Dia dedicado a Vida Consagrada e Religiosa
Em carta para o XXVI Dia Mundial da Vida Consagrada, somos exortados a refletir sobre a palavra "participaĆ§Ć£o" ligada ao caminho sinodal.
Publicado em 31/01/2022

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude - “Viu, sentiu compaixão e cuidou...” (Lc 10,33)

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 05/2022

Caros irmãos e irmãs!

Por ocasião do Dia da Vida Consagrada e Religiosa no próximo dia 02 de fevereiro, partilho convosco algumas linhas da Carta do Instituto para Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica.

O convite da Carta para o Dia da Vida Consagrada vem do Sínodo, onde todos somos convidados a fazer parte deste processo de sinodalidade na Igreja: Ninguém deve se excluir ou se sentir excluído deste caminho, ninguém deve pensar isto não me diz respeito. Todos fazemos parte de um grande projeto de amor e neste projeto de amor nos damos conta que outros irmãos e irmãs também caminham conosco. Um dia deram seu sim e colocaram-se a disposição para uma verdadeira comunhão reciproca e de pertença. Neste aspecto, vigiamos sobre as tentações do egoísmo e individualismo, dando lugar a busca da unidade, comunhão e fraternidade.

Uma segunda sugestão da Carta para o Dia da Vida Consagrada e Religiosa é da escuta reciproca. Queridos irmãos e irmãs, que tipo de escuta fazemos em nossas comunidades? Quais irmãos e irmãs realmente escutamos?  A nossa Vida Consagrada e Religiosa necessariamente precisa ser espaço de escuta e diálogo. Neste sentido, somos chamados a criar momentos de partilha e comunhão. Assim, a pessoa se sente pertencente, acolhida e no processo de comprometimento com a vida da comunidade haverá muito mais engajamento e testemunho.

Esse processo de sinodalidade começa dentro de nós diz a Carta:  sabemos que a sinodalidade começa dentro de nós, com uma mudança de mentalidade, de uma conversão pessoal, na comunidade, no lar, no trabalho, em nossas estruturas e depois em nosso Ministério e na missão.  A partir dessa realidade, a comunidade se torna então testemunho e sinal do amor que Deus tem por cada um de nós.  Uma comunidade sinodal acolhe seus membros, suas riquezas e carismas. Bem como, as fadigas e feridas. E assim que amadurece e se fortalece.

    Concluo citando nossas Constituições: os Congregados, segundo o exemplo e ensinamentos dos Fundadores, se dedicam a aperfeiçoar o exercício da caridade para com Deus e para com o próximo, num estilo de vida particular, que a Igreja acolheu e aprovou, reconhecendo como manifestação do Espirito, concedido para o bem comum. (Cont. 1b). Nesta celebração da Vida Consagrada e Religiosa o Espírito Santo nos inspire e fortaleça nossa missão e nos ajude a cada dia a sermos fieis ao nosso Carisma e identidade Cavanis.

    

COMUNICADO

 

  1. A todos os Religiosos e estudantes que retomam as atividades neste tempo, lhes desejo muita perseverança e coragem.
  2. Aos irmãos no ministério que retomam também nas paróquias, obras e casa de formação. Deus vos abençoe e assumamos com confiança e fé esta missão.
  3. Aos irmãos que ainda se encontram em férias, que seja um tempo de descanso, renovação e fortalecimento.
  4. Parabenizamos aos padres da Paróquia São Sebastiao de Ortigueira pela Festa do Padroeiro neste final de semana, Padre Mario Valcamonica e Padre Nelson Martins.
  5. Agradecemos a Deus pela ótima recuperação da saúde do Padre Jonas Barbacovi. Deus o abençoe, saúde e paz.

 

 

ANIVERSARIENTES:

 

  1. DIA 01 DE FEVEREIRO, Parabenizamos o Padre Edemar de Souza, Vigário Provincial, pela passagem do seu Aniversário. Deus o abençoe. Felicidades e muitos anos de Vida.

 

Padre Adriano Sacardo, CSCh - Superior Provincial











www.cavanis.org.br