Quero desejar a todos um abençoado e Santo Natal
Que a Celebração do nascimento de Jesus renove em nós o amor, a fé, a alegria e o entusiasmo na Missão.
Publicado em 19/12/2021

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 51– 2021

Caríssimos Confrades, Leigos e amigos da Província Antônio Cavanis do Brasil. Chegamos ao 4º Domingo do Advento nesta caminhada para a celebração do Natal do Senhor.  Neste período, os espaços celebrativos das nossas Igrejas, das nossas casas, das nossas cidades tomam um ar de luz, de alegria e de paz. As músicas natalinas invadem os comerciais das mídias, nas lojas e supermercados. Os carros de sons, shows, cantadas de natal nas praças e pontos turísticos das cidades. As confraternizações, formaturas e encerramentos de atividades marcam também o calendário de muitos.  Nesse ambiente todo, Jesus se aproxima e mais uma vez quer habitar em nossas vidas em nossos corações.

    “Bem-Aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. ( Lc 1,45)

No evangelho deste 4º Domingo do Advento, o evangelista Lucas narra o encontro entre Maria e sua prima Santa Isabel. O texto é conhecido como a Visitação de Nossa Senhora, cujo mistério comtemplamos no segundo mistério gozoso do terço mariano. É o encontro de duas mulheres, portadores de graça e salvação. Maria já traz em seu ventre o Verbo feito Carne, Jesus o Salvador. Isabel, sua prima, traz em seu ventre João Batista, o percursor, aquele que tinha a missão de preparar os caminhos do Senhor. Quando Maria saúda Isabel, a criança pulou de alegria no seu ventre. Sim, a chegada de Jesus traz alegria, enche o povo de esperança, traz vida nova. Aqueles que esperavam a salvação, o Messias, vêm com sentimento de plenitude, felicidade, justiça e paz. Assim, Maria e Isabel, duas mulheres simples e pobres de Israel acolheram a graça de Deus em suas vidas. Por isso, se alegram e louvam as maravilhas que aconteceram em suas vidas.

Por meio desta Boa Semana, antecipadamente, quero desejar a todos um abençoado e Santo Natal. Que a Celebração do nascimento de Jesus renove em nós o amor, a fé, a alegria e o entusiasmo na Missão. Diante do Presépio contemplamos o mistério da encarnação. Que a euforia das compras e a propagando do Papai Noel não ofusque a Celebração Maior: Deus amou tanto o mundo que envio seu filho, para que o mundo seja salvo por Ele.  Esta deve ser a razão de nossa alegria e do nosso testemunho. Como diz a letra de um canto: Natal é vida que nasce. Natal é Cristo que vem. Nós somos o seu presépio e a nossa casa e Belém.  Desejo ainda que a comunhão, a unidade, a fraternidade, o amor, a partilha, o diálogo e a fé em cada um de nós seja sinal da acolhida sempre nova de Jesus que vem ao nosso encontro.

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA 

Dia 19/12. Pe. João Pedro Pinheiro, 12 anos de Ordenação Sacerdotal.

COMUNICADOS:

  1. Recordo a todos que teremos abertura do Jubileu do Padre Antônio Ângelo Cavanis nos dias 15 e 16 de janeiro em Veneza. Porém, teremos em todas as partes territoriais um tríduo de preparação, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro. E no dia 16 de janeiro cada comunidade é convidada a celebrar oficialmente a abertura do Jubileu.
     
  2. O Material do Tríduo será preparado pela equipe Geral e enviado às comunidades.
     
  3. O livreto A Nossa Oração 2022, já está na gráfica para a impressão.
     
  4. A Revista Cháritas também está em fase final. Agradeço a todos que se esforçaram e enviar os materiais.

 

Pe. Adriano Sacardo, CSCh - Superior Provincial

        











www.cavanis.org.br