Iniciamos o Ano Litúrgico 2021
Abre-se um novo ciclo na Igreja e queremos estar aberto à graça de Deus e vivenciá-lo bem em nossa vida pessoal, comunitária e familiar.
Publicado em 30/11/2020

https://www.pexels.com. (Elias Tigiser, uso gratuito)

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 48 – 2020

Dia 29 – 1º DOMINGO DO ADVENTO / Dia 30 – Santo André, Apóstolo / Dia 02 – Dia Cavanis / Dia 03 – São Francisco Xavier, Presbítero

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com imensa alegria e esperança, iniciamos o Ano Litúrgico 2021. Abre-se um novo ciclo na Igreja e queremos estar aberto à graça de Deus e vivenciá-lo bem em nossa vida pessoal, comunitária e familiar. O tempo do Advento é muito propício para a oração, meditação e caminhada de conversão. Nele celebremos a certeza do Deus que vem ao nosso encontro em forma de “Criança” com sua misericórdia, para nos ensinar o caminho da humidade, da pequenez da simplicidade.

A liturgia da Palavra ao longo do Advento nos prepara para este tempo de espera, vigilância e oração. Abramos nosso coração neste tempo para vivermos essa realidade da esperança de Deus. O Senhor nos dá os dons que edificam seu povo e nos chama para vivermos a comunhão com Ele. A vinda de Cristo estabelece o encontro definitivo com nossa humanidade. É hora da graça, é hora de Deus em nossa vida. Não vivemos a “magia do natal” como a sociedade apregoa e acredita; mas vivamos o “Ministério do Amor”, o “Verbo que se encarnou no seio de Maria” para armar em nós a sua tenda.

Precisamos renovar nossa ESPERANÇA e o Advento é um tempo propício para isso. O ano civil de 2020 ainda não acabou, mas sabemos que ficará marcada em nossa história e em nossa mente por conta da pandemia do Covid-19. Quase um milhão e meio de pessoas perderam suas vidas, muitos milhões foram infectados, milhares ficaram com sequelas, outros milhares sem emprego, na miséria, na fome. Os dados estatísticos não são dos melhores para o presente e para o futuro. As ondas de contaminação não param. Temos sim a esperança da vacina, mas ainda sem muita previsão e certeza de sucesso. Por estas e outras situações, sabemos que a nossa esperança vem de Deus. Nossos Fundadores muito bem definiram: “Sola In Deo Sors”.

Acompanhamos nesta semana a situação dos Missionários Redentoristas e outras realidades muito próximas de nós sobre a contaminação do Covid-19. Não podemos cair no desespero, mas nem achar que isso não possa acontecer com a gente. Hoje o Covid-19 está muito mais próximo de nós. Quando menos esperamos podemos contraí-lo. Precisamos estar alerta e na vigilância, mantendo um bom equilíbrio emocional, tomando os devidos cuidados e, acima de tudo, confiar na proteção divina. Desejo um bom Advento a todos e que seja um tempo muito rico e abençoado.

  COMUNICADOS:

  • Neste final de semana começaram os estágios vocacionais na Província. Dias 28 e 29 de novembro acontecem o estagio vocacional no Cenáculo Cavanis de Castro; nos dias 04 a 06 de dezembro estágio vocacional no Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza e nos dias 03 a 06 de dezembro estágio vocacional em Novo Progresso, PA. Rezamos e encaminhamos nossos adolescentes e jovens para fazer a experiência vocacional.
  • Parabenizamos mais uma vez nossos religiosos de Filosofia e Teologia que concluíram os seus cursos e fizeram os exames finais nesta semana e obtiveram excelentes notas. Que Deus abençoe a todos, os quais se preparam para acompanhar os Estágios na Província e depois passarão alguns dias de visitas à família e suas comunidades.
  • Nas últimas semanas recebemos em nossos e-mails a Carta Circular Geral e Provincial e também às ultimas Comunicações após a reunião do Conselho Geral. Rezamos por aqueles que se preparam aos votos perpétuos: Adelir da Silva, Hervé Koto e Jude Herve. Também rezamos desde já pela realização do nosso IX Capítulo Provincial em julho 2021.
  • Lembro também que estamos mantendo a realização do nosso Encontro Fraterno 2021. Caso a situação mude drasticamente iremos apresentar outras alternativas de datas e possibilidades. Lembro também que o Superior Geral chegara dia 02 na Província e entre os dias 04 a 21 de dezembro visitará Mato Grosso e Pará, de acordo com a programação que ele enviou. Seja bem vindo.
  • Agradeço quem já colaborou com a Revista Cháritas 2020 enviando matérias e fotos e peço gentilmente a colaboração daqueles que ainda não enviaram.

ANIVERSARIANTE DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 29, domingo, Pe. Silvestre Selunk, Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia e Diretor Executivo da Creche Santo Antônio, em Belo Horizonte, MG.

Ao nosso confrade os mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e as mais copiosas bênçãos de Deus.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de “Santo André, Apóstolo”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.        

Padre Edemar de Souza, CSCh - Provincial











www.cavanis.org.br