Nos aproximamos da Semana Santa
Um dos temores do povo de Deus seria o fato de ter que passar mais um ano sem poder participar presencialmente da Semana Santa e da Páscoa do Senhor.
Publicado em 22/03/2021

Solenidade da Vigília Pascal, Paróquia São Judas Tadeu em Castro-PR. Ano de 2020.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 12 – 2021
Dia 21– 5º domingo da Quaresma – CF 2021: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor – “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a ) – “Ano da Família Amores Laetitia” / Dia 25 – Anunciação do Senhor

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao 5º domingo da quaresma e nos aproximamos da Semana Santa. Um dos maiores temores de quase todos os cristãos seria o fato de ter que passar mais um ano sem poder participar presencialmente da Semana Santa e da Páscoa do Senhor. Nesta semana o Brasil completou um ano de pandemia e ultrapassou as 290 mil vitimas da Covid-19. A vida precisa estar sempre em primeiro lugar, pois este foi o lema da missão de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10,10). Se precisar celebrar a Semana Santa e a Páscoa de forma online, mesmo não sendo este o nosso desejo, mas como proteção da vida, precisamos aceitar e fazer o melhor, celebrando intensamente os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus, utilizando-se criativamente das redes sociais e das novas tecnologias.

Neste dia 19 de março, nós celebramos solenemente São José e a abertura do ano da “Família Amores Laeticia”. É momento especial para agradecer a Deus por nossas famílias e, acima de tudo, rezar por elas. As famílias precisam muito de oração, pois seus desafios e dificuldades aumentam a cada dia. Eles vão desde o desafio de educar os filhos na fé, passando pelo esforço de manter a união e a fidelidade no lar, além do constante medo do desemprego e de não ter condições de colocar o alimento na mesa dos seus filhos. De forma semelhante, a Família de Nazaré também passou por vários desafios e dificuldades. A vida de fé e de fidelidade a Deus e aos próprios membros da família, fez com que ela não desanimasse de lutar e se tornasse exemplo e modelo para todos nós. Invocamos a intercessão de São José e da Sagrada Família por todas as nossas famílias, muito particularmente pela fidelidade da nossa “Família Cavanis”.

No evangelho deste domingo Jesus continua anunciando sua morte, a “hora de sua glorificação”, que passará necessariamente pela cruz e pela morte: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto” (Jo 12,24).  Assim foi a vida de Jesus e assim deve ser a vida de todos os que o seguem. Que tenhamos também o mesmo desejo daqueles que pediram a Felipe: “Queremos ver Jesus”.  Por muitos anos este foi o lema do projeto de evangelização da Igreja do Brasil. Que este desejo de ver Jesus não seja levado simplesmente pela curiosidade, mas para viver o que Jesus viveu, dando a vida em resgaste de muitos. Em nosso caso, como Cavanis, doar a vida às crianças, aos jovens e empobrecidos. São nestas realidades que Jesus quer ser reconhecidos por todos nós. Alegremente celebraremos nesta semana a “Anunciação do Senhor”, por meio do Sim generoso e salvifico de Maria.

Ato 32: “Para a fecundidade do nosso Carisma é necessário um forte sentimento de pertença e disponibilidade. Diante da urgência e atualidade do nosso Carisma e os desafios presentes, precisamos preparar religiosos e leigos nas mais diversas áreas do nosso Carisma, apostolado e missão ”. (VIII Capitulo Provincial).

COMUNICADOS:

  • Nesta semana inicio a Visita Canônica na Família Religiosa Nossa Senhora do Rosário, Mãe das Missões, Mato Grosso e Pará, que irá entre os dias 22 a 31 de março. Colocamos em nossas orações.
     
  • Em comunhão com a Região Andina, rezamos pelo religioso Júlio Bolívar Rosero Guillén, que no próximo dia 27 de março será ordenado diácono na Paróquia Corpus Chisti em Santa Cruz De La Sierra, Bolívia. Colocamos em nossas orações.
     
  • Rezamos pelo Superior Geral, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa, que está na República Democrática do Congo, visitando a Delegação e nossos confrades. Colocamos em nossas orações.   
     
  • Envio em anexo o Guia Cavanis 2021 (DOWNLOAD) com algumas atualizações, mesmo não podendo contar com as programações das Famílias Religiosas devido o fato de que nem todas puderam ainda se encontrar.
     

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 23, terça-feira, Religioso Hermann Ngwini Nkumu, congolês, estudante de teologia no Seminário Internacional de Belo Horizonte, MG.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz com as mais copiosas bênçãos de Deus à luz do Carisma e Missão Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e de nossos Veneráveis Fundadores.











www.cavanis.org.br