Acolhemos na Província, Padre Ciro
Ele irá para participar conosco do Encontro Fraterno e do Retiro Anual que acontece durante os próximos dias no Cenáculo Cavanis, Castro-PR.
Publicado em 10/01/2022

Padre Ciro Sicignano, CSCh, atualmente trabalha junto a comunidade Cavanis da paróquia São Marcelino e São Pedro, em Roma, e também é membro do Conselho Geral.

A Vida Religiosa Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude
“Viu, sentiu compaixão e cuidou...” (Lc 10,33)

BOA SEMANA, CAVANIS! - Nº 02 / 2022

Caros irmãos e irmãs,

Neste final de semana temos a alegria de celebrar a festa do Batismo do Senhor.  Esta festa nos coloca dentro do mistério e graça da presença trinitária em nossa vida. “ Enquanto rezava, o céu se abriu e o Espirito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem querer”.  A liturgia deste domingo tem como cenário de fundo o projeto salvador de Deus. No Batismo de Jesus, nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projeto do Pai, Jesus fez-Se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado, empenhou-Se em promover-nos para que pudéssemos chegar à vida plena.

No batismo recebido de João, Jesus inaugura sua ação missionaria publicamente. Ação essa que o levaria ao Calvário. Jesus tem clareza do que vai fazer e qual será a reação das pessoas diante do projeto do Reino. O batismo de João era um batismo de penitência e purificação dos pecados. Isso nos leva a pensar no batismo que recebemos. O batismo que recebemos por sua vez é um sacramento instituído pelo próprio Cristo.

Ao ser batizado nas águas do Rio Jordão, Jesus sente a solidariedade do Pai: “Tu és o meu Filho amado...” e Jesus abraça a missão que o Pai lhe reservou. Na solidariedade do Pai, nosso batismo torna-se fonte de amor eterno. Amor para com o Pai que passa necessariamente no amor aos irmãos e irmãs.  A vinda do Espirito Santo sobre Jesus, significa que ele recebe essa força de  Deu Pai para levar e anunciar a Boa Nova a todos os povos.  

Recebendo o batismo nas águas do Rio Jordão, Jesus manifesta sua docilidade com o Pai e sua generosa solidariedade com os pecadores. Por outro lado, o Batismo nos faz assumir a mesma missão de Jesus. Porque também somos chamados a manifestar a nossa fé, vivendo uma intensa vida na comunidade, sendo uma Igreja viva e participativa. Nesta festa do Batismo de Jesus é momento de renovar as promessas do nosso batismo, tomar cada vez mais consciência da força batismal em nossa vida, assumindo nossa missão na Igreja e na sociedade.

Neste período, peço vossas orações e preces por nossos Religiosos estudantes de Filosofia e Teologia que se encontram em Retiro no Cenáculo Cavanis em Castro. Na terça-feira, à tarde, terá a missa de encerramento do Retiro e Renovação dos Votos dos Religiosos Temporários. Dia 12 terá a Assembleia dos Estudantes assessorada pelo Pe. Braz Elias Pereira. 

Acolhemos em nossa Província o Padre Ciro Sicignano, Conselheiro Geral, que vem da Itália e já se encontra em nossa Província para participar conosco do Encontro Fraterno e do Retiro Anual. Além disso, queremos acolher também Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger que aceitou o convite para pregar nosso Retiro.  

COMUNICADOS

  1. Recordamos que nosso Encontro Fraterno inicia no dia 12, com o Jantar, às 19:00 horas. Por isso, nos esforcemos para estarmos todos presente.
     
  2. No dia 13 teremos um dia de formação sobre o tema da Educação e a Campanha da Fraternidade. A palestrante será a Professora Maria Neusa de Lima Pereira, assessora da Faculdade Católica Cavanis de Novo Progresso, PA.  
     
  3. No dia 14, teremos mais um estudo e aprofundamento sobre os Atos e Propostas do IX Capitulo Provincial; bem como apresentação dos Ofícios e Equipes Provinciais.
     
  4. No dia 15, teremos espaço para conversar e refletir sobre a dimensão econômica e a Organização e programação de nossas Famílias Religiosas.
     
  5. No dia 16 teremos a missa de Abertura do Jubileu dos 250 anos do nascimento do Padre Antônio Ângelo Cavanis, e logo após um dia de Confraternização.
     
  6. No dia 17 começa nosso Retiro. Este ano teremos a presença do Bispo Dom Murilo.
     
  7. No dia 21, ao termino do nosso Retiro, teremos a missa e renovação dos votos aos religiosos perpétuos.  

Com desejos de alegria e paz. Deus abençoe a cada um. Um abraço fraterno. 

Padre Adriano Sacardo, CSCh - Superior Provincial

 











www.cavanis.org.br