A paternidade é um dom de Deus
Neste último final de semana, dentro do mês vocacional, celebramos o dia dos pais.
Publicado em 09/08/2021

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 31 – 2021

Caríssimos Confrades, Leigos e amigos da Província Antônio e Marcos Cavanis do Brasil,

Que a caridade mútua nos una, o mesmo Espirito nos anime, a vocação nos conforte, a vontade de Deus, a sua glória, o amor à juventude, nos guie e, depois, esperemos suas melhores bençãos do céu”. (Pe. Marcos Antonio Cavanis).

Neste último final de semana, dentro do mês vocacional, celebramos o dia dos pais. A paternidade é um dom de Deus e ao mesmo tempo uma vocação. São José é apresentado como modelo de paternidade. Homem de fé, justo e zeloso no cuidado da família e do trabalho. Ao aceitar o convite para acolher Maria em sua casa, José assumiu ser o pai adotivo de Jesus. E na carpintaria de Nazaré Jesus aprendeu a dignidade e responsabilidade do trabalho. Por isso, benditos são os pais que descobrem o verdadeiro sentido da Paternidade e fazem dela um propósito de vida.

Iniciamos também a Semana da Família. Este ano a CNBB nos propõe o tema “Alegria do amor na família”. A intenção é celebrar o Ano Família Amorins Laetitia, iniciado no dia de São José (19 de março), convocado com o objetivo de marcar os cinco anos da exortação apostólica do Papa Francisco, fruto de dois sínodos sobre a família. Este tempo é oportunidade de fomentar a presença da Pastoral Familiar e Movimentos afins em nossas comunidades. Dentro do mês vocacional, refletir, celebrar e descobrir cada vez mais os valores, e a missão da família na igreja e na sociedade. Nossos Fundadores, Antônio e Marcos Cavanis, sempre enfatizaram a importância da família, na formação das crianças, adolescentes e jovens.

Neste início deste mês tive a oportunidade de realizar minha primeira visita pastoral como Superior Provincial. Dos dias 29\07 a 04\08 visitei as Paroquias: Santa Luzia, na cidade de Novo Progreso e a Paroquia Santo Antônio de Pádua no distrito de Castelo dos Sonhos, Estado do Pará. Nesta ocasião, pude conhecer a realidade e o trabalho de nossos confrades junto a estas comunidades. Além disso, visitei a Faculdade Católica Cavanis e o Seminário Nossa Senhora do Carmo.  Foi a primeira vez que visitei essa região e acredito ser um vasto campo missionário, também na dimensão do nosso Carisma e Apostolado. Muito obrigado aos confrades: Pe. José Viani, Pe. Caetano Ângelo Sandrini, Pe. Adenilson Alves Souza, Pe. Josoé Francisco Zanon, Pe. João Pedro Pinheiro, o religioso Adelir Pereira da Silva Morais e o Ir. Daniel Maciel Domingues. Muito obrigado pela acolhida, partilha e comunhão.  Deus vos abençoe.

COMUNICADO:

Rezamos pelas ordenações diaconais dos nossos religiosos perpétuos Hervé Koto Mbuta que será no dia 14 de agosto, sábado, às 19h, na Paróquia São Judas Tadeu de Castro e Jude Hervê Tomanzondo Balando que será no dia 28 de agosto, sábado, às 19h, na Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR. Que eles possam se preparar bem para o serviço e ordem diaconal, contando com nossas orações.

 

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

Parabenizamos o Padre Irani Luiz Tonet, ecônomo Geral, pela passagem do seu aniversário no próximo dia 08 de agosto.

 

Fraternalmente,

Padre Adriano Sacardo, CSCh - Superior Provincial











www.cavanis.org.br