Celebramos o dia das vocações Leigas na Igreja
São tantos ministérios, carismas, pastorais e movimentos em nossas comunidades...
Publicado em 23/08/2021

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 33 – 2021

    Caríssimos Confrades, Leigos e amigos da Província Cavanis do Brasil,

Que a caridade mútua nos una, o mesmo Espirito nos anime, a vocação nos conforte, a vontade de Deus, a sua glória, o amor à juventude, nos guie e, depois, esperemos suas melhores bençãos do céu”. (Pe. Marcos Antonio Cavanis).

    Neste quarto domingo de agosto, dia 22 de agosto, celebramos o dia das vocações Leigas na Igreja.  São tantos ministérios, carismas, pastorais e movimentos em nossas comunidades. Como diz São Paulo: “Embora sendo muitos carismas, e o mesmo espirito de Deus que move a todos”. Neste sentido, acolhendo todos os diferentes dons e carismas, partilhamos e nos enriquecemos. Em nosso ministério apostólico, precisamos cada vez mais valorizar, acolher e apoiar os leigos que por amor e vocação, se entregam sem medidas nas mais diversas realidades de serviço na comunidade.

    O evangelho deste domingo nos provoca: “A quem iremos senhor? Só tu tes palavras de vida eterna”. Jesus sempre deixou claro que para ser seu discípulo era preciso tomar a cruz e segui-lo. Quando Jesus apresenta seu projeto de vida e o anúncio de sua paixão muitos já o deixam de segui-lo. Suas palavras são exigentes e comprometedoras: “Vos também quereis ir embora?” Jesus conheciam aqueles que o seguiam. Ele sabia quem não acreditava nele. Para Jesus, o importante não era o número, mas a capacidade de escutar, viver e anunciar o evangelho. É preciso entregar a vida. Vivemos em um mundo que oferece tantas propostas diferentes do evangelho que corremos o risco de relativizar. No mundo virtual, muitos adoçam e romantizam os valores do evangelho para conseguir seguidores. Diante de tantas realidades que nos interpelam, aquém iremos? Os valores evangélicos de pobreza, obediência e castidade parecem muito duro. As exigências das normas e deveres parecem nos tirar a liberdade. As exigências da vida fraterna, espiritual, apostólica e comunitária parecem sem sentido. A quem iremos Senhor?

    No próximo dia 25 de agosto celebramos a festa de São José de Calazans. São José de Calazans foi escolhido por nossos fundadores como Patrono de nossas escolas. Seu exemplo de entrega e dedicação à educação de crianças e jovens impulsionou também Antônio e Marcos Cavanis e até hoje inspira muitas congregações que se dedicam a formação e educação da juventude. Celebramos com zelo e devoção essa festa. Que seu exemplo de fé, perseverança e fidelidade nos encham de entusiasmo em nossa Missão.

    Finalizo esta carta acolhendo mais uma vez o Padre Brás Elias Pereira e o Padre Rogerio Diesel em nossa Província. Sejam bem-vindos. Deus vos abençoe!

COMUNICADOS

  1. Nos dias 25, 26 e 27 acontecerá na Paróquia Cristo Rei de Realeza, o Tríduo em preparação à Ordenação Diaconal do Religioso Jude Herve Tomanzondo Balando.
     
  2. No dia 28 de agosto, sábado, às 19h, na Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR, acontecerá a Ordenação Diaconal do Religioso Jude Herve Tomanzondo.
     
  3. Dos dias 21 a 28 de agosto estarei visitando a Família Religiosa Nossa Senhora Aparecida no Sudoeste do Paraná, participando assim também da preparação da Ordenação diaconal do religioso Jude Herve.
     
  4. Nos dias 08 e 09 de  setembro   acontecerá   a   segunda   reunião   do   Governo Provincial no Seminário Mãe das Escolas de Caridade em Maringá, PR.
     
  5. No dia 31 de agosto, terça-feira, os religiosos Daniel, Aristide e Hermann renovarão seus votos no Seminário Internacional de Belo Horizonte, MG, com a presença do Superior Provincial, Pe. Adriano Sacardo.

Fraternalmente,
Padre Adriano Sacardo, CSCh - Superior Provincial











www.cavanis.org.br