Domingo da Divina Misericórdia”
Celebrar a Divina Misericórdia é celebrar o amor infinito de Deus por seus filhos e filhas.
Publicado em 12/04/2021

Festa da Divina Misericórdia.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 14 – 2021
Dia 11 – DOMINGO DA “DIVINA MISERICÓRDIA” / Dia 13 – São Martinho I, Bispo e Mártir / Ano da “Família Amores Laetitia”

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

À luz do tempo pascal, celebramos neste 2º domingo da páscoa o “Domingo da Divina Misericórdia”. Celebrar a Divina Misericórdia é celebrar o amor infinito de Deus por seus filhos e filhas. Esta devoção surgiu no século XX, na Polônia, através da experiência vivida pela religiosa Irmã Faustina, hoje, Santa Faustina. A esta devoção associamos a devoção ao “Sagrado Coração de Jesus”, manso e humilde, como também ao “Terço da Misericórdia”. A misericórdia divina precisa ser vivida e praticada. Ela está presente desde o início do mundo, mas se concretiza na encarnação do Verbo: “Deus amou tanto o mundo que lhe deu seu Filho único, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3,16-17).

No santo evangelho deste domingo acompanhamos novamente a aparição de Jesus aos seus apóstolos e seu encontro com Tomé. A paz sempre acompanha o Ressuscitado e aqueles que estão com ele. Disse Jesus: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos” (Jo 20, 23). No texto de João, o Espírito sopra sobre a Comunidade e não sobre o individuo. Tomé é aquele que está ausente da Comunidade. O Espírito não sopra sobre aquele que não vive o amor fraterno. Uma vez dentro da comunidade, Tomé experimenta a força do amor e da misericórdia de Jesus que o leva a fazer a grande profissão de fé: “Meu Senhor Meu Deus” (Jo 20,28).

No contexto da Primeira Comunidade Apostólica: “a multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias às coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. E entre eles ninguém passava necessidade” (At 4,32). A verdadeira misericórdia não torna as pessoas indiferentes diante do sofrimento e dar dor alheia. Neste contexto de pandemia, dados nacionais e também mundiais, mostram que mais da metade da população está passando fome e conta quase que exclusivamente com a caridade e a solidariedade das pessoas. Esta é a verdadeira misericórdia ou a “Divina Misericórdia” que gera a vida, que acalenta os corações, derruba muros e constrói pontes. Jesus deu-nos o exemplo e deseja que façamos o mesmo. Que Jesus tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro, especialmente no contexto de pandemia, de morte e de fome que a nossa humanidade atravessa.

Aproveito neste momento para manifestar meu eterno agradecimento a todos os meus confrades, da Província e de toda a Congregação, pelo gesto de misericórdia que manifestaram a minha pessoa ao longo destas ultimas duas semanas, de maneira muito especial. Não quero citar nomes, mas Deus sabe o que cada um fez, direta e indiretamente, mas principalmente as orações que chegavam de todas as partes dos confrades, leigos e todas as comunidades. Nunca havia enfrentado uma UTI. Fui acometido por uma Dengue Hemorrágica no Pará, ainda em recuperação da Covid-19 e outras pequenas complicações de saúde. Não foram dias fáceis, mas pela Divina Misericórdia estou me recuperando aos poucos e peço a compressão de todos se não pude manter as comunicações em dias neste período. A todos minha eterna gratidão.

Ato 36: “Com os nossos Padres Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis”, aprendemos a tornar-nos pobres para enriquecer as crianças e jovens com o dom de nós mesmos e de tudo o que possuímos. Eram ricos e se tornaram pobres, abandonaram suas nobres residenciais para morar na “Casetta”, mas para os jovens compraram o Palácio da Mosto” (VIII Capítulo Provincial).

COMUNICADOS:

  • Lembro que por questões de saúde do Provincial, a Visita Canônica na Família Religiosa Maria Estrela da Evangelização, São Paulo, Uberlândia e Belo Horizonte será realizada pelo Vigário Provincial, Pe. João da Costa Holanda, nestes próximos dias, a fim de não atrasar o andamento do Capítulo. Ele entrará em contato com as comunidades e remarcará uma nova data a partir da metade desta semana. Peço a compressão e colaboração de todos.
  • Em nome da Província e da Congregação parabenizamos o Pe. Jonas Barbacovi que no domingo passado, Domingo da Ressurreição, foi empossado como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Uberlândia, MG. Parabenizamos e desejamos um abençoado trabalho.
  • Neste domingo, dia 11 de abril, Domingo da Divina Misericórdia, às 07h30, horário do Mato Grosso, o Pe. Josoé Francisco Zanon será empossado como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte, MT. Também o Diácono Ademar Aparecido da Silva Santos será acolhido pelo Bispo e pela comunidade e auxiliará nos trabalhos paroquias.
  • Parabenizamos também o Pe. Paulo Oldair Welter que nesta quarta-feira, dia 07 de abril, fez a Defesa de sua Dissertação de Mestrado na FAJE, com o título: “OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES”, perspectiva Cristológica de Jon Sobrino. Parabenizamos primeiramente por ter passado e por todo esforço e dedicação neste período, em conciliar tantas coisas.
  • Nesta semana passada também nos solidarizamos com a família do nosso confrade Pe. Tadeu Biásio pela morte do seu pai, o Sr. Pedro Biásio. Que Deus lhe conceda o descanso e terno e o conforto a todos os familiares. Também rezamos pelo nosso confrade Pe. Silvestre Selunk que se recupera da Covid-19.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Obs: Minhas desculpas ao Pe. Antônio Ganser que celebrou seu aniversário no dia 02 de abril, sexta-feira santa, completando 50 anos, residente na sede da Província em Castro, PR. Infelizmente o GUIA CAVANIS, nesta data, estava desatualizado.

- Dia 12, segunda-feira, Pe. Ricardo Buratto encontra-se de férias em sua família em Jaguariaíva, PR, e se prepara com o visto para poder viajar para a Itália.

- Dia 17, sábado, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa, Superior Geral, residente em Roma, Itália, mas que no momento encontra-se em visita em Moçambique.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz com as mais copiosas bênçãos de Deus à luz do Carisma e Missão Cavanis.

ANIVERSARIENTE DE ORDENAÇÃO NA SEMANA PASSADA:

- Dia 08/04/1984, quinta-feira passada, Pe. Nelson Luiz Martins, Vigário da Paróquia São Sebastião de Ortigueira.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e de nossos Veneráveis Fundadores.

Padre Edemar de Souza, CSCh - Provincial











www.cavanis.org.br