Agradeço a Deus, aos confrades e aos leigos...
Na condição de Provincial transcrevo o meu último informe semanal. Agradeço a Deus, aos confrades, aos leigos e colaboradores, pelo apoio e orações ao longo destes anos no serviço
Publicado em 18/07/2021

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 28 – 2021
Dias 16 a 21 – IX CAPÍTULO PROVINCIAL / Dia 22 – Santa Maria Madalena / Dia 23 – Santa Brígida, Religiosa

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

A Província Cavanis do Brasil está vivendo os dias do IX Capítulo Provincial que teve seu início no dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, com previsão de termino no dia 21 de julho, quarta-feira, podendo se prolongar caso necessário. O capítulo teve seu início com um dia de retiro pregado por Dom Sergio Arthur Braschi, Bispo da Diocese de Ponta Grossa. Após o retiro, em clima de oração e sigilo, deram-se início aos trabalhos e todos os protocolos próprios do Capitulo. Diariamente estão sendo postadas fotos no site da Província a fim de informar como está o andamento do Capítulo. Informo que ainda não foi realizada a eleição do novo Superior Provincial e seu conselho, mas deverá ocorrer no início da semana, em clima de muita oração e expectativa, contando com as orações de todos os confrades e leigos.

Como já sabemos, o IX Capítulo Provincial está refletindo o tema: “A Vida Consagrada Cavanis a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude”, com o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou...” (Lc 10,33). Encima deste tema e deste lema será projetado os próximos três da caminhada da Província, onde religiosos e leigos, em comunhão e diálogo, procurarão viver os atos, projetos e propostas, pautados na compaixão e misericórdia, em favor da fraternidade e educação cristã da juventude. Lembro que o Projeto Educativo Cavanis (PEC) está fundamentado nos evangelhos e na pessoa do próprio Cristo, o Mestre por excelência. Por isso a preocupação Cavanis de educar a “mente e o coração” das crianças, adolescentes e jovens, tendo um embasamento cristão e não apenas embasados em dados da ciência.

Desde já agradecemos os votos de um bom capítulo e as orações de toda a nossa Congregação, de muitas dioceses e arquidioceses, de congregações religiosas e Institutos que escreveram dizendo estar rezando pelo bom êxito do Capítulo. A todos nosso muito obrigado e que possamos continuar contando com vossas orações ao longo destes dias, pois sem ela podemos errar o alvo, não escutar a voz do Espírito e tampouco fazer a vontade de Deus. Por isso que diariamente nós rezamos esta jaculatória: “Seja feita, louvada e eternamente exaltada à justíssima, à altíssima e amabilíssima vontade de Deus em todas as coisas”.

Aproveito também, neste momento, para agradecer a Deus, aos confrades da Província e da Congregação, aos leigos e colaboradores, pelo apoio e orações que pude contar ao longo destes anos no serviço de Provincial à frente da Província. Esta é minha última Boa Semana que vos escrevo. Acredito que o próximo Provincial se encarregará de dar continuidade, do seu jeito e sua inspiração, nas comunicações internas e externas da Província, para manter a comunhão com os frades, com os leigos e todo o povo de Deus. Aproveito também para me desculpar a todos pelas minhas fraquezas e limitações. Caso tenha magoado ou ferido alguém neste serviço, recebam minhas desculpas com votos de fraternidade e amizade que procurei cultivar ao longo destes anos. Que a encíclica “Fratelli tutti”, do Papa Francisco, seja nossa inspiração no compromisso de “construirmos pontes e não murros” com os confrades, com os leigos e, principalmente, com nossas crianças, adolescentes e jovens, aos quais somos chamados a educá-los com amor paterno a exemplo dos nossos Fundadores. Ficamos unidos na oração como verdadeira “Família Cavanis”. Muito obrigado a todos.

COMUNICADOS:

  • Rezamos pelas ordenações diaconais dos nossos religiosos perpétuos Hervé Koto Mbuta que será no dia 14 de agosto, sábado, às 19h, na Paróquia São Judas Tadeu de Castro e Jude Hervê Tomanzondo Balando que será n o dia 28 de agosto, sábado, às 19h, na Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR. Que eles possam se preparar bem para o serviço e ordem diaconal, contando com nossas orações.

 

ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 23/07/2016, sexta-feira, Pe. Rodrigo Duarte, formador do aspirantado no Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza, PR.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e paz e um frutuoso ministério sacerdotal em favor do Carisma e Missão Cavanis.

 Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de “Santa Maria Madalena”, da Mãe das Escolas de Caridade e de nossos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Padre Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br