A quaresma é o “tempo favorável”...
Entramos na semana da quaresma. Nesta próxima quarta-feira, celebraremos a quarta-feira de Cinzas e daremos abertura à CF-2021.
Publicado em 15/02/2021

A Campanha da Fraternidade deste ano vem ao encontro da Encíclica papal “Fratelli Tutti”.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 07 – 2021
DIA 17 – QUARTA-FEIRA DE CINZAS – CF 2021: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor – “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a )

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Entramos na semana da quaresma. Nesta próxima quarta-feira, celebraremos a quarta-feira de Cinzas e daremos abertura à CF-2021 com o tema: “FRATERNIDADE E DIÁLOGO: COMPROMISSO DE AMOR”, e o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a ). A quaresma é o “tempo favorável”, como nos lembra o Apóstolo Paulo aos Coríntios. Também o profeta Joel nos diz: “Voltai ao Senhor com todo o coração, com Jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração e não vossas vestes...” (Jl 2,12-13). A conversão deve ser um processo contínuo em nossas vidas, mas a quaresma é um tempo especial para vivenciá-la. A oração, o jejum e a esmola são práticas quaresmais que nos devem ajudar neste processo.

A Campanha da Fraternidade deste ano vem ao encontro da Encíclica papal “Fratelli Tutti”, abordando principalmente o tema das relações sociais, com a valorização e o respeito para com cada pessoa e suas organizações. Mesmo sendo uma campanha ecumênica nacional, ela tem uma abrangência mundial, pois tocam na grande ferida na humanidade que é a falta de acolhida e respeito para com o diferente, sua cultura, seus costumes, suas crenças. Ela vai abordar as questões das “minorias sociais”: indígenas, negros, LGBTs, etc, como também o tema referente às mulheres, às políticas públicas, a ecologia, etc. Precisamos estar muito atentos e informados nesta Campanha a fim de poder dar a nossa contribuição e falar com propriedade, sem sermos superficiais ou extremistas. Precisamos estar com a Igreja e falarmos em nome da Igreja e não apenas expormos nossas opiniões e conclusões pessoais.

Por que os temas do diálogo, da fraternidade e das relações sociais estão em evidencias nestes últimos tempos? Não seria o motivo de que estes assuntos estão em déficit em nossa sociedade, na Igreja e mesmo em nossas famílias e comunidades religiosas? Infelizmente tenho que admitir que a falta de diálogo e de interação social é uma das principais feridas em muitas das nossas comunidades religiosas e na grande maioria das famílias. Cortar o diálogo com o meu próximo é comprometer a vida familiar e religiosa. Não posso eliminar quem pensa diferente, quem age diferente ou quem vive diferente. Dialogar, como nos diz a Campanha da Fraternidade, é um “Compromisso de amor”. Que Cristo realmente seja a nossa paz e seja o nosso elo de unidade. Que esta Campanha produza os seus frutos e nos ajude também a preparar bem o nosso IX Capítulo Provincial que abordará o tema da “Fraternidade”.

Ato 14: “A partilha fraterna entre os confrades da Congregação é uma atitude de liberdade, pois a qualidade da nossa existência humana depende dos nossos relacionamentos. É por meio da relação que se dá a oportunidade de crescimento e maturidade daquela humanização que aponta para uma vida saudável e feliz. Tratando-se do feminino em nossas relações pastorais e profissionais, precisamos rever nossas atitudes e nos perguntarmos se estamos acolhendo como Cristo acolhia, especialmente as consagradas que partilham conosco da mesma consagração e missão. Reafirmamos o compromisso de comunhão e de interajuda com as Irmãs do Santo Nome de Deus, “Irmãs Cavanis”(VIII Capítulo Provincial).

COMUNICADOS:

  • Entre os dias 22 a 26 de fevereiro acontecerá à reunião do Conselho Geral em Roma, Itália. Colocamos em nossas orações o Superior Geral e seu conselho com todas as decisões a serem tomadas em benefício de toda a Congregação.
     
  • No dia 24 de fevereiro inicia-se as Visitas Canônicas em preparação ao IX Capítulo Provincial, começando pela Família Religiosa Nossa Senhora Aparecida, Realeza e Pérola D`Oeste, PR. As programações estão sendo enviadas aos religiosos de cada Família. Procurem se organizar com antecedência.
     
  • Nesta semana acompanhamos a partida à Casa do Pai de Cecília Vieira Sagrilo como também do futuro Diácono Permanente Odair Lemes da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa. Rezamos pelo descanso eterno de ambos e pelo conforto dos seus familiares e amigos.
     
  • Desejo um abençoado início de quaresma a todos e que mesmo diante das medidas restritivas possam vivê-la de forma intensa e motivar a participação do nosso povo, também usando de criatividade, própria do Espírito Santo.
     
  • O retorno às aulas no Brasil ainda estão sendo muito discutido e também nossos religiosos e seminaristas entram nesta situação. Rezamos para que as melhores decisões sejam tomadas e favoreçam o bom andamento do ano letivo 2021 em todas as nossas regiões.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e de nossos Veneráveis Fundadores.

 

 











www.cavanis.org.br