Semana Santa: centro da caminhada rumo à Páscoa
Nela reviveremos os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Publicado em 29/03/2021

Via Sacra encenada por crianças e jovens da Casa da Criança Padre Livio Donati, Ortigueira-PR. (2017)

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 13 – 2021
Dia 28 – Domingo de Ramos e Semana Santa / CF 2021: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor – “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a ) – Ano da “Família Amores Laetitia”.

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao Domingo de Ramos e com ele damos abertura à Semana Santa em preparação à Pascoa do Senhor. Transcorremos quarenta dias com a Igreja em espírito de penitência e oração. Gostaríamos que pudesse ter sido diferente, com nossas vias-sacras pelas ruas, caminhadas penitenciais, confissões comunitárias, próprias deste período quaresmal, mas procuramos seguir os decretos governamentais e as orientações dos bispos das nossas Igrejas particulares. O importante é que procuramos viver o espírito da quaresma em comunhão com toda a Igreja e ajudando nossos fiéis leigos a se prepararem para a Páscoa do Senhor, cuidando da vida como dom de Deus.

A Semana Santa é, por excelência, o centro de toda esta caminhada rumo à Páscoa. Nela reviveremos os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Na páscoa de Cristo celebraremos também a nossa páscoa. No entanto, é necessário que passemos pela experiência do calvário, do “Servo Sofredor”, do esvaziar-se de si mesmo a fim de ser reintegrado em Cristo Jesus. Quem não faz a experiência da morte em Cristo não pode participar da alegria de sua ressurreição. Como nos diz o Apóstolo Paulo: “se morremos com Cristo cremos que também com Ele viveremos” (Rm 6,8). Que o tríduo pascal seja vivido plenamente por todos nós, mesmo diante das medidas restritivas que devemos observar. Isto também já é uma experiência de morte como forma de preservar a vida. Sempre a vida em primeiro lugar.

Encontro-me em visita canônica na Família Religiosa Nossa Senhora do Rosário, Mãe das Missões, nos Estados do Mato Grosso e Pará, em preparação ao nosso IX Capítulo Provincial. Mesmo de forma restritiva estou me encontrando com os confrades, com algumas lideranças, com os Bispos a fim de avaliar a caminhada realizada neste triênio e analisar novas perspectivas de missão. Agradeço a acolhida de todos e a abertura ao diálogo, como compromisso de amor, à luz da nossa Campanha da Fraternidade 2021. O diálogo nos aproxima, abre portas, alivia o coração. Jamais podemos nos negar ao dialogo ou fugir do mesmo. Esta é a terceira Família Religiosa que estou realizando a visita canônica e em todas encontrei espírito Cavanis e muita abertura ao diálogo, seja com os confrades, seja com os Bispos e sejam com nossas lideranças, forças vivas das nossas comunidades e das nossas obras sociais e educacionais. Obrigado a todos!

Ato 33: “Os leigos são parceiros e corresponsáveis no Carisma, na espiritualidade e na missão Cavanis e necessitam de formação adequada que os ajudem no exercício de sua missão, além do nosso apoio, presença e testemunho de consagrados” (VIII Capítulo Provincial).

COMUNICADOS:

  • Nesta semana concluo a Visita Canônica na Família Religiosa Nossa Senhora do Rosário, Mãe das Missões, Mato Grosso e Pará. Neste momento estou no Estado do Pará, entre as comunidades de Castelo de Sonhos e Novo Progresso. Colocamos em nossas orações.
     
  • Lembro que entre os dias 12 a 22 de abril estarei em Visita Canônica na Família Religiosa Maria Estrela da Evangelização, São Paulo, Uberlândia e Belo Horizonte. Já enviei aos religiosos da Família a programação com os dias em que estarei em cada comunidade. Também colocamos em nossas oração.
     
  • Lembro aos religiosos perpétuos da Província de não se esquecer de responder e enviar o questionário individual ao IX Capítulo Provincial até o dia 05 de abril. Os mesmos devem ser enviados à equipe de preparação do Capítulo cujos e-mails estão no final do próprio questionário.
     
  • Neste sábado, dia 27 de março, na Paróquia Corpus Chisti em Santa Cruz De La Sierra, Bolívia, o religioso Júlio Bolívar Rosero Guillén - VEJA FOTOS , está sendo ordenado diácono para a Igreja e para a nossa Congregação. A ele os nossos mais sinceros parabéns com votos de um frutuoso ministério diaconal. Também rezamos pelos Religiosos Jérémie Mundele Nain e Moise Kibala Sakivuvu - CONVITE que deverão ser ordenados diáconos no dia 02 de maio, dia da nossa fundação.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 28, domingo, Pe. Giuseppe Viani, Diretor Executivo da Faculdade Católica Cavanis e Vigário da Paróquia Santa Luzia de Novo Progresso, PA.

- Dia 29, segunda-feira, Pe. Martinho Paulus, Superior da Região Andina, residente em Quito, Equador.

- Dia 30, terça-feira, Postulante Selmo Aparecido Macedo Santos, residente no Cenáculo Cavanis de Castro, PR, em preparação ao noviciado na Itália.

- Dia 01/04, quinta-feira, Postulante Kaian Patrick Domingues Dias, estudante de filosofia, residente no Seminário Mãe das Escolas de Caridade de Maringá, PR.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz com as mais copiosas bênçãos de Deus à luz do Carisma e Missão Cavanis.

 Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e de nossos Veneráveis Fundadores.











www.cavanis.org.br