...preparados para retomar as atividades
Desejamos a todos um ano muito abençoado, mesmo sabendo que teremos que enfrentar muitos desafios.
Publicado em 25/01/2021

Arquivo.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 04 – 2021
Dia 25 – CONVERSÃO DE SÃO PAULO, APÓSTOLO / Dia 26 – SÃO TIMÓTEO E SÃO TITO / Dia 28 – SANTO TOMÁS DE AQUINO

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos a ultima semana do mês de janeiro e nos preparamos para retomar as atividades na Província, especialmente no campo da educação, junto às obras sociais e educacionais, mesmo sabendo que o trabalho social não pode parar. Também nossas paróquias e seminários se preparam para mais um ano. Muitas paróquias planejaram suas assembleias, mas devido às medidas protetivas não puderam realizar ainda. Nossos religiosos das etapas da filosofia e teologia já estão em nossos seminários e se preparam para o início de mais um ano acadêmico, ainda de forma online, sem previsão de um retorno próximo às salas de aula. Desejamos a todos um ano muito abençoado, mesmo sabendo que teremos que enfrentar muitos desafios.

A liturgia da palavra deste domingo nos apresenta os temas da proximidade do REINO, da necessidade da CONVERSÃO e da urgência do CHAMADO. Jesus inicia sua vida pública e quer contar com a colaboração dos homens para este projeto de salvação. Chama pelo nome simples pescadores: Simão, André, Tiago e João para se tornarem “Pescadores de homens”. Jesus não promete nenhuma segurança, apenas convida: “Segui-me”. Este tema foi muito refletido no retiro anual pelo monge Dom Bento. Ainda deve estar fresquinho em nossa mente em nosso coração. Precisamos continuar refletindo sobre o nosso chamado e sobre a profundidade da nossa resposta no encontro das “Duas liberdades”: a liberdade de Deus ao chamar e a liberdade humana em responder. A atitude do Profeta Jonas na primeira leitura também deve nos questionar diante do chamado de Deus. Reflitamos muito sobre estes personagens bíblicos e rezamos em cima do nosso chamado e das nossas respostas.

Nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro, a Igreja celebra a conversão do Apóstolo Paulo, momento muito especial para pedir a Deus o dom da nossa conversão. Sabemos que a conversão do apóstolo Paulo não aconteceu num piscar de olhos como aprendemos na catequese. Foi um processo lento e doloroso. Deus não espera de nós uma conversão repentina, mas espera que entramos no processo, que não nos fechamos à graça, que tenhamos consciência da nossa fragilidade e tendência ao mal. Atitudes de achar que não precisamos de conversão é uma falha grave, pois a marca do “homem velho”, que julga, condena, sentencia os outros, está muito mais presente em nós do que imaginamos. Que o apóstolo Paulo interceda a Deus por todos nós e nos deixamos envolver pela misericórdia divina que deseja a conversão e salvação de todos.

Ato 20: “O pedido de Jesus não é que escolhamos operários, mas que os peçamos ao Pai. É na oração e na escuta da Palavra de Deus que cada pessoa descobre o chamado de Deus. Vigiar para que as vocações sejam lembradas e pedidas: nas missas, celebrações da Palavra, Hora Santa, terços, via-sacra, celebrações dos sacramentos, encontros, reuniões, retiros, etc”. (VIII Capítulo Provincial).

COMUNICADOS:

  • Enviei a todos os religiosos da Província a primeira Carta Circular do ano de 2021. Desejo que todos possam lê-la e estar cientes das decisões e orientações, mantendo assim uma maior e melhor comunhão entre nós.
  • Nosso Superior e Vigário Geral se encontram e nossa Província e estão realizando visitas em algumas das nossas comunidades. Os acolhamos na alegria, na comunhão e na fraternidade.
  • Neste próximo domingo, dia 31 de janeiro, acontece à festa de São Sebastião em Ortigueira. Nesta semana está acontecendo à novena ao Padroeiro e no domingo a missa solene e entrega de churrasco e alimentos por drive. Parabenizamos nossa paróquia e rezamos pela missão Cavanis muito presente nesta realidade da Paróquia, Colégio Cavanis e Casa da Criança e do Adolescente Pe. Lívio Donatti.
  • Intensificamos nossas orações por Cecília Vieira Sagrilo, irmã do nosso confrade Pe. Antônio Paulo Vieira Sagrilo. Colocamo-la em nossas orações pela intercessão dos Nossos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis. Também pedimos por todos os doentes e vitimas da pandemia.

ANIVERSARIANTE DE VIDA NA SEMANA:

Dia 24, domingo, Pe. Antônio Paulo Viera Sagrilo, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pérola D`Oeste e Bela Vista da Caroba, PR.

A ele os nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado trabalho à luz do Carisma e da Missão Cavanis.

 Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de “São Paulo”, da Mãe das Escolas de Caridade e nossos Veneráveis Fundadores Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.











www.cavanis.org.br