Celebramos a Sagrada Família
Rezamos para que o Senhor nos dê a graça de praticar, a exemplo da Santa Família, as virtudes familiares.
Publicado em 26/12/2021

BOA SEMANA, CAVANIS!

Nº 52– 2021

Caríssimos Confrades, Leigos e amigos da Província Antônio e Marcos Cavanis do Brasil. É com grande alegria e Júbilo que celebramos o Natal. “O Povo que andava nas trevas viu brilhar uma grande Luz”, palavras do Profeta Isaias que nos convidam a acolher mais uma vez o Menino Jesus que quer habitar em nosso coração.  O Profeta convida o povo a celebrar alegria e a felicidade, pois Deus vem consolar o seu povo. Jesus Cristo é a Palavra viva e definitiva de Deus que revela aos homens o caminho da salvação. A transformação da “Palavra” em “Carne” (em menino do presépio de Belém) é a espantosa aventura de um Deus que ama e que, por amor, aceita revestir-Se da nossa fragilidade para nos dar vida em plenitude. Neste dia, somos convidados a contemplar, numa atitude de serena adoração, esse incrível passo de Deus, expressão extrema de um amor sem limites. Celebrar o seu nascimento é acolher essa Palavra. 

Neste domingo celebramos a Sagrada Família. Rezamos para que o Senhor nos dê a graça de praticar, a exemplo da Santa Família, as virtudes familiares. Não é fácil, parece mesmo ilusão. Como imitar a santidade de Jesus, o Filho de Maria? Maria estava sem pecado, José era um homem justo, perfeitamente ajustado à vontade de Deus. Em plenitude, nenhuma família pode viver como a Família de Nazaré, bem sabemos! Mas o modelo que nos é apresentado por Lucas é o modelo da família concreta de Nazaré, com o acompanhamento de todas as etapas de crescimento do filho Jesus, com toda a atenção e cuidado de Maria e José, quando Jesus ficou com os doutores no templo. Uma família perseverante e confiante! Assim, a Família de Nazaré torna-se muito próxima de nós. É a mesma missão para as nossas famílias: oferecer a cada filho um lugar de crescimento, um lugar de enraizamento onde a seiva da vida possa buscar a sua força, para que os frutos cheguem à maturidade. É uma tarefa árdua, longa, difícil, com alegrias e tristezas, conquistas e fracassos. Podemos pedir a Jesus, Maria e José para nos acompanharem neste caminho.

Que a celebração do Natal renove nossas forças. Que a Celebração do Natal renove nossa fé. Que a Celebração do Natal renove nossa esperança. Que a Celebração do Natal renove nossa maneira de olhar a vida, de olhar o mundo, de olhar o ser humano e nossos relacionamentos. Que a experiência do Natal reforço nossas atitudes de diálogo, comunhão, fraternidade, unidade e partilhas. E diante do ano que se finda e momento de agradecer por tudo que vivemos, e renovar nossos propósitos para o próximo ano.

Em nome de nossa Província Antônio e Marcos Cavanis do Brasil desejo mais uma vez a todos, um abençoado e Santo Natal e boas festas de final de Ano. Deus vos abençoe.

COMUNICADOS:

- Dia 06 de janeiro, quinta-feira, iniciamos nosso Encontro Fraterno 2022 no Cenáculo Cavanis de Castro com a chegada dos religiosos temporários e seminaristas. No dia 12 de janeiro, iremos acolher os religiosos perpétuos. Vamo-nos organizando para este importante momento na vida da Província e da Congregação. 

ANIVERSARIANTE NA SEMANA: 

- Dia 31/12, sexta-feira, Pe. Rogério Diesel, Reitor do Seminário Internacional de Belo Horizonte, MG. A ele os nossos mais sinceros parabéns.      

Pe. Adriano Sacardo, CSCh - Superior Provincial

        











www.cavanis.org.br