Encíclica “Fratelli Tutti”
Papa Francisco quer oferecer à humanidade um importante desafio: viver uma vida com o sabor do Evangelho.
Publicado em 04/10/2020

3C

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 40 – 2020
OUTUBRO – MÊS MISSIONÁRIO E MÊS DO ROSÁRIO / Dia 04 – São Francisco de Assis / Dia 05 – São Benedito, o Negro / Dia 07 – Nossa Senhora do Rosário

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com imensa alegria e gratidão a Deus iniciamos o mês de outubro, o mês Missionário e o mês do Rosário por excelência. Hoje, dia 03 de outubro, o Papa Francisco lançou a Encíclica “Fratelli Tutti”, sobre a “Fraternidade e a amizade social”. O título da Encíclica, como a “Laudato Sí”, foi inspirado nos textos de São Francisco de Assis, onde celebramos sua festa neste domingo, dia 04 de outubro. Ao reviver a vida e a missão de São Francisco de Assis, queremos rezar por nosso Papa Francisco que escolheu este nome “Francisco” para seu papado, nome tão sagrado e inspirador, não apenas a ele, mas para todo cristão que vive sua fé e seu compromisso com Deus e com os pobres.

Download: ENCÍCLICA FRATELLI TUTTI (PDF)

Ao meditar sobre esta Encíclica “Fratelii Tutti” e sobre a “Fraternidade e a amizade social”, seu principal objetivo, não tem como não se questionar como anda nossa fraternidade e a nossa amizade social. Vivemos num tempo em que o “a cultura do ódio” parece imperar no mundo, não apenas entre as nações e seus governantes, mas também nas relações cotidianas, comunitárias e familiares. Isto é muito triste e preocupante. Acompanhamos diariamente, pela internet e telejornais, comportamentos extremamente agressivos. O racismo e a segregação ainda estão muito presente no mundo. A intolerância religiosa, especialmente vindas dos radicais muçulmanos, vem causando dor e sofrimento em muitas realidades. Estamos na contramão da missão de Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). E ainda, “bem aventurados os misericordiosos, os pacíficos...”.

Não quero ser pessimista e injusto. No mundo existe muita fraternidade, solidariedade, bondade e muita gente empenhada na construção de uma sociedade melhor. Porém, como nos fala o profeta Isaias neste domingo, sobre a “vinha de um amigo” que foi cercada de cuidados: “Esperava que ela produzisse uvas boas, mas produziu uvas selvagens” (Is 5,2). Deus nos cerca de carinho e de cuidado, espera de nós frutos bons para sua maior glória. No entanto, precisamos admitir: quantos frutos amargos produzimos na vida religiosa, em nossas comunidades, em nossas famílias, os quais causam tanto mal e tanta divisão. Precisamos admitir que às vezes julgamos indevidamente, defendemos com unhas e dentes nossas ideologias e nem sempre nos importamos com a vida e a opinião do outro. Precisamos valorizar a fraternidade e a amizade em nossas relações na vida religiosa, em nossas comunidades e na sociedade em geral. O evangelho conclui: “A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular” (Mt21,42).

Para este mês missionário a Igreja lançou o tema: “A vida é missão”, com o lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).  Estamos também na Semana Nacional da Vida, dias 01 a 07 de outubro, em comemoração ao dia do Nascituro, dia 08 de outubro, com o tema: “Vida: dom e compromisso”, defendendo e assegurando o valor da vida e a dignidade do ser humano desde sua concepção até o seu declínio. Sejamos defensores e promotores da vida em todas as suas fases, implantado a “cultura da vida”.

  COMUNICADOS:

  • Estamos no Mês Missionário e o Mês do Rosário. Valorizamos a vida e o “Outubro Rosa”, o combate ao câncer de mama.
  • Nesta semana recebemos uma bela carta do Ofício Missionário da Congregação, na pessoa do seu coordenador Pe. Piero Fietta. Acolhamos e valorizamos sua mensagem e trabalhamos no projeto missionário da Congregação, também apoiamos o Projeto: “Entra na alegria da missão Cavanis”, a “Infância Missionária” e tantas outras iniciativas missionárias.
  • Dia 07, quarta-feira, celebraremos Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte. Rezamos por nossa paróquia, nossos confrades e todos seus paroquianos que celebram o tríduo em comemoração à festa da Padroeira. Lembramos também de tantas outras comunidades que celebram o Padroeiro São Francisco e Nossa Senhora do Rosário em toda nossa Província e Congregação.
  • Lembro que no próximo domingo, dia 11 de outubro, iremos celebrar o “Dies Natalis” do Pe. Marcos Cavanis. Desde já convido a preparar esta festa, se possível, com a celebração de um tríduo. No dia seguinte, dia 12, celebramos Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do nosso Brasil.
  • Lembro que todo o ano editamos nossa Revista Cháritas. A partir desta data estamos divulgando e recebendo as matérias para sua confecção. Pode ser enviadas no meu e-mail, no e-mail do Fernando Riqueto e do Adriano Roberto. Conto com a colaboração de todos, das nossas obras e das nossas atividades.
  • No dia 08 de novembro, domingo, em Valle Hermoso, Santo Domingo, o religioso andino Júlio Bolívar Rosero Guillén, fará sua profissão perpétua. Rezamos por ele, pela Região Andina e por todos os seminaristas e religiosos formandos da nossa Congregação.

 

ANIVERSARIANTES DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 06, terça-feira, Pe. João da Cunha, missionário Cavanis em Milão, Itália.

- Dia 09, sexta-feira, Religioso Evandro Lucas Naressi, estudante de filosofia, residente no Seminário Mãe das Escolas de Caridade de Maringá, PR.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus à luz do Carisma e Espiritualidade da nossa Congregação.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de “São Francisco de Assis”, de “Nossa Senhora do Rosário”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

        

 

 




ENCÍCLICA FRATELLI TUTTI (PDF)


ENCÍCLICA FRATELLI TUTTI (PDF)






www.cavanis.org.br