Preparação para o Encontro Fraterno 2021
Dia 11 de janeiro inicia nosso Encontro Fraterno 2021 de forma semipresencial.
Publicado em 04/01/2021

imagem: Freepik.com.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 01 – 2021

Dia 03 – EPIFANIA DO SENHOR / Preparação para o Encontro Fraterno 2021

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Neste primeiro domingo do ano de 2021, Festa da Epifania do Senhor, escrevo esta Boa Semana na esperança de que seja um ano muito abençoado em todos seus aspectos e dimensões, especialmente pela humanidade que luta para vencer a Covid-19, pela Igreja que se preparar para celebrar o Ano da Família “Amores Laetitia”, pela nossa Congregação que se propõe a realizar muitos projetos no campo da formação e do Carisma e pela nossa Província que se prepara para celebrar o IX Capítulo Provincial entre os dias 16 a 21 de julho. Estas são algumas das motivações gerais, mas cada um traz suas próprias motivações, sonhos e perspectivas a serem realizadas ao longo do ano.

Celebra a Epifania do Senhor é, antes de tudo, deixar-se guiar pela estrela do Menino Jesus e afastar-se da hipocrisia e maldade de Herodes; é escolher o caminho da luz e afastar-se do caminho das trevas; é anunciar e proteger a vida em todas as suas fases e dimensões e lutar contra toda forma de morte presente na sociedade. Ao falar da manifestação de Jesus, Mateus deixa claro que Jesus veio para a salvação de todos, não só de um povo escolhido e privilegiado. Os Reis magos, homens misteriosos que vieram de longe, ninguém sabe sua origem, sua religião, acreditaram, vieram e adoraram o Menino, deixando seus presentes. Ao retornar para suas terras, por outros caminhos, anunciaram a Epifania, a manifestação de Deus para todos os povos.

Agora chegou a nossa vez de anunciar e proclamar Jesus a quem encontrarmos pelo caminho, a começar por nossas comunidades religiosas, nossas famílias, nossas atividades sociais e pastorais. Sabemos que não temos “luz própria”, somos reflexos da luz divina e precisamos nos deixar iluminar por Cristo para poder iluminar aqueles que encontrarmos pelo caminho. Quando pretendemos ser luz sem sermos iluminados, podemos correr o perigo de cair na tentação de Herodes: perigo da hipocrisia, da maldade e da prepotência. O caminho da luz é o caminho da humildade, da simplicidade e do amor. Quem segue este caminho está seguindo a estrela de Jesus.

Lembro-me, de antemão, que no dia 16 de janeiro será lançada a Carta de Indicção ao IX Capítulo Provincial. Para valorizar o VIII Capítulo Provincial e nos preparar para o IX Capítulo, em cada Boa Semana, até o início do próximo capítulo, também em comunhão com o nosso XXXV Capítulo Geral, irei apresentar um Ato Capitular de forma aleatória para criar comunhão e revisar o que nos propomos como Província: Ato 06 – Após 50 anos de Brasil nos propomos a ser “vinho novo em odres novos”!” Vinho novo da alegria, da partilha, do encontro, da fraternidade. Vinho novo junto às crianças, os jovens, os leigos e leigas, aos empobrecidos, às famílias. Vinho novo que se  manifeste numa Província em “saída”, rumo às periferias geográficas e existenciais, aberto ao novo, à novidade do Reino. Para isso precisamos nos renovar pelo espírito e abandonarmos atitudes velhas que nos prendem, paralisam e sufocam. Esta renovação deve acontecer em âmbito pessoal, comunitária e estrutural. ( VIII Capítulo Provincial)

COMUNICADOS:

  • Rezamos pelos nossos religiosos Adelir da Silva Morais Pereira, Hervé Koto Mbuta e Jude Herve Tomanzondo Balondo que no dia 17 de janeiro, às 09h, na Paróquia Sant`Ana de Castro, PR, professarão perpetuamente seus votos. Os religiosos perpétuos que estiverem pela Região neste dia e puderem participar, procurem se organizar para este momento, com os devidos cuidados.
     
  • Lembro que no dia 11 de janeiro inicia nosso Encontro Fraterno 2021 de forma semipresencial, conforme orientações da última Carta Circular. Neste dia 11, segunda-feira, haverá a assembleia dos religiosos perpétuos. Pe. Franco Allen Somensi está organizando os links a fim de que todos possam ter acesso. No dia 12, terça-feira, inicia os retiros aos religiosos perpétuos e temporários que vai até o meio dia do sábado, dia 16 de janeiro. Dia 17, domingo, teremos as profissões perpétuas pela manhã, à tarde a assembleia dos estudantes e a noite a renovação dos votos, encerrando assim o Encontro Fraterno 2021. Peço que todos se organizando para participar destes momentos.
     
  • Rezamos pelo Pe. Edoardo Ferrari e o Pe. José Carlos da Silva Leite que nesta semana foram infectados pela Covid-19, mas graças a Deus estão se recuperando bem e apresentam poucos sintomas. O momento não é nada favorável em nosso Brasil, precisamos continuar nos cuidando para cuidar do outro. Não sabemos como será a nossa realidade após estes dias de feriado.

ANIVERSARIENTES DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 05, terça-feira, Pe. Edmilson Mendes, missionário Cavanis e Delegado na Delegação Itália-Romênia e responsável pela causa de Postulação, residente em Veneza, Itália.

- Dia 05, terça-feira, Religioso Adelir da Silva Morais Pereira, residente no Seminário Nossa Senhora do Carmo de Novo Progresso, PA.

A eles os nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e paz, com as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão dos nossos Veneráveis Fundadores.   

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e nossos Veneráveis Fundadores Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Padre Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br