BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 26 – 2021
Como Igreja, Congregação e Província, colocamo-nos abertos à graça de Deus e que possamos testemunhar a fé Cristo a exemplo de Pedro e Paulo.
Publicado em 04/07/2021

Chácara de retiros Cenáculo Cavanis em Castro-PR, local onde irá acontecer o IX Capítulo Provincial.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 26 – 2021
Dia 04 – SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO – DIA DO PAPA / Dia 06 – Santa Maria Goretti / Dia 09 – Santa Paulina / Dias 16 a 21 – IX CAPÍTULO PROVINCIAL

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao primeiro domingo de julho de 2021. Iniciamos o segundo semestre, na Igreja do Brasil, alegrando-nos com a Solenidade de São Pedro e São Paulo, as duas colunas da Igreja de Roma, ambos coroados com o martírio, Pedro pela cruz e Paulo pela espada. Também nos aproximamos da celebração do nosso IX Capítulo Provincial que será celebrado entre os dias 16 a 21 de julho no Cenáculo Cavanis de Castro, com o tema: “A VIDA CONSAGRADA CAVANIS A SERVIÇO DA FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO CRISTÃ DA JUVENTUDE”, com o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou...” (Lc 10,33). Como Igreja, Congregação e Província, colocamo-nos abertos à graça de Deus e que possamos testemunhar a fé Cristo a exemplo de Pedro e Paulo.

Pedro e Paulo foram martirizados em Roma por volta do ano 64 d.C. Pedro e Paulo são os últimos elos que nos unem e nos ligam a Jesus. São eles que fizeram com que a fé em Cristo fosse sedimentada na vida dos cristãos e nas comunidades por eles fundadas, especialmente Paulo. Pedro continua sendo a rocha onde Cristo edifica sua Igreja. Ele foi o escolhido para ser o continuador da missão iniciada por Cristo. Este encargo dado a Pedro e a seus sucessores não é honorífico, mas serviço. Por isso, que também hoje celebramos o DIA DO PAPA, rezando e pedindo a Deus pelo nosso Papa Francisco, homem escolhido por Deus para ser o rosto de sua misericórdia aqui na terra, conduzindo sua Igreja com muito amor, ternura e compaixão.

Pelo testemunho destes dois apóstolos, pelo serviço que realizam em nome de Cristo, pela fé que eles fundaram juntamente com os outros apóstolos, podemos experimentar a imensa gratuidade divina. O itinerário de vida de cada um deles é feito de uma história de simplicidade como nos aponta Jesus e o nosso Papa Francisco, pois Pedro era um homem simples, pescador do Mar de Tiberíades; Paulo, que defendia com tanta firmeza suas concepções judaicas, torna-se fervoroso e intenso defensor e propagador do Evangelho de Cristo. Portanto, inspirados neles, devemos testemunhar a mesma verdade de Cristo para nossos dias, vivendo vida de comunidade, comprometendo-nos com os valores do evangelho que resgatam a vida onde há morte de tantas formas e modos. Pedimos a intercessão de São Pedro e São Paulo por nossa Igreja, na pessoa do Papa Francisco que hoje celebramos o seu dia, pela nossa Congregação que se torna cada vez mais missionária e por nossa Província que se prepara para celebrar um importante passo na sua história com o IX Capítulo Provincial. Desejo também a todos um abençoado segundo semestre com as mais ricas bênçãos de Deus.

COMUNICADOS:

  • Rezamos pelas ordenações diaconais dos nossos religiosos perpétuos Hervé Koto Mbuta que será no dia 14 de agosto, sábado, às 19h, na Paróquia São Judas Tadeu de Castro e Jude Hervê Tomanzondo Balando que será n o dia 28 de agosto, sábado, às 19h, na Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR. Que eles possam se preparar bem para o serviço e ordem diaconal, contando com nossas orações.
  • Na Solenidade de São Pedro e São Paulo, parabenizamos nossas Paróquias e Comunidades que os trazem como Padroeiro, lembrando-se da Paróquia São Sebastião de Ortigueira que traz São Pedro como co-padroeiro. Também parabenizamos todos os nossos confrades que trazem o nome de Pedro e Paulo, seus onomásticos.
  • Agradecemos a Deus por nossos religiosos de filosofia e teologia, seminaristas que encerraram seus estudos deste primeiro semestre e neste período fazem pequenas experiências de pastorais e descansam para o segundo semestre.

 

ANIVERSARIENTE DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 09, sexta-feira, Pe. João da Costa Holanda, Ecônomo, Vigário Provincial e Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa, PR.

A ele os nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e paz por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e nossos Veneráveis Fundadores.

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 03/07/1993, sábado, Pe. José Valdir Siqueira, missionário Cavanis em Timor Leste, Ásia.

- Dia 04/07/1998, domingo,  Pe. Edemar de Souza, Provincial, residente na sede provincial em Castro, PR.

- Dia 09/07/1995, sexta-feira, Pe. Martinho Paulus, missionário Cavanis e Superior Regional Andino.

- Dia 10/07/2010, sábado, Pe. Aparício Carneiro Filho, em experiência na Marinha do Brasil no Rio de Janeiro.   

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e paz e um frutuoso ministério sacerdotal em favor do Carisma e Missão Cavanis.

 Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de “Santa Paulina”, da Mãe das Escolas de Caridade e de nossos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Padre Edemar de Souza, CSCh - Provincial











www.cavanis.org.br