O que em nossa caminhada precisa ser aplainado?
Quais veredas da minha vida precisam ser niveladas para que de fato eu caminhe para o presépio com ardor, alegria e fé?
Publicado em 06/12/2021

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 49– 2021

Caríssimos Confrades, Leigos e amigos da Província Antônio e Marcos Cavanis do Brasil,

Pelo grande bem que podemos fazer a juventude, exercitemos e acendemos sempre mais uma afeição particular par com ela, impelidos a isso pelo amor que temos a Deus que a ama com afeto especial”. (Padre Antônio Ângelo Cavanis)

É COM GRANDE alegria que chego até cada um de vocês, por meio da Boa Semana, Cavanis. Espero encontrá-los firmes e perseverantes no serviço do Evangelho. “Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria, por causa da vossa comunhão conosco na divulgação do Evangelho” (Fl 1,4-5. Essas palavras de São Paulo extraídas da segunda leitura da Liturgia deste 2º Domingo do Advento, são cheias de significados e sentidos quando pensamos em nosso Ministério e Vocação. A Comunhão nasce da certeza de Cristo e é quem nos reúne.  Em Cristo, o Verbo feito Carne, o Pai nos convida a exercer o seu mistério de amor e doação. Nossos vínculos de diálogo, unidade e fraternidade crescem quando nossa experiência de fé nos aproxima do coração de Cristo, do amor do Pai e nos deixamos iluminar e conduzir pela força do Espirito Santo.

    Neste 2º Domingo do Advento nos encontramos com a figura de João Batista. “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, e endireitai suas veredas”. Este é o grande convite: Preparai. De certa forma nosso mundo de hoje não é diferente de muitas situações do tempo de João Batista. A desigualdade social, altos impostos, a fome, a pobreza, a relatividade dos valores e a vivência de uma fé vazia. Neste contexto, somos chamados à conversão. Que este tempo seja de fato um tempo forte de preparação para o Natal. O que em nossa caminhada precisa ser aplainado? Quais veredas da minha vida precisam ser niveladas para que de fato eu caminhe para o presépio com ardor, alegria e fé?

Neste final de semana acompanhamos com nossas orações os Encontros e Estágios Vocacionais. Os Estágios Vocacionais acontecerão no Seminário Nossa Senhora do Carmo em Novo Progresso, PA e no Seminário Nossa Senhora Aparecida em Realeza. PR. Rogamos ao Dono da Messe que envie operário para sua messe. Que Maria, Mãe das Vocações, interceda por todos aqueles que estão trabalhando nestes encontros.  Aos membros do Serviço de Animação Vocacional desejamos perseverança e entusiasmo neste ministério.

No Cenáculo Cavanis, em Castro, estará acontecendo um acampamento para adolescentes e jovens neste final de Semana. Embora não seja propriamente um Estágio Vocacional, o acampamento jovem em Castro promoverá um espaço de reflexão, encontro e oração. Assim, recordamos do nosso Carisma e Espiritualidade ligados aos Exercícios Espirituais, tão importantes para nossos Fundadores.

Neste tempo de preparação para o Natal, que o Senhor renove as nossas forças e a nossa a fé e que os laços de comunhão e unidade do nosso ideal Cavanis, faça de nossa missão um lugar de graça e santidade.

COMUNICADOS

  1. No dia 08 de dezembro é dia da Imaculada Conceição. Acompanhamos com nossas orações o Padre Milton Freo Tubias, pároco da Paróquia Imaculada Conceição em Belo horizonte, MG. Que este tempo da novena traga ânimo e força para todo povo de Deus.
     
  2. Está acontecendo também em Uberlândia a novena em Louvor a Nossa Senhora de Guadalupe. Acompanhamos com nossas orações o Padre Jonas Barbacovi e o Padre Eduardo Ferrari. Deus abençoe. Grande abraço
     
  3. Neste final de Semana o SUPERIOR PROVINCIAL, PADRE ADRIANO SACARDO E O ECÔNOMO, PADRE FRANCO ALLEM SOMENSI, estarão em visita aos confrades que trabalham em Castelo dos Sonhos e Novo Progreso, PA. Além disso, estarão em Guarantã do Norte tratando sobre os terrenos da Congregação. Nos dias 08 a 12 de dezembro, estarão visitando a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e o Espaço Cavanis, em Uberlândia, MG. 
     
  4. RECORDANDO: Para promover o ano do Jubileu, cada Casa da Criança, Centro Educacional, Escola, Faculdade, paróquias e seminários são convidados a produzir um vídeo de aproximadamente um minuto. Bem como, fotografias que mostram o cotidiano das atividades com crianças, adolescentes e jovens. Esse material deve ser enviado para Veneza até o dia 08 de dezembro. O Tema Escolhido para os vídeos e fotografias e: O Sonho de Padre Antônio Cavanis.
     
  5. Atenção: Os vídeos devem ser realizados na horizontal e em alta-definição (Full HD ou 4K). Não pode ser superior a 01 minuto. Caso precise de mais tempo faça outro vídeo. As fotos estão em alta resolução. Para envia-las, use o e-mail: giubileocavanis@cavanis.org

 

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 03/12/2011, Pe. Maurício Kviatkovski de Lima, missionário Cavanis em Quito, no Equador. 

- Dia 06/12/1987, Pe. Vandir Santo Freo, Pároco da Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR.

- Dia 08/12/1984, Pe. Caetano Ângelo Sandrini, Pároco da Paróquia Santa Luzia de Novo Progresso, PA. 

- Dia 11/12/2010, Pe. Jorje Luis de Oliveira, reitor da Filosofia e Conselheiro Provincial, residente no Seminário Mãe das Escolas de Caridade, Maringá, PR. 

A eles os nossos mais sinceros parabéns com votos de um abençoado ministério sacerdotal em favor do Carisma e da missão Cavanis.  


Pe. Adriano Sacardo, CSCh - Superior Provincial

        











www.cavanis.org.br