Dia mundial das Missões
Quando experimentamos a força do amor de Deus não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos.
Publicado em 25/10/2021

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 43 – 2021

Caríssimos Confrades, Leigos e amigos da Província Antônio e Marcos Cavanis do Brasil,

Que a caridade mútua nos una, o mesmo Espirito nos anime, a vocação nos conforte, a vontade de Deus, a sua glória, o amor à juventude, nos guie e, depois, esperemos suas melhores bênçãos do céu”. (Pe. Marcos Antônio Cavanis).

Estamos acompanhando a abertura do Sínodo em nossas dioceses, paróquias e comunidades.  Uma Igreja toda sinodal: isso não é apenas uma miragem, mas algo a se realizar juntos, sonhar juntos, rezar juntos e participar juntos. Neste sentido, esforçamo-nos nas várias partes onde exercemos nosso ministério para comprometermos nesta dinâmica eclesial. Sejamos, também, instrumentos de sinodalidade: na escuta, na acolhida, no diálogo, na comunhão, na participação e na missão. 

Baixe aqui a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2021

Neste final de semana celebramos o Dia mundial das Missões.  Na carta do Papa Francisco para ocasião do dia Mundial das missões assim se expressa: Quando experimentamos a força do amor de Deus, quando reconhecemos a sua presença de Pai na nossa vida pessoal e comunitária, não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos. Deste enunciando nasce um grande convite a cada um de nós. Ser testemunha de tudo o que o Senhor fez em nossa vida. Nossa vocação e consagração batismal nos convocam a ser missionário, a evangelizar. Por isso, mesmo diante dessa atual situação em que vivemos, a palavra nos interpela à atitudes cada vez mais evangélicas.

A liturgia da Palavra neste dia mundial das missões nos apresenta a cura do cego Bartimeu. Um cego que mendigava a beira da estrada: “Jesus Filho de Davi tem piedade de mim”. Ele mesmo, sem ver fisicamente, reconhece Jesus como àquele que pode lhe curar. O convite de Jesus é desconcertante: Chamai-o. E os discípulos disseram: Levante-te, ele te chama. A missão de Jesus Cristo é a nossa missão: restaurar, libertar, salvar e chamar para o meio. Bartimeu teve mais duas atitudes fundamentais: ele jogou o manto e depois de curado seguiu Jesus pelo caminho. O encontro pessoal com Jesus deve nos transformar e nos tornar discípulos missionários. A nossa disponibilidade ao serviço do Reino nasce assim, então, da nossa gratidão ao amor de Deus por nós.

Nesta semana celebramos a Festa de São Judas Tadeu. Ao pároco Pe. Franco Allen Somensi, ao diácono Herve e ao Pe. Edemar e a toda comunidade de Castro que celebra a novena em honra ao Santo, nossas bênçãos e felicitações.

COMUNICADOS

1. Reforço o apelo a todos que enviem material para confecção da Revista Cháritas. Como de costume, se elabore um texto com fotos sobre a caminhada pastoral e eventos da comunidade. Prazo de entrega até 30 de outubro.

2. Ordenação Presbiteral do diácono Aimé Lukumu kabeya no dia 06 de novembro às 19h30min na Paroquia Santa Maria Mãe de Misericórdia em Belo Horizonte, MG. 

3. Já foi enviado para cada confrade os Atos e Propostas do IX CAPITULO PROVINCIAL. Neste período é importante que se estude pessoalmente e em família religiosa, pois precisamos nos engajar e nos comprometer na prática deste conteúdo.

4. Na semana que passou tivemos uma reunião online entre os Superiores de cada Areia Territorial, juntamente com Superior Geral. O objetivo da reunião foi a carta recebida da equipe organizadora do Sínodo de 2023. Nesta carta, se pede a contribuição do nosso Instituto no processo de escuta. Neste sentido, estaremos encaminhando para cada Família Religiosa o material a ser trabalhado. O prazo de entrega será janeiro de 2022, onde serão caminhados ao Conselho Geral para uma síntese.

5. REUNIÃO NA PROVÍNCIA EM NOVEMBRO: Dia 09 pela manhã Diretores Executivos, à tarde Formadores (online) e dias 10 e 11 Conselho Provincial em Castro, presencial. 

Pe. Adriano Sacardo, CSCh - Provincial











www.cavanis.org.br