Um ano de desafios, mas também de oportunidades
Quem soube aproveitar as oportunidades para se autoavaliar, se reciclar, está chegando ao final do ano mais leve, mais equilibrado, mais espiritual e mais humano.
Publicado em 08/11/2020

3C

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 45 – 2020
Dia 09 – Dedicação da Basílica do Latrão / Dia 10 – São Leão Magno / Dia 11 – São Martinho de Tours / Dia 12 – São Josafá

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Celebramos o 32º domingo do tempo comum e nos aproximamos do final do ano litúrgico 2020. Também como Província, estamos nos preparando para as ultimas reuniões do ano, momento importante de avaliação da caminhada, dentro de um “novo normal”, onde precisamos nos reinventar como paróquias, seminários, obras sociais e educacionais. Está sendo um ano de grandes desafios, mas também de profundas transformações e oportunidades. Quem soube aproveitar as oportunidades para se autoavaliar, se reciclar, está chegando ao final do ano mais leve, mais equilibrado, mais espiritual e mais humano.

Nesta semana teremos as variais reuniões na Província. Os formadores avaliarão a caminhada formativa e, com certeza, foi um ano muito desafiador. Não foi e não está sendo fácil para os seminaristas e religiosos acompanhar as aulas de casa, em frente ao computador, nos aplicativos. Exigiu maior concentração, maior fadiga mental, maior disciplina. Quando, por vezes, também se deparava com o sinal de internet oscilando e com falhas. Também o formador teve que se desdobrar, ficando pouco tempo para se organizar, cuidar da casa e de todo processo formativo. Mesmo assim, acreditamos que foi um ano muito bom e desde já agradecemos o esforço de todos, a perseverança dos nossos seminaristas e religiosos e a dedicação dos formadores.

Quantos as obras sociais e educacionais também não foi nada diferente. Para manter os convênios e continuar prestando serviço de qualidade, de assistência, foi preciso muita persistência e criatividade. Aumentaram as exigências internas e externas e foi preciso encontrar respostas.

Foram louváveis os gestos de solidariedade e caridade para com os assistidos e suas famílias. Quantas cestas básicas e refeições em marmitas preparadas e distribuídas, quanto material em vídeo de conteúdo espiritual, educacional, musical, cultural e de diversão produzidos e partilhados. Nunca imaginávamos que fôssemos tão criativos e capazes!

Estendemos nossa gratidão aos diretores executivos, coordenação, funcionários, colaboradores e voluntários.

Também as obras educacionais entraram nesta dinâmica com aulas e atividades online, acompanhamento personalizado aos alunos, gestos profundos de solidariedade. A todos nossos parabéns e nossa eterna gratidão. Tudo realizado para o bem da educação, para o bem das crianças, adolescentes e jovens.

Também estendo nossa gratidão a todos os párocos e vigários. A pandemia causou e ainda causa grande sofrimento nos fiéis, como também em nós, religiosos e sacerdotes.

Não foi fácil ver as Igrejas fechadas, sem a presença dos fieis, as contas chegando, a ansiedade aumentando. Mas o Espírito Santo soprou de forma maravilhosa e foram surpreendentes as iniciativas e criatividades, muitas delas conservadas até os dias de hoje e deverá ser mantidas ao longo dos anos.

Enfim, queremos nestes dias de reuniões avaliar este ano que ficará na memória e na história, e lançar nossas metas para o próximo ano, na certeza que não será nada fácil, mas como Cavanis ousamos sempre dizer: “Sola in Deo Sors”, somente em Deus está nossa esperança, nossa confiança e nossa sorte.


COMUNICADOS:

  • Recordo a todos sobre a edição da nossa Revista Cháritas. Procurem enviar as matérias até o dia 15 de novembro, colaborando com a equipe de redação e com a Província. Todas as Paróquias, seminários e obras procurem colaborar.
     
  • Colocamos em nossas orações nossos confrades andinos: Pe. Reinaldo, Pe. Maurício, os religiosos Diego Vera e Júlio Rosero que contraíram o Covod-19 nesta semana, assim como a cozinheira do Borja III. A princípio, a profissão perpétua do Júlio Bolívar está marcada para o dia 22 de novembro, festa de Cristo Rei, em Valle Hermoso, Santo Domingo. Porém, dependerá do quadro de saúde dos nossos confrades andinos. Colocamos todos em nossas orações.
     
  • Comunico que nesta semana, dia 10 de novembro, terça-feira, teremos as reuniões dos Formadores e dos Diretores Executivos no Cenáculo Cavanis em Castro, PR. Nos dias 11 e 12, quarta e quinta, na sede da Província, teremos a reunião do Conselho Provincial. Colocamos estes momentos nas mãos de Deus e acompanhamos com nossas orações.
     
  • Dias 16 a 20 de novembro haverá a reunião do Conselho Geral em Roma, Itália. Desde já colocamos em nossas orações.
     

ANIVERSARIANTES DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 13, sexta-feira, Religioso Daniel Mosengo Pasinya, estudante de teologia residente no Instituto Teológico Cavanis de Belo Horizonte, MG.

Ao nosso confrade os nossos sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e as mais copiosas bênçãos de Deus.

 

ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

Dia 14/11/2009, sábado, Pe. José Amilton Gomes dos Santos, Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa, PR.

 

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado ministério sacerdotal.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de “São Martinho de Tours”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.    











www.cavanis.org.br