A vida na Romênia ainda segue normal; seguimos a realidade e o desenvolvimento dos fatos por agências de notícias internacionais (Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Vaticano – em ordem alfabética).
Até onde chegarão as pretenções das oligarquias russas, manifestas nas ‘falas’ de Putin, só Deus sabe. Só Deus sabe do futuro e só ele para suportar a ignorância dos homens. 

E AGORA?!
Nos resta agora “rezar como se tudo dependesse de Deus e fazer o possível como se tudo dependesse de nós” – como sempre !
É saudável fugir da mídia sensacionalista e unilateral. É bom ter muitas fontes de informação, inclusive de línguas diferentes; analisar todas e usar da pluralidade como possibilidade de enriquecimento. A realidade sempre sobrepassa nossa capacidade. O mundo é um milagre, um gigante paraíso onde não falta nem mesmo o mau e a maldade. É nossa missão agora ser parte da solução para o bem de todas as pessoas; todos filhos de Deus.
Os Iluministas, no século XVIII, pensaram na possibilidade de um Direito Global ou Universal. Alguns (muitos?) ainda não chegaram a esta consciência. Como admitir e recuar diante das ameaças e ações concretas de violência (extrema!) contra todos e, covardemente, contra inocentes?

PADRE ANTONI ELCIO ALEIXO, CSCh - Missionário Cavanis na Romênia











www.cavanis.org.br