Sínodo 2023
É chegada a hora das Igrejas locais iniciarem sua caminhada: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão“.
Publicado em 17/10/2021

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 42 – 2021

Caríssimos Confrades, Leigos e amigos da Província Antônio e Marcos Cavanis do Brasil,

Que a caridade mútua nos una, o mesmo Espirito nos anime, a vocação nos conforte, a vontade de Deus, a sua glória, o amor à juventude, nos guie e, depois, esperemos suas melhores bênçãos do céu”. (Pe. Marcos Antônio Cavanis).

Estamos na terceira semana do mês de outubro. O mês de outubro nos convida sempre a refletir sobre o tema da missão. O que é ser missionário? Como viver a nossa missão de batizados e batizadas? Como viver a nossa missão Cavanis de acolher, educar e evangelizar as crianças, adolescentes e jovens?

Neste dia 17 outubro inicia em todas as dioceses a preparação para o Sínodo dos bispos do ano de 2023. É um processo de escuta de todas as Igrejas Particulares. O convite é escutar, refletir e celebrar sobre o tema: Uma Igreja toda sinodal: Comunhão, participação e Missão. Tendo como base o livro dos Atos dos Apóstolos, como modelo de eclesiologia. Assim se expressa o Papa Francisco: Quando falamos de uma Igreja sinodal não podemos contentarmos com a forma, mas temos necessidade também de substancia, instrumentos de estruturas que favorecem o diálogo e a interação no Povo de Deus, sobretudo entre sacerdotes e leigos.

A igreja sinodal apresentada pelo Papa Francisco é um lugar aberto, onde todos se sintam em casa e possam participar. O sínodo nos oferece a oportunidade de nos tornarmos uma igreja da escuta: uma igreja da proximidade que estabeleça, não só por palavra, mas com a presença, maiores laços de amizade com a sociedade e o mundo. O Protagonista do sínodo é o Espirito Santo.  Portanto, saber acolher as inspirações, a diversidade e a novidade do evangelho a cada dia também é um caminho de participação.

O convite que faço é que nós também participamos deste processo junto com nossas dioceses e comunidades eclesiais. Com certeza, um tempo de escuta, partilha e comunhão nos ajudará a crescer e amadurecer nosso ministério e nossa consagração.

O evangelho deste domingo nos apresenta o episódio dos apóstolos João e Tiago, filhos de Zebedeu. Os mesmos recorrem a Jesus a fim de alcançar o primeiro lugar no grupo. Jesus nos mostra o caminho da Cruz e da sua paixão como processo de compreender o Reino de Deus. O desejo de poder e privilégio presente no coração dos discípulos de Jesus vão à contramão do ideal apresentado por Jesus. A vida vale pela doação, pela entrega generosa, como dom de amor e de serviço. E de fato, os discípulos vão amadurecer na missão, vão assumir com liberdade o anúncio do Evangelho e testemunhá-lo com a própria vida. 

Recordo ainda a importância de acolher, estudar e aprofundar os Atos e Propostas do nosso Capitulo Provincial que estão sendo editados. Pois será a partir deles que iremos caminhar no próximo triênio. Sugiro que na medida do possível as famílias religiosas se reúnam para aprofundar juntos.

Neste final de semana estou visitando a Família Religiosa Nossa Senhora Aparecida: Seminário Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Cristo Rei e Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Deus vos abençoe. Conto com vossas orações.

 

COMUNICADOS

  1. Reforço o apelo a todo que enviem material para confecção da nossa Revista Cháritas. Como de costume, se elabore um texto com fotos sobre a caminhada pastoral e eventos da comunidade, especialmente no campo da educação. O prazo de entrega é até 30 de outubro.
     
  2. Ordenação Presbiteral do diácono Aimé Lukumu kabeya no dia 06 de novembro às 19h30 na Paroquia Maria Mãe de Misericórdia em Belo Horizonte.

 

ANIVERSARIANTES NA SEMANA

  1. DIA 19, TERÇA FEIRA. Pe. Milton Cesar Freo Tubias, pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Belo Horizonte. Parabéns. Deus abençoe.
     
  2. DIA 20, QUARTA FEIRA, Pe. Brás Elias Pereira, Reitor e Pároco do Santuário e Paróquia Santa Rita de Cássia de Maringá. Parabéns. Deus abençoe.
     
  3. DIA 22, SEXTA FEIRA, Pe. Paulo Oldair Welter, membro do Conselho Geral. Parabéns. Deus abençoe.

 

Pe. Adriano Sacardo, CSCh - Provincial











www.cavanis.org.br