O mês de setembro é dedicado à Palavra de Deus
A palavra de Deus na vida de cada um de nós precisa ser alimento diário.
Publicado em 06/09/2021

https://www.cnbb.org.br/edicoes-cnbb-lanca-o-texto-base-e-os-encontros-biblicos-para-o-mes-da-biblia-2021/

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 35 – 2021

Caríssimos Confrades, Leigos e amigos da Província Cavanis do Brasil,

Que a caridade mútua nos una, o mesmo Espirito nos anime, a vocação nos conforte, a vontade de Deus, a sua glória, o amor à juventude, nos guie e, depois, esperemos suas melhores bençãos do céu”. (Pe. Marcos Antonio Cavanis).

O mês de setembro é dedicado à Palavra de Deus. A palavra de Deus na vida de cada um de nós precisa ser alimento diário. Embora vivemos em realidades diferentes, a mesma missão, somos chamados há dar um tempo diário à escuta, meditação e a leitura orante. Esta atitude fortalece a nossa comunhão com Deus, ilumina nossa missão e sustenta nossa Fé. Para nossos Fundadores a Palavra de Deus e a leitura espiritual alimentam o espírito de oração porque fazem crescer o gosto pelas coisas de Deus. 

A Palavra de Deus, sempre eficaz, nos levava à ação transformadora da sociedade, por meio da educação e da instrução da juventude, transformará a palavra meditada e assimilada em palavras humanas em ensinamentos e sabedoria sempre com suavidade. A Palavra de Deus para os Cavanis, mais que um livro, é uma Pessoa: Jesus, verbo encarnado do Pai. Anunciamos a Palavra porque nos sintamos enviados a anunciar. Portanto, não percamos a oportunidade de renovar nosso compromisso, diante da Palavra de Deus como fonte de vida nova.

    Concluindo minha visita pastoral aos confrades em Belo Horizonte, nas Paróquias: Imaculada conceição e Seminário Internacional de Teologia. Padre Milton Freo e Padre Paulo Oldair Welter, bem como todos os religiosos. Na Paróquia Maria Mãe de Misericórdia: padre Silvestre Selunk. Foram momentos de partilha, escuta e acolhida; como momentos de oração e celebração. No último dia 31 de agosto tivemos na capela do Seminário Internacional a missa com a renovação dos votos dos religiosos: Aristide Nzeza Ntangi, Daniel Monsengo Pasinya e Hermam Ngwini Nkumu. Na Paróquia Imaculada Conceição tive a oportunidade de conhecer um Projeto Social de iniciativa de voluntários da comunidade: “Existe alguém no meu caminho”. Um grupo de voluntario. A maioria é jovem que preparam e distribuem alimentos, cobertores e cestas básicas à população de Rua de Belo horizonte.

    Na paróquia Mãe de Misericórdia, visitei também a Casa da Criança ou a creche Santo Antônio. Aos poucos o trabalho está voltando com atendimento às crianças. É um trabalho realizado com muita responsabilidade, cuidado e carinho pelos educadores, coordenação e os religiosos. Algumas adaptações forma feitas e outras necessitam fazer para atender as exigências do Estado e acolher cada vez melhor.

    Na próxima semana, nos dias 8 e 9 de setembro, teremos a reunião do Conselho Provincial. A reunião acontecera no Seminário Mãe das Escolas de Caridade em Maringá. Neste sentido, recordo aqueles irmãos que desejarem enviar algum pedido ou carta, por gentileza até o dia 7 de setembro.

    Por fim, agradeço acolhida fraterna dos religiosos de Belo Horizonte: Padre Milton, Padre Paulo e Padre Silvestre por esses dias de convivência. Deus vos abençoe, que creçamos cada vez mais em nossa comunhão e unidade.

 

COMUNICADOS

  1. Nos dias 08 e 09 de setembro acontecerá a segunda reunião do Governo Provincial no Seminário Mãe das Escolas de Caridade em Maringá, PR.
     
  2. Dias 13 a 18 de setembro haverá a Assembleia Geral da Congregação online. Colocamos em nossas orações.
     
  3. Dias 20 a 24 de setembro haverá a reunião do Conselho Geral em Roma.

 

Fraternalmente, 
Padre Adriano Sacardo, Superior Provincial











www.cavanis.org.br