Maio, mês dedicado à Maria
Dia 13 de maio celebramos a memória de Nossa Senhora de Fátima.
Publicado em 10/05/2021

Dia 13 de maio celebramos a memória de Nossa Senhora de Fátima.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 18 – 2021
Dia 09 – DIA DAS MÃES / Dia 13 – NOSSA SENHORA DE FÁTIMA / Dia 14 – SÃO MATIAS, APÓSTOLO.

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Estamos nos aproximando do final do tempo pascal e nos preparando para celebrar as Solenidades da Ascenção, do Pentecostes, da Santíssima Trindade e de Corpus Christi. São momentos fortes na vida da Igreja e oportunidade de que Deus nos dá para adentramos em seu mistério de amor. Além do mais, estamos vivendo o mês de maio e a Igreja do Brasil volta seu olhar à Mãe de Jesus e nossa Mãe. Ao contemplarmos o rosto materno de Maria, neste segundo domingo de maio, celebramos o “Dia das mães”, momento de agradecer a Deus pelas vidas das nossas mães, vivas e falecidas.

Nesta semana, dia 13 de maio, iremos celebrar a memória de Nossa Senhora de Fátima. Para nós, Católicos e Cavanis, não deixa de ser uma grande festa, embora a Igreja apresente como memória facultativa. A mensagem de Fátima sempre será um grande apelo de conversão e de paz a toda humanidade. Mais do que nunca precisamos de conversão, precisamos rezar o santo terço e o santo rosário, um meio riquíssimo de voltar-nos a Deus e voltarmos aos irmãos. Corremos o risco de deixarmos de lado estas práticas devocionais marianas, herança preciosa que herdamos dos nossos pais, especialmente de nossas mães e da nossa Congregação.

A liturgia da Palavra deste domingo é um grande apelo à conversão. Na primeira leitura dos Atos dos Apóstolos, Pedro faz uma grande revelação: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas” (At 10,34). Isto, pelo fato, de que o dom Espírito Santo estava sendo derramado também sobre os pagãos. Como sacerdotes e religiosos, corremos o perigo de monopolizar a graça de Deus, de julgarmos quem é digno ou não de recebê-la. Devemos lembrar que somos “dispensadores dos dons de Deus” e guardiões da fé. No evangelho, por sua vez, percebemos que a iniciativa ao amor e ao chamado vocacional sempre vem de Deus: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi...” (Jo 15,16). No final do evangelho Jesus nos deixa uma ordem, não uma possibilidade: “Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros” (Jo 15,17).

Aproveito neste momento para parabenizar todas as mães, especialmente as mães dos nossos confrades, seminaristas, dos funcionários, dos nossos lideres de comunidade. Que Deus conceda, por intercessão de Nossa Senhora, as mais copiosas bênçãos sobre todas as mães vivas e o descanso eterno a todas as mães falecidas. A elas a nossa mais profunda gratidão, nosso respeito e nossas orações.

Ato 17: A mística Cavanis se alimenta também do amor a Maria, que entendeu perfeitamente o projeto de seu Filho e o seguiu unida aos seus discípulos, dando testemunho de vida e comunhão. Por isso, a invocamos como Mãe das Escolas de Caridade (VIII Capítulo Provincial).

COMUNICADOS:

  • Nesta semana, entre dias 10 a 14 de maio, acontece na Itália a reunião do Governo Geral. Colocamos em nossas orações o bom êxito da reunião em benéfico de toda a nossa Congregação.
  • Na próxima quinta-feira, dia 13 de maio, iremos celebrar Nossa Senhora de Fátima. Em sua memória, rezamos por nossa Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa que está celebrando a novena em honra à Padroeira e por todas as nossas comunidades que a trazem como patrona.
  • Dias 20 e 21 de maio será realizado um “Encontro Internacional Cavanis” promovido pela Região Andina aos professores e educadores. Primeiramente esta formação seria apenas para os professores da Região Andina. Porém, nossa Província recebeu o convite, na pessoa do Pe. Maurício Kviatkovski de Lima, coordenador deste projeto, para participar deste momento formativo. Os educadores interessados da Província já estão se organizando para este momento. Parabenizamos esta iniciativa e rezamos por esta formação.
     

ANIVERSARIANTE DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 14, sexta-feira, Pe. Marcio Campos da Silva, Pároco da Paróquia São José de Vila Palmeira, São Paulo e Diretor da Casa Clamor Cavanis, “Irmão Aldo Menghi”.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e paz à luz do Carisma e da missão Cavanis.   
 

ANIVERSARINTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 10/05/1969, segunda-feira, Pe. Giuseppe Viani, Diretor da Faculdade Católica Cavanis e vigário da Paróquia Santa Luzia de Novo Progresso, PA.

- Dia 15/05/1982, sábado, Pe. Mario Valcamônica, Pároco da Paróquia São Sebastião de Ortigueira e Diretor da Casa da Criança Pe. Lívio Donatti e do Colégio Cavanis.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de um frutuoso e abençoado ministério sacerdotal à luz do Carisma e da missão Cavanis.

 Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, da Mãe das Escolas de Caridade e de nossos Veneráveis Fundadores.

Padre Edemar de Souza, CSCh - PROVINCIAL











www.cavanis.org.br