Moçambique: Atualização da missão Cavanis
Já faz um bom tempo que esta parte do país enfrenta uma grave emergência por causa dos ataques armados até agora incontroláveis e continuados.
Publicado em 20/12/2020

As graves consequências desses ataques que iniciaram a partir de 05 outubro de 2017, provocaram perdas de vida e o deslocamento forçado de muitas pessoas e famílias.

Como já se sabe, a preocupante situação da pandemia da “corona vírus” preocupa muito o povo do Moçambique. Mas a preocupação maior ainda é a persistência dos ataques armados na Região Norte da província de Cabo Delgado onde é situada a nossa missão de Macomia.

Já faz um bom tempo que esta parte do país enfrenta uma grave emergência por causa dos ataques armados até agora incontroláveis e continuados.

Mas vejamos essa situação do ponto de vista político, social e educacional.


O serviço dos missionários é de apoiar os esfolados procurando suprir as suas primeiras necessidades (alimentação, abrigo e apoio sanitário).

- Do ponto de visto politico:

Infelizmente a guerra na Região Norte da Província de Cabo Delgado parece ser ignorada ou desconhecida. Não é notícia para a imprensa internacional. Ninguém se pronuncia sobre a ação e a identidade dos “rebeldes”. O assunto parece ser tratado “apenas” como conflito interno do País e por isso os terroristas continua agindo sem encontrar resistência, forçando mais de 500.000 famílias a abandonaram as suas casas e deixando para trás mais de 2000 mortos.

Diante desse quadro o governo prometeu pedir auxílio de forças estrangeira para combater e debelar essa guerra. Hoje, toda a região onde se concentram as ricas reservas de petróleo e gás natural é controlada pelos insurgentes.


O serviço dos missionários é de apoiar os esfolados procurando suprir as suas primeiras necessidades (alimentação, abrigo e apoio sanitário).

 

- Do ponto de visto da vida social:

As graves consequências desses ataques que iniciaram a partir de 05 outubro de 2017, provocaram perdas de vida e o deslocamento forçado de muitas pessoas e famílias. As pessoas que conseguem se salvar, se veem obrigadas a abandonar as suas cidades, aldeias e bens se deslocando para outras zonas ou províncias. Com efeito desses ataques terroristas a fome entrou nas cidades e a vida se tornou difícil e cara.

Nesse contexto, o serviço dos missionários é de apoiar os esfolados procurando suprir as suas primeiras necessidades (alimentação, abrigo e apoio sanitário) e oferecer ajuda de acompanhamento psicossocial para que as vítimas consigam superar esse momento e continuar lutando pelo futuro do País e do povo moçambicano. Com essa perspectiva, outros países, organizações não governamentais, associações e pessoas de boa vontade estão tentando ajudar este povo a retomar a sua vida.

Muitos dos esfolados são acolhidos pelos familiares ou se alojam provisoriamente em casas emprestadas por pessoas de boa vontade. Mas em seguida precisam encontrar um espaço próprio.


O serviço dos missionários é de apoiar os esfolados procurando suprir as suas primeiras necessidades (alimentação, abrigo e apoio sanitário).

 

Infelizmente as ajudas que chegam não são suficientes diante do crescimento das necessidades que são sempre maiores. É por isso que a Igreja motiva e aceita toda ajuda que possa chegar com o proposito de amenizar o sofrimento desse povo. As campanhas de apoio aos esfolados continuam seja a nível nacional que internacional com o objetivo de amparar e oferecer um pouco de esperança às

- Do ponto do visto educacional:

No mês de setembro passado, foram retomadas as aulas nas 7ª, 10ª e 12ª classes. Nessas etapas a promoção ou conclusão estão condicionadas à superação de uma prova ou exame governamental. E as outras etapas esperam retomar as atividades no ano que vem.

Conclusão

Podemos dizer que a situação atual da nossa missão de Macomia é muito complicada porque nesse contexto de ataques terroristas, muitas pessoas fugiram missão sem esperança de regressar. Contudo, algumas daquelas que fugiram por causa do ataque dos dias 28 a 31 do mês de maio passado e quem não possuem um lugar seguro para onde ir, estão voltando por causa da fome nas cidades maiores.

Assim, vamos vivendo num ambiente de medo e incertezas quanto ao futuro. Recentemente, acabamos de receber a informação sobre um ataque em uma de nossas comunidades (chamada CHAI) pela segunda vez.

Para festejar esse Natal marcado pela dor e pelas lágrimas com o povo sofredor de Macomia, programamos duas Santas Missas nas cidades de Pemba e de Chiure, os dois lugares onde justamente se encontram muitos de nossos paroquianos que foram obrigados a fugir de Macomia. Em Pemba, a Missa será celebrada domingo dia 27/12/2020 e em Chiure na primeira semana do ano novo de 2021.

Concluo agradecendo a todos pelas orações e apoio em favor das vítimas e dos necessitados daqui de Moçambique e de um modo especial à a Congregação Cavanis pelo apoio financeiro aos alunos que retomaram as suas atividades escolares.

Que Deus vos abençoe!

Pemba-Moçambique, dezembro/2020
Padre Jeancy Kayaba, CSCh.
SOLA IN DEO SORS.











www.cavanis.org.br