Como nasceram os Capítulos?
A reunião dos monges beneditinos começa com a leitura de um capítulo da "Regra de São Bento" e passou a ser chamada de "capítulo"...
Publicado em 16/07/2021

Sala de atividades do IX Capítulo da Província Cavanis do Brasil.

Como nasceram os Capítulos?

Acredita-se que a palavra seja derivada dos capítulos do livro de regras de São Bento. É costumeiro que monges ou freiras beneditinos se reúnam diariamente para discutir os assuntos do mosteiro ou convento, ouvir formações, receber instruções do superior(a); como a reunião começa com a leitura de um capítulo da "Regra de São Bento", a muitos anos atrás ela passou a ser chamada de "capítulo", e o local onde é realizada, "sala do capítulo".

Capítulos gerais foram oficialmente instituídos no IV Concílio de Latrão, em 1215.

Capítulo geral designa uma assembléia geral de uma ordem ou congregação, geralmente congregando representantes de todos as regiões onde atuam. De maneira similar, um capítulo provincial reúne representantes de uma província eclesiástica, em nosso caso nossas comunidades do  Brasil.

De acordo com suas normas de organização, nossa Congregação, além do Capítulo geral (a cada 6 anos), realiza também os capítulos provinciais (a cada 3 anos).











www.cavanis.org.br