Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
O Sagrado Coração de Jesus é a misericórdia eterna do Pai.
Publicado em 07/06/2021

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 22 – 2021
Dia 09 – SÃO JOSÉ DE ANCHIETA / Dia 11 – SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS / Dia 12 – IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao primeiro domingo do mês de junho, dedicado aos Sagrados Corações, e retomamos ao Tempo Comum, tempo da graça do Senhor. Também o mês de junho é conhecido como o mês dos “Santos Juninos” ou das “Festas Juninas”, na memória de Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo. Além disso, temos as memórias de São Luiz Gonzaga, Padroeiro da Juventude e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, muito venerada em nossas comunidades. Também é o mês que encerra o primeiro semestre e, como Província, nos aproximamos da celebração do nosso 9º Capítulo Provincial, com data de 16 a 21 de julho, podendo de alongar, caso necessário. Tudo isso nós confiamos a Deus na intercessão dos Sagrados Corações.

A liturgia da Palavra deste domingo nos apresenta a “Desobediência original” dos nossos ancestrais que será revogada pela figura do “Novo Adão” (Jesus) e a da “Nova Eva” (Maria), e o ser e o pertencer à “Família de Deus”. O evangelho de Marcos, ainda no inicio do seu ministério, fazendo a família de Deus crescer na terra, a partir de suas palavras e sinais, provoca adesões, rejeições e incompreensões. Diversos grupos se aglomeram ao seu redor para ouvi-lo: discípulos, multidões, autoridades religiosas e parentes, movidos por intenções e conceitos diferentes. A nova família de Jesus não é uma negação da sua família biológica, mas uma ampliação desta: “Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mc 3,35). Jesus não nega sua Mãe, mas a elava diante dos homens.

Nesta próxima sexta-feira iremos celebrar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e o sábado o Sagrado Coração de Maria. O Sagrado Coração de Jesus é a misericórdia eterna do Pai. Por isso, o cristão autêntico só pode ter os mesmos sentimentos de Cristo, que uniu o céu e a terra, se viver a misericórdia, a bondade, o amor, a solidariedade, a fraternidade e os valores do Reino. Ela é a certeza da vida e de nossa salvação. Ao contemplar os Sagrados Corações, contemplamos a fonte de misericórdia que jorra para a vida eterna. Por isso que rezamos e pedimos confiante: “Fazei o nosso coração semelhante ao vosso”. Lembramos neste dia do “Apostolado da Oração” e da nossa Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pérola D`Oeste e Bela Vista da Caroba, PR, que celebra neste domingo, dia 06 de junho, a festa do seu Padroeiro, após uma bela e abençoada novena. Que Deus abençoe nossos confrades e toda a comunidade paroquial que se alegra por este momento solene. No domingo, às 10h, haverá a missa com Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl. Confiamos em nossas orações este momento de graça.

Ato 37: “Ser verdadeiros pais significa prover tudo o que for necessário para o bem dos filhos e educa-los para a responsabilidade e solidariedade. Significa trabalhar para garantir a segurança e os meios úteis para o desenvolvimento da família. Para nós, Cavanis, optar pela pobreza evangélica significa viver do nosso trabalho e pôr os nossos talentos, tempo e recursos a serviço do bem: educação e evangelização das crianças, adolescentes e jovens” (VIII Capítulo Provincial).

COMUNICADOS:

  • Nos dias 15 e 16 de junho haverá a última reunião do Governo Provincial em Castro, PR. Colocamos em nossas orações.
     
  • Na próxima quinta-feira, dia 10 de junho, acontecerá o Encontro Preparatório para a Assembleia Geral Cavanis para todos os todos os religiosos já convocados. Será às 15h, horário da Itália, e às 10h, horário de Brasília.
     
  • Na próxima sexta-feira, dia 11 de junho, iremos celebrar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e no sábado, dia 12 de junho, o Sagrado Coração de Maria. Neste dia 12 de junho também lembramos o “Dia dos Namorados”. O livrinho A Nossa Oração 2021, na intenção do mês de junho, pede que apresentemos aos jovens a beleza do matrimônio e da família, como vocação, junto à vocação à vida consagrada e sacerdotal.

ANIVERSARIENTE DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 10, quinta-feira, Diácono Ademar Aparecido da Silva Santos, auxiliar na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte, MT.

A ele os nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e paz por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e nossos Veneráveis Fundadores.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão dos “Sagrados Corações”, da Mãe das Escolas de Caridade e de nossos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Padre Edemar de Souza, CSCh - PROVINCIAL











www.cavanis.org.br