Vivemos o jubileu de Padre Antônio Cavanis
Este ano Jubilar é um tempo propício para aprofundar, refletir e tornar mais conhecidas as virtudes e a vida de Padre Antônio.
Publicado em 13/02/2022

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude
“Viu, sentiu compaixão e cuidou...” (Lc 10,33)

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 07- 2022

Caros irmãos e irmãs,

É com grande alegria que chega até vocês com mais uma Boa Semana, Cavanis. Nós Cavanis estamos vivenciando neste tempo o Ano Jubilar do Padre Antônio Ângelo Maria Cavanis. Durante este ano celebramos 250 anos desde o nascimento do Padre Antônio, em 16 de janeiro de 1772.  Em nossa história o padre Antônio é conhecido como a “Maria do Evangelho”. Padre Antônio recebe esse nome pela sua vida de espiritualidade, mística e silêncio. Portador de uma base forte de fé trazida já do berço familiar, padre Antônio possuía uma confiança inabalável na Providência Divina e uma profunda devoção à “Querida Mãe Maria”, como carinhosamente chamavam Nossa Senhora. 

Neste sentido, recordo duas atitudes de Padre Antônio para enriquecer nossa vida hoje: Primeira atitude: toda vez que seu irmão Marcos viajava para conseguir ajuda para a escola, ou para resolver questões de documentos, padre Antônio permanecia em oração constante. Segunda atitude: toda vez que recebiam uma graça, uma doação, uma ajuda, padre Antônio convidava a comunidade para uma atitude penitente. Segundo ele, muitas vezes não somos dignos de tanta graça recebida de Deus Pai. 

Este ano Jubilar é um tempo propício para aprofundar, refletir e tornar mais conhecidas as virtudes e a vida de Padre Antônio. Que seu exemplo nos enriqueça e nos ajude há dar cada dia o nosso sim com fé e esperança.

O evangelho deste final de semana apresenta as “Bem-Aventuranças” a partir de São Lucas. O anúncio libertador que Jesus traz é, portanto, uma Boa Nova que enche de alegria os corações amargurados, os marginalizados, os oprimidos. Com o “Reino” que Jesus propõe aos homens, anuncia-se um mundo novo, um mundo de irmãos, de onde a prepotência, o egoísmo, a exploração e a miséria serão definitivamente banidos e onde os pobres e marginalizados terão lugar como filhos iguais e amados de Deus. 

São felizes, no ensinamento do evangelho, aqueles que fundam sua vida em Deus, que constroem a vida conforme os valores do Reino, e não com as propostas do mundo. Jesus nos propõe a realização das Bem-Aventuranças a partir da humildade, simplicidade, solidariedade, mesmo que o mundo nos julgue debilitados. Assim, as Bem-Aventuranças em Lucas nos fazem compreender o projeto de Deus e o projeto dos homens. Se Deus não tiver lugar em nossos projetos caímos na autossuficiência e alienação. Por outro lado, os destinatários das Bem-Aventuranças são os pobres, os famintos, os tristes os sofredores e perseguidos. São esses os que estão abertos a acolher a Boa Nova do Pai trazida por Jesus.

Aos nossos confrades que retomam os trabalhos nas Paróquias, Obras e Casa de Formação sejamos fortalecidos pela vida de oração, pela vida comunitária e fraterna; e através do nosso Apostolado sirvamos a Igreja e ao Reino de Deus com nossa Identidade e Carisma Cavanis.

 

COMUNICADOS

1.CONTINUAMOS nossas orações e preces pelo Padre João da Costa Holanda hospitalizado em Belém no Pará. Seu estado ainda inspira muitos cuidados. Pela intercessão dos nossos Veneráveis Padres Fundadores pedimos a sua recuperação. Neste sentido, comunicamos que a Província está apoiando economicamente a família nas necessidades das quais o plano de saúde não cobre.

2.Agradecemos ao Padre Jorge Luiz de Oliveira que prontamente se disponibilizou a estar com a família do Padre João da Costa Holanda nos primeiros dias de sua internação, bem como visitá-lo no hospital trazendo as informações para Província. Deus o abençoe.

3.Comunicamos ainda que o Conselho Provincial já está vendo a disponibilidade de um Religioso permanecer em Belém no processo de recuperação do Padre João da Costa Holanda. 

4.Neste início de Semana, o Superior Provincial, Padre Adriano Sacardo, estará viajando para Belém a fim de acompanhar a situação do padre João da Costa Holanda e sua família.

5. Parabenizamos a Paroquia São Judas Tadeu de Castro que neste dia 11 de fevereiro celebrou 50 anos de sua fundação. Ao Padre Franco Allen Somensi, Pároco, ao Padre Nelson Luiz Martins e ao todos os fiéis nossos parabéns. Que Deus os abençoe e continuem com perseverança e fé a frente desta comunidade.

6. Nesta semana, entre os dias 14 a 18 de fevereiro, haverá a reunião do Conselho Geral na Itália e peço as orações de todos para este importante momento de comunhão para toda a nossa Congregação. 

 

ANIVERSSARIANTE

- DIA 13 DE FEVEREIRO parabenizamos o Religioso Adriano de Souza pela passagem do seu Aniversário. Que Deus o abençoe com muitos anos de vida e perseverança vocacional. 

 

Padre Adriano Sacardo, CSCh - Superior Provincial

 











www.cavanis.org.br