Congregação Cavanis unida em oração, todo dia 02
A transmissão acontece às 11h e também se pode compartilhar intenções.
Publicado em 01/03/2021

Cidade de Veneza, Itália - Em destaque a igreja de Santa Inês. Junto a sua entrada, a "pequenina" Capela do Crucifixo onde foi iniciada a "obra" Cavanis em 1802 e onde, desde 1923, se pode visitar a tumba onde foram sepultados os Veneráveis Fundadores. Anexo a igreja (ao fundo da imagem) se pode ver parte do edifício que a partir de 1806 passou a escola que ainda hoje se encontra ativa.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 09 – 2021
Dia 28– 2º domingo da Quaresma – CF 2021: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor – “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a ) – Dia 04 – São Casemiro

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Estamos vivenciado o tempo da quaresma e grande parte da nossa Província está experimentando novamente a dor do fechamento das nossas Igrejas como medidas protetivas à Covid-19 e suas variantes. No ano passado passamos por esta triste realidade na quaresma e não imaginávamos que esta cena pudesse se repetir. No entanto, nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, o governador do Paraná decretou novas medidas com fechamento também das Igrejas com data de 27 de fevereiro a 08 de março, sendo acatada praticamente por todas as dioceses do Paraná, realidade não muito diferente em todo nosso Brasil. Mesmo sofrendo, não podemos ficar indiferente diante do aumento diário de vitimas e diante da ineficiência do nosso sistema de saúde que não está comportando a demanda por um leito de UTI ou cuidado especializado. A vida é o bem maior e todos somos responsáveis em preservá-la.

Como ouviremos no evangelho deste domingo na passagem da “transfiguração do Senhor”, onde Jesus manifesta sua divindade, com anuncio da sua paixão, acompanhamos milhões de irmãos e irmãs em todo o mundo, entre eles muitas crianças e jovens, que estão com os rostos desfigurados pela enfermidade, pela miséria, pela fome, pela injustiça e desigualdade social, pelo racismo e preconceito. Cabe a nós, hoje, fazer a nossa parte, ajudar as pessoas a transfigurar seus rostos desfigurados, nos aproximar, dialogar com amor, mesmo precisando respeitar as medidas protetivas. Devemos nos proteger do vírus, não das pessoas. Acompanhamos aqui uma inversão de valores. Parece que as pessoas são o perigo, não o vírus. Sim, as pessoas carregam em si a marca do “homem velho”, do pecado, mas foi precisamente para estas pessoas, os “doentes”, que jesus veio, e todos nós estamos neste grupo e precisamos da sua misericórdia. Para isso precisamos “escutar e voz do Filho Amado”.

Na primeira leitura acompanhamos a atitude de um Deus que parece não ter compaixão de Abraão e pede que sacrifique seu filho, seu amado filho Isaac. No entanto, no momento derradeiro Deus poupou a vida de Isaac. Porém, Deus não poupou seu Filho Único e o entregou para salvar a humanidade. A experiência de Abraão fez com que sua obediência tivesse o beneplácito de Deus como sinal de benção para si e para os de sua descendência. A fé, portanto, é exigente e pede o que nos é caro. Os caminhos indicados pela fé não significam caminhos fáceis, seguros, livres de qualquer provação e sacrifício. Eles nos surpreendem e mudam nosso jeito de pensar e agir. Temos a tentação de repetir “é bom estarmos aqui”, apenas contemplar o tabor, a glória; mas Jesus pede que desçamos da montanha e nos colocamos ao lado daqueles que sofrem. Devemos experimentar primeiro o calvário para depois contemplar eternamente sua face. Vivamos intensamente nossa experiência quaresmal.

Ato 29: “Estaremos alegres quando abraçarmos juntos a missão, servimos os empobrecidos e marginalizados, sendo profetas do Reino e reserva de humanidade num mundo de desumanidade. Quando tivermos consciência de sermos presença missionária na Igreja, teremos a coragem de ir às fronteiras, inclusive no espírito ad gentes, abraçando as tarefas mais desafiadoras”. (VIII Capitulo Provincial).

 

COMUNICADOS:

  • Dia 24 de fevereiro iniciou a Visita Canônicas em preparação ao IX Capítulo Provincial, na Família Religiosa Nossa Senhora Aparecida, Realeza e Pérola D`Oeste, PR.  Agradeço imensamente a acolhida dos religiosos, seminaristas e leigos desta Família Religiosa e estarei avaliando o prosseguimento das próximas visitas canônicas diante da realidade da pandemia. No entanto, as próximas visitas ficam confirmadas e qualquer mudança entrarei em contato com os religiosos das referidas famílias para reavaliar as devidas possibilidades.   
     
  • Em comunhão com toda a nossa Congregação e com o Ofício Postulação, todos os dias 02 de cada mês somos chamados a rezar diretamente da Capela do Crucifixo, em Veneza, Itália, e nos dias 16 de cada mês rezar diretamente da Capela do Sacro Cuore, de Possagno, Itália, pedindo graças e intercessão dos nossos Veneráveis Fundadores e do Pe. Basílio Martinelli. Desde já convido todos a preparar a celebração por ocasião do “Dies Natalis” do Pe. Antônio Ângelo Cavanis no dia 12 de março e do Pe. Basílio Martinelli no dia 16 de março.

    TRANSMISSÃO AO VIVO DA CAPELA - 24 HORAS - CLIQUE

    PARA ENVIAR SUA INTENÇÕES CLIQUE AQUI!
     
  • Agradecemos a Deus e parabenizamos o Pe. Rogério Diesel que no dia 17 de fevereiro apresentou sua tese de Doutorado na Pontificia Università Lateranense de Roma e foi aprovado com Summa cum Laude (voto máximo). Que Deus o abençoe e que ele continue colocando todo este conhecimento em favor da Igreja e da nossa Congregação.


     

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

Dia 06, sábado, Pe. Mário Valcamônica, Pároco da Paróquia São Sebastião de Ortigueira e Diretor das obras sociais e educacionais.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz com as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão dos nossos Veneráveis Fundadores.

 

ANIVERSARIENTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 05/03/2011, sexta-feira, Pe. Franco Allen Somense, Pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Castro, Presidente da Associação, secretário e conselheiro provincial. Completa 10 anos de ordenação sacerdotal.

- Dia 06/03/2011, sábado, Pe. Josoé Francisco Zanon, conselheiro Provincial e assumirá como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte, MT. Também completa 10 anos de ordenação sacerdotal.

A eles nossos mais sinceros parabéns pelos 10 anos de ordenação sacerdotal. Invocamos sobre eles as mais copiosas bênçãos de Deus, que tenham um frutuoso ministério ordenado pela intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e nossos Veneráveis Fundadores.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e de nossos Veneráveis Fundadores.

Padre Edemar de Souza, CSCh - Provincial











www.cavanis.org.br