Fraternidade e diálogo: compromisso de amor
Daqui a exatamente dez dias daremos início ao tempo da quaresma com a quarta-feira de Cinzas.
Publicado em 08/02/2021

A Campanha da Fraternidade 2021 será ecumênica. A arte escolhida para ilustrar o caminho fraterno de diálogo e comunhão, a base do desenho é uma ciranda, uma grande roda onde não há primeiro, nem último, onde todos formam uma unidade e precisam trabalhar na mesma sintonia e ritmo para não perderem o compasso.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 06 – 2021
DIA 10 – SANTA ESCOLÁSTICA / DIA 11 – NOSSA SENHORA DE LOURDES

“Ai de mim se eu não pregar o evangelho” (1 Cor 9, 16b)

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Daqui a exatamente dez dias daremos início ao tempo da quaresma com a quarta-feira de Cinzas. O tema proposto para este ano será: “FRATERNIDADE E DIÁLOGO: COMPROMISSO DE AMOR”, com o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a ). Destaco esta Campanha, pois ela vem diretamente ao encontro daquilo que nos propomos para o nosso IX Capítulo Provincial e ao encontro da encíclica “Fratelli tutti”, do Papa Francisco. Propomo-nos trabalhar no IX Capítulo Provincial o tema da Fraternidade na vida religiosa consagrada como condição necessária para realizar a missão de educar a juventude. Diálogo e aberturas de coração e de mente são as bases da fraternidade. No entanto, é Cristo o fundamento da fraternidade cristã: “Do que era dividido ele fez uma unidade”.

Também nesta semana faremos memória de Nossa Senhora de Lourdes. No ano de 1858, em Lourdes, na França, a jovem Bernadete foi privilegiada com a aparição de Nossa Senhora. Desde então, aquele lugar tornou-se um centro de peregrinação e de encontro com Deus, pois Maria nos conduz a Jesus. Ali, a Eucaristia tem seu lugar e é fonte de vida, principalmente para os doentes e pobres. Neste dia também, celebramos o Dia Mundial do Enfermo e queremos apresentar a Deus todos os enfermos, homens e mulheres das mais diversas idades, nacionalidades ou classes sociais que sofrem no corpo, na mente e no espirito diversas e dolorosas enfermidades. Lembramo-nos dos nossos doentes, dos nossos confrades e familiares, também os idosos, com os quais convivemos e pelos quais somos convocados a rezar.

Ao curar a Sogra de Pedro, Jesus manifesta o seu poder sobre a enfermidade e demonstra muita caridade para com as pessoas enfermas: “À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios” (Mc 1, 32-34). Como religiosos, diáconos e presbíteros, sabemos do grande bem que podemos fazer, do “poder que Deus nos deu”, como nos falava Dom Bento no retiro anual, de levar vida, paz, saúde, alegria às pessoas, especialmente aos que mais sofrem em nossas comunidades: os doentes, os idosos, as pessoas deprimidas, as “periferias existenciais” marcadas pela dependência química, pela drogadição, pelas tentativas de suicídio, envolvendo na sua grande maioria crianças, adolescentes e jovens.

No entanto, diante da multidão que o cercava, Jesus tem consciência de que a missão não pode se limitar a um único lugar: “Vamos a outros lugares, às aldeias as redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que vim” (Mc 1, 38). O apóstolo Paulo, por sua vez, resume bem este pedido de Jesus na Primeira Carta aos Coríntios: “Pregar o Evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma obrigação. Aí de mim se eu não pregar o evangelho”( 1Cor 9, 16). Assumamos com alegria a nossa missão de anunciadores do Evangelho.

Ato 16: “A vida consagrada se defronta hoje diante dos desafios da fidelidade criativa, da vocação profética, que caracteriza e a torna significativa na Igreja e no mundo, diante da busca apaixonada da conformidade com o Senhor, diante das dificuldades do período delicado e duro que está vivendo e ao qual é pedido que produza a coragem, a audácia, a santidade e a criatividade dos nossos Fundadores” (VIII Capítulo Provincial).


COMUNICADOS:

  • Entre os dias 22 a 26 de fevereiro acontece à reunião do Conselho Geral em Roma, Itália. Colocamos em nossas orações.
     
  • No dia 24 de fevereiro inicia-se as Visitas Canônicas em preparação ao IX Capítulo Provincial, começando pela Família Religiosa Nossa Senhora Aparecida, Realeza e Pérola D`Oeste, PR. A programação das vistas se encontra na ultima Carta Circular. Cada Família receberá uma programação especifica com dias e horários em cada comunidade religiosa.
     
  • Continuamos rezando por Cecília Viera Sagrilo, irmã do nosso confrade Pe. Antônio Paulo Viera Sagrilo, na intercessão dos nossos Veneráveis Fundadores.
     
  • Nesta terça-feira, dia 09 de fevereiro, será celebrada na Matriz Sant`Ana de Castro, PR, a missa de 7º dia do Pe. Márcio Milek Marques, 45 anos, filho da Dona Emília da cidade de Castro, que faleceu na Paróquia Medianeira em Ponta Grossa com uma parada cardíaca. Pedimos a Deus pelo seu descanso eterno e pelo conforto dos familiares e toda Diocese de Ponta Grossa.


ANIVERSARIANTES DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 09, terça-feira, Pe. Edoardo Ferrari, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Uberlândia, MG.

- Dia 13, sábado, Religioso Adriano de Souza, estudante de Filosofia residente no Seminário Mãe das Escolas de Caridade de Maringá, PR.

A eles nossos parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado trabalho à luz do Carisma e da Missão Cavanis.


ANIVERSARIENTE DE ORDENAÇÃO:

- Dia 10/02/2007, quarta-feira, Pe. Milton Cezar Freo Tubias, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Belo Horizonte, MG.


A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de um abençoado e frutuoso ministério presbiteral à luz do Carisma e Missão Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de “Nossa Senhora de Lourdes”, da Mãe das Escolas de Caridade e de nossos Veneráveis Fundadores.

Padre Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br