Padre Adriano Sacardo, CSCh, ordenado dia 16/12/2006
Conheça uma breve biografia do Provincial eleito que se encontra no livro de testemunhos dos religiosos Cavanis da Província.
Publicado em 19/07/2021

Padre Adriano Sacardo, CSCh.


“Pela graça de Deus sou aquilo que sou”. Nasci no dia 21 de novembro de 1975 na cidade de Medianeira, PR. Sou filho de VitalinoSacardo e Orides Maria Garcia da Rocha. Fui batizado no dia 08 de fevereiro de 1976 em Medianeira e Crismado no dia 10 de novembro de 1991, na cidade Presidente Stroessner, no Paraguai. Sou filho caçula de uma família humilde, trabalhadora e muito católica. Minha formação religiosa se deu nesta ambiente, onde recebi os alicerces da fé através da caminhada comunitária, principalmente no Paraguai.

De volta ao Brasil, minha família foi morar na cidade de Serranópolis do Iguaçu, e ali conheci a Congregação Cavanis na cidade de Realeza, PR. Fiz o estagio vocacional do final do ano de 1991 e no dia 17 de fevereiro de 1992, ingressei no Seminário Nossa Senhora Aparecida, de Realeza, cursando a antiga 5a série. Conclui o ensino fundamental neste seminário e no ano de 1996 fui transferido para o Seminário Santa Cruz, de Castro, para fazer o ensino médio, dentro do próprio seminário.

Depois de três anos de estudo fui aprovado para fazer a experiência do noviciado no ano de 1999 na cidade de Ponta Grossa, no noviciado Nossa Senhora do Carmo. Após um ano de experiência de Deus e do Carisma da Congregação, no dia 30 de janeiro de 2000, fiz minha primeira profissão religiosa na cidade de Ponta Grossa, PR. No mesmo ano, iniciei o curso de filosofia no IFITEMI de Ponta Grossa, concluindo no ano de 2002. No ano seguinte, fui transferido para o Instituto de Teologia de Belo Horizonte, onde cursei teologia no ISTA, Instituto Santo Tomás de Aquino durante quatro anos.

Após cinco anos de renovação de votos e de ter experimentado profundamente a ação de Deus na minha vida, no dia 30 de julho de 2005, professei solenemente os votos de Castidade, Pobreza e Obediência, na Paróquia Cristo Rei, de Realeza, PR. Continuando meus estudos, no dia 26 de março de 2006, fui ordenado diácono na paróquia São Judas Tadeu, de Castro, PR. No mesmo ano, no dia 16 de dezembro, na Capela São Sebastião, Município de Serranópolis do Iguaçu, fui ordenado padre pela imposição das mãos do Bispo de Foz do Iguaçu e na presença dos meus familiares, confrades e a comunidade presente.

Após a ordenação fui designado para trabalhar no Seminário Santa Cruz, de Castro, onde permaneci até o final do ano de 2007. Por necessidade da Província, nos anos de 2008 e 2009, assumi como Administrador Paroquial a Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR. Nos anos de 2010 a 2012 fui nomeado Reitor do Seminário Irmãos Cavanis em Uberlândia, MG, trabalhando com a etapa da Filosofia e exercendo o trabalho de vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.

No ano de 2013 os religiosos de filosofia foram transferidos para o Instituto Teológico Cavanis de Belo Horizonte e eu fui nomeado reitor do Instituto, sendo auxiliado pelo Pe. Antônio Paulo Vieira Sagrilo. No ano seguinte fui designado a trabalhar na cidade de Realeza, PR, assumindo como Administrador Paroquial a Paróquia Cristo Rei, de Realeza. No ano de 2016, assumi como Pároco a Paróquia Cristo Rei e atualmente (desde 2020) era o Reitor do Santuário Santa Rita de Cássia em Maringá. Sinto-me feliz por fazer parte desta Família Cavanis e nela ela quero continuar dando a minha vida pela causa das juventudes.

Trecho do livro de testemunhos dos religiosos Cavanis da Província

 











www.cavanis.org.br