Carta aos jovens
Jovens, lembramos mais uma vez que somente existimos como Cavanis porque temos um Carisma que nos valida como tal: a educação cristã da juventude.
Publicado em 25/07/2021

Queridos jovens! Saudações cordiais!

Por meio desta carta gostaríamos de vos dirigir algumas palavras de ânimo e motivação à luz do 9º capitulo provincial que ocorreu na cidade de Castro, PR, entre os dias 16 e 21 de julho, com a presença do superior geral, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa e mais 15 capitulares. Tivemos como tema: “A vida consagrada Cavanis a serviço da fraternidade e educação cristã da juventude”, e o Lema, “viu, sentiu compaixão e cuidou...” (Lc10, 33).

 

Asseguramos a vocês que além de todas as reflexões e trabalhos, próprios do capitulo, a juventude sempre esteve presente, pois ela representa a essência e nosso jeito de ser Cavanis. Neste espírito, recordamos vossa bela caminhada junto às nossas paróquias, obras, grupos de jovens e demais atividades desenvolvidas, e reafirmamos o nosso compromisso de caminharmos juntos, no ver, no sentir compaixão e no cuidar.

 

As dificuldades dos tempos atuais, acrescidas pela pandemia, estão acarretando muitos sofrimentos em nosso povo: depressão, ansiedade, tentativas de suicídio, entre outros, e os jovens são os mais afetados.  Diante desta realidade de sofrimento, o capítulo nos levou a refletir sobre as dores da juventude e a cuidar das suas feridas a exemplo do Bom Samaritano que “Viu, sentiu compaixão e cuidou... (Lc10, 33)”.

 

Jovens, lembramos mais uma vez que somente existimos como Cavanis porque temos um Carisma que nos valida como tal: a educação cristã da juventude. Assim afirmavam nossos Fundadores: “A nossa missão de educação paterna aos jovens e as crianças só acabará quando acabarem suas necessidades”. Eles doaram-se totalmente à causa das crianças e dos jovens e foram reconhecidos pela Igreja como “Verdadeiros Pais da Juventude”. Cabe a nós, Cavanis de hoje, levar em frente esta bela, grande e desafiadora missão.    

Agradecemos mais uma vez a vocês, jovens, pela presença em nossas vidas e em nossas atividades, e desejamos uma ótima caminhada ao longo desse novo triênio, nos grupos de jovens, nas paróquias e comunidades. Que Cristo sempre seja vossa inspiração e vossa força e que vosso exemplo de participação e entusiasmo possa atrair outros jovens. Recebam as benções de Deus em suas vidas, pela intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Padres Antônio e Marcos Cavanis.

Paternalmente,

Religiosos Capitulares - Castro, 21 de julho de 2021.                            




PDF - Carta aos jovens


PDF - Carta aos jovens






www.cavanis.org.br